Novidades Literárias Abril 2024

Quando os Rios se Cruzam



Título: Quando os Rios se Cruzam
Autor: Rita da Nova
Editora: Manuscrito Editora
Sinopse: «Durante anos, imaginei o que aconteceria quando contasse tudo isto, quando cravasse a mão no peito para extrair a culpa lá de dentro. E posso concluir que foi como arrancar o meu próprio coração, com a desvantagem de continuar viva.»
Para Leonor, ir de Erasmus significava começar de novo ? aqueles meses em Turim seriam o balão de oxigénio de que tanto precisava para se afastar da mãe controladora, talvez até libertar-se da pessoa reservada e observadora que tinha aprendido a ser a casa. Onde ninguém a conhecesse, poderia ser quem quisesse.
Na cidade italiana, ela descobre partes de si que ignorava existirem, muitas delas novas e entusiasmantes. Mas há um outro lado de si que se revela, uma parte que a envergonha e amedronta, atitudes em que não se reconhece e cujas consequências vão ficar consigo para sempre.
Dez anos depois, mais uma vez a adiar o reencontro com o passado, Leonor dá por si a revelar a uma estranha tudo o que aconteceu naqueles meses e de que forma o fogo, até então tão inofensivo, acabou por lhe deixar marcas eternas.
* Depois de um romance de estreia que se tornou um sucesso imediato, Rita da Nova está de volta com uma personagem complexa em busca de si própria, que procura conciliar as suas várias versões. Afinal, somos mais nós quando estamos junto das pessoas que nos conhecem ou quando estamos longe de tudo e podemos ser quem quisermos?"

O Rapaz - Há encontros que duram a vida toda.



Título: O Rapaz - Há encontros que duram a vida toda.
Autor: Michel Houellebecq
Editora: Cláudio Ramos
Sinopse: Será uma vida suficiente para se viver um grande Amor?

A História de uma Paixão entre duas pessoas que se encontram no lugar certo, mas no tempo errado.
Podemos amar alguém uma vida inteira?
Sou dos que acredita que se pode amar uma pessoa a vida toda e toda a vida pode até ser pequena para tanto amor. Não temos de amar todos na mesma medida, nem tomar o pulso ao que os outros sentem. Vamos aprendendo com a idade que o amor é só isso e nada mais. Não o devemos exibir, complicar, humilhar, amachucar de forma a chamar a atenção para outra coisa qualquer. O amor é só amor e qualquer história de amor conta isso mesmo.
A história deste livro é a de uma paixão vivida fora de tempo, talvez fora de horas, por duas pessoas que se encontram no lugar certo, mas no tempo errado.
Quando me perguntam porque escrevo sobre o amor, é porque não acredito que exista força maior.
O amor é agarrar em coisas boas e transformar a vida, colando-as umas nas outras de maneira que fiquem poucos espaços para outra coisa que não seja o amor. É amar um lugar, um cheiro, uma lembrança, um animal, uma música, é gostar de andar na rua, é ter vontade de sentir a chuva, o vento, de aproveitar o sol.
O amor é vida que cada um de nós tem de aproveitar se nos bater à porta. Nunca percam de vista a vossa pessoa certa. Vale sempre a pena tentar. Sempre!

O RAPAZ
Houve um rapaz que apareceu na minha vida e me fez voltar a acreditar, e perceber que, além de estar vivo, devo gostar de viver, devo valorizar o que sou, que não me devo render e que, se em algum momento deste meu caminho, alguém me disse que eu não valia a pena, essa pessoa estava enganada. Esse rapaz foi, acima de tudo, uma luz bonita que me voltou a fazer sentir vivo e me resgatou de um lugar escuro onde estava depositado há demasiado tempo, e isso é tudo.
Quando alguém nos volta a ensinar a respirar devagar e, ao mesmo tempo, de forma acelerada, é porque pode ser a pessoa certa, e eu percebi logo que podia ser. Na vida, as histórias, além de amor, têm verdade, sim, porque nem sempre o amor consegue sobreviver só de amor. Queria muito que gostassem de ler este livro porque, a partir de hoje, é vosso.

