Novidades Literárias Maio 2023

O Nome da Rosa - Volume 1



Título: O Nome da Rosa - Volume 1
Autor: Milo Manara / Umberto Eco
Editora: Gradiva
Sinopse: Anos de elaboração para adaptar a obra-prima de Umberto Eco. Uma obra preciosa, que conta com estilos gráficos diferentes o nosso tempo, o passado e as suas maravilhas de pedra e de tinta. Milo Manara no cume da sua arte.

Talvez Um Dia



Título: Talvez Um Dia
Autor: Colleen Hoover
Editora: Topseller
Sinopse: Por altura do seu 22.º aniversário, Sydney parece ter tudo para uma vida feliz. Conjuga os estudos na faculdade com um emprego estável, tem uma relação invejável com Hunter e partilha casa com Tori, a sua melhor amiga. Mas tudo isto acaba por se desmoronar num abrir e fechar de olhos, deixando-a sem rumo e completamente destroçada emocionalmente. A braços com um desgosto amoroso e uma enorme desilusão, é na amizade e companheirismo de Ridge, o seu misterioso vizinho, que Sydney irá encontrar algum consolo e tentar reencontrar-se a si própria através da música, a grande paixão que os une. No entanto, embora seja evidente o bem que ele lhe faz, há coisas na vida de Ridge que Sydney não pode ignorar, sob pena de se transformar naquilo que mais despreza…

A Hora Solene



Título: A Hora Solene
Autor: Nuno Nepomuceno
Editora: Cultura
Sinopse:  Um homem sequestrado. Uma mulher em fuga. Uma investigação científica inovadora, à mercê de uma ambição desmedida. No meio de uma tempestade, um jovem diplomata é abandonado, moribundo, numa rua. A mulher por quem se apaixonara traiu-o, apunhalando-o, deixando-o sozinho, caído na calçada, à chuva, a lutar contra a morte. Todavia, quando esta espia, cuja beleza exótica seduz todos com quem se cruza, reaparece e o Serviço de Informação se apercebe de um pormenor, a história muda repentinamente. Que plano estará ela a urdir? E o que terá acontecido ao espião português? Será que conseguiu sobreviver? Tudo se complica quando um magnata é raptado e os negócios dúbios de um laboratório farmacêutico são questionados. Numa viagem deslumbrante por cenários extraordinários e cosmopolitas, como Moscovo, Praga, Londres, Lisboa e as Caraíbas, A Hora Solene é o derradeiro capítulo da trilogia de espionagem que revelou Nuno Nepomuceno. O desfecho dramático de uma grande narrativa, onde nada é o que aparenta ser, e que não será capaz de parar de ler.

Regresso da URSS


Título: Regresso da URSS
Autor: André Gide
Editora: Dom Quixote
Sinopse: André Gide (1869-1951) nasceu e morreu em Paris. Fundador das Éditions Gallimard e da revista Nouvelle Revue Française, notabilizou-se sobretudo enquanto autor. Escreveu, entre outros, os livros O Imoralista (1902), A Sinfonia Pastoral (1919) e Os Moedeiros Falsos (1925). Foi prémio Nobel da Literatura em 1947. No início dos anos 1930 entusiasmou-se pelo comunismo, tendo visitado a União Soviética em 1936 a convite das autoridades do país. Desiludido com o que viu, escreveu logo após voltar a França Regresso da URSS, e no ano seguinte Apontamentos ao Meu «Regresso da URSS», testemunhos polémicos que causaram vivo debate à época.

O Quarto do Bebé



Título: O Quarto do Bebé
Autor: Anabela Mota Ribeiro
Editora: Quetzal Editores
Sinopse: Escrito em grande parte durante o confinamento e a doença, e concluído após uma longa gestação, O Quarto do Bebé é um romance autoficcional em forma de diário íntimo.

Depois da morte de um conhecido psicanalista, a filha, sua única herdeira, encontra entre os papéis que ele deixou o diário de uma paciente. Tem título – Fala Orgânica – e está assinado: Ester do Rio Arco. O que começou por ser uma curiosidade transformou-se numa obsessão e objeto de leitura compulsiva. Neste manuscrito, a filha do psicanalista vai encontrar não apenas uma forma de conviver com o pai, como também inúmeros pontos de identificação com a paciente dele.
Os temas são os do dia a dia do isolamento e da doença, a escrita, o corpo, a mutilação, a relação com a mãe e com as origens, a ligação profunda a uma amiga (figura tutelar e espécie de mãe de Ester) e a morte dela. Em suma, a perda, a infertilidade, maternidade e filiação, nascimento e morte. O arco narrativo desenha-se a partir do que poderia vir a ser um quarto de bebé, mas que nunca albergará uma criança, até à transformação desse quarto num lugar físico e mental de criação, nomeadamente da escrita. Daqui emerge ainda um retrato antropológico do país em que os pais estiveram na guerra e as mães escreveram aerogramas, e é exposta a violência que a sociedade patriarcal exerce sobre as mulheres.
Com ecos do universo literário da recentemente nobelizada Annie Ernaux, uma das grandes referências da autora, O Quarto do Bebé é um relato cru e corajoso que revela uma nova e envolvente faceta de Anabela Mota Ribeiro.

Um Cão Chamado Dinheiro



Título: Um Cão Chamado Dinheiro
Autor: Bodo Schäfer
Editora: Self
Sinopse: Desde pequenos que não nos ensinam muito sobre dinheiro. A consequência é que o dinheiro se tornou um assunto que vamos aprendendo ao longo da nossa vida adulta, através dos nossos erros e dificuldades financeiras. Este livro é a oportunidade de mudar. Uma oportunidade de entrarmos no tema do dinheiro da forma certa e pela mão do coach financeiro nº1 da Europa: Bodo Schäfer. Esta maravilhosa fábula, (com mais de 3 milhões de exemplares vendidos) não só nos mostra que Bodo Schäfer é um excelente contador de histórias, como nos guia de forma divertida pelo tema das finanças pessoais e do sucesso. Os temas que tantas famílias precisam de trabalhar em conjunto. Bodo Schäfer sabe como ganhar dinheiro e potenciá-lo. Nesta história, ele explica os princípios para construir uma fortuna através de Kira, de 11 anos, que encontra um labrador ferido a quem dá o nome de Dinheiro. Ele presta especial atenção quando os pais de Kira falam sobre os seus problemas financeiros e, através de conversas com a sua dona, acaba por se revelar um verdadeiro génio financeiro. Dinheiro conhece as leis da riqueza: como economizar corretamente, como investir e quais as melhores estratégias de investimento, como funcionam as ações e os fundos, como reduzir dívidas, entre outras. A comovente história de Um Cão Chamado Dinheiro, partilha os segredos comprovados acerca do dinheiro, de uma forma aliciante. É talvez uma das formas mais lúdicas de aprender sobre o tema, com todo o conhecimento do autor do bestseller O Caminho Para a Liberdade Financeira. A vida é uma viagem. E, se dominarmos o tema do dinheiro, esta viagem poderá abrir-nos portas e levar-nos em direções que nunca teríamos imaginado.

Sem comentários: