Numa altura em que o conflito do Médio-Oriente está bastante ativo, vale a pena ler este testemunho que nos ajuda a compreender um pouco as motivações de cada parte.
Recomendo.
Ficha Técnica
Título - Filho do Hamas
Autor - Mosab Hassan Yousef / Ron Brackin
Editora - Alma dos Livros
ISBN - 9789895702459
Género - Política Internacional
Sinopse - Mosab é o filho mais velho do sheik Hassan Yousef, um dos membros fundadores do Hamas e o seu líder mais popular. Foi capturado pelo exército israelita e viria a tornar-se um dos seus espiões mais valiosos, ajudando a combater aquela que é uma das organizações terroristas mais perigosas do mundo.
Antes dos vinte e um anos de idade, Mosab Hassan Yousef viu coisas que ninguém deveria ver: miséria, abuso de poder, tortura e morte. Testemunhou os negócios de bastidores dos principais líderes do Médio Oriente que fazem manchetes em todo o mundo.
Mosab foi preso várias vezes pelos serviços secretos israelitas e mantido em cativeiro nas profundezas da prisão mais temida de Israel. As suas escolhas fizeram dele um traidor aos olhos da sua própria família - e deram-lhe acesso a segredos extraordinários.
Nas páginas deste livro, expõe acontecimentos e factos que, até agora, só eram conhecidos por um número restrito de pessoas. A sua história pode alterar o rumo do futuro do seu país - para sempre.
Desde pequeno que Mosab Hassan Yousef pôde ter uma visão privilegiada acerca do Hamas e do conflito israelo-palestiniano. Filho mais velho do líder mais popular da organização, ajudou o pai durante anos nas suas atividades políticas, enquanto se preparava para assumir o seu legado, política, estatuto... e poder.
Nas vésperas de completar 18 anos, movido pela raiva e pelo desejo de vingança, decidiu assumir um papel mais ativo e acabou por ser preso. Depois de vários dias sob tortura, recebeu uma proposta: a liberdade em troca de colaboração. No início, considerou a oferta inconcebível. Afinal, como poderia trair a sua religião e o seu povo e ajudar os seus inimigos?
O Filho do Hamas é o relato impressionante do caminho que Mosab resolveu seguir ao questionar o sentido de um conflito que só trouxe sofrimento aos inocentes, sejam eles palestinianos ou israelitas. O autor revela como se tornou espião do Shin Bet, levando uma vida dupla durante dez anos, e fala das escolhas arriscadas que fez para conter a violência da organização.
Sem comentários:
Enviar um comentário