Magnólia Parks - Livro 4: A Grande Ruína



Título: Magnólia Parks - Livro 4: A Grande Ruína
Autor: Jessa Hastings
Editora: Edições Asa
Sinopse:  Daisy Haites acreditava ter deixado tudo para trás: o crime, a família e o homem que ama. Mas tudo o que se esforçou por construir se desmorona quando é ameaçada de morte. Daisy dá por si de novo sob o olhar atento do seu irmão, Julian, chefe de um gangue, e também do amor da sua vida, com quem não fala desde que o deixou, ou terá sido ele a deixá-la? Tudo se complica quando a bela Magnolia Parks entra em cena. À medida que Daisy e Magnolia criam uma amizade peculiar, o passado de Julian paira sombriamente sobre todos. Porque para Julian, apaixonar-se não é apenas indesejável - pode ser fatal…

Catarina e a Beleza de Matar Fascistas



Título: Catarina e a Beleza de Matar Fascistas
Autor: Tiago Rodrigues 
Editora: Tinta da China
Sinopse: A peça-fenómeno de Tiago Rodrigues, agora em livro: « UM DIA POR ANO, UMA DE NÓS ATEAVA UM INCÊNDIO.» Esta família mata fascistas. É uma tradição antiga que cada membro do núcleo familiar sempre seguiu. Hoje, reúnem-se novamente numa casa no campo, no Sul de Portugal. Uma das jovens da família, Catarina, vai matar o seu primeiro fascista, raptado de propósito para o efeito. No entanto, Catarina é incapaz de concretizar o homicídio ou recusa-se a fazê-lo. Estala assim o conflito, acompanhado de várias questões. O que é um fascista? Há lugar para a violência na luta por um mundo melhor? Podemos violar as regras da democracia para melhor a defender? O espectáculo criado a partir deste texto, com encenação também de Tiago Rodrigues, foi apresentado com grande sucesso de crítica e público em várias salas portuguesas e em vários países, merecendo o Prémio de Melhor Espectáculo Estrangeiro em França e Itália. com posfácio de Gonçalo Frota. «E como é que começou tudo? Com a opiniãozinha. Explorando o medo e o preconceito. Mentindo. Manipulando. Criando a infra-estrutura da impunidade. Os alicerces do edifício fascista. Agora vale tudo. Porquê? Porque nós permitimos que eles continuassem a falar, a falar, a falar. Que nojo. Há anos a ouvi-los. Cada vez mais opiniões. Cada vez mais vozes fascistas. E nós a ouvi-los. Uma náusea. Uma impotência. Uma vontade de matar. E queres tu que eu o deixe falar? Para fazer um dos seus discursos? As palavras são poderosas, Catarina. Devias saber isso. Os discursos que ele escreveu, agora são leis. Amanhã serão artigos da Constituição. E onde é que começou? Na opiniãozinha. A maldita opiniãozinha que ninguém teve a coragem de matar à nascença.»

A Espia de Oppenheimer



Título: A Espia de Oppenheimer
Autor: Daniel Pinto
Editora: Saída de Emergência
Sinopse: 1945. Projeto Manhattan. O físico J. Robert Oppenheimer tenta desesperadamente produzir a bomba atómica. Os Aliados, receando que os nazis se antecipem, colocam em marcha uma operação para travar o desenvolvimento científico dos alemães. Para isso, o lendário espião Simon Clifford é incumbido de localizar e apoderar-se de informações ultrassecretas. De Beirute a Praga, e de Londres a Viena, conta com a ajuda de Jason Walker, um militar de elite britânico, que conhece em primeira mão a última esperança dos Aliados para impedir Hitler de obter a bomba: Marianne Lauterbach. Ela é uma mulher deslumbrante que, em tempos, Jason amou… e traiu. É também uma respeitada funcionária da Chancelaria do Reich, que, em segredo, odeia os nazis. Em breve, Jason e Marianne estarão em Berlim, a partilhar muito mais do que informações privilegiadas. E, enquanto a relação proibida entre ambos se aprofunda e o cerco à cidade se aperta, Marianne terá de fazer a escolha mais difícil da sua vida. Estará disposta a trair tudo e todos em prol dos Aliados? Este é um dos thrillers mais notáveis dos últimos anos. Alucinante, com um ritmo de cortar a respiração e repleto de reviravoltas, A Espia de Oppenheimer é muito mais do que espionagem, amor e traição: revela os verdadeiros bastidores de um momento que alterou a História.

Adeus para Sempre



Título: Adeus para Sempre
Autor: Lesley Pearse
Editora: Edições Asa
Sinopse: Quando o marido de Betty Wellows regressa a casa após combater na Primeira Guerra Mundial, vem um homem diferente. Confuso e atormentado, está claramente a sofrer os efeitos da devastação que testemunhou nas trincheiras. Após uma penosa temporada em que a esperança dá lugar ao desespero, Betty percebe que já não há como salvar o seu casamento. Num momento de coragem, Betty aproveita uma oportunidade para fugir, deixando tudo para trás. Sendo filha de um pescador, ela conhece apenas a pequena vila de Hallsands, no Devon, onde vivera. Agora, a coberto de uma nova identidade, sem dinheiro e sem ninguém, Betty repensa todas as suas escolhas, pois começar de novo não é tarefa fácil. E estava longe de imaginar que poderia envolver um assassinato… Para sobreviver, Betty vai ter de continuar em fuga e rumar ao desconhecido.

Sem comentários: