Novidades Literárias Novembro 2020

O Manuscrito de Birkenau



Título:  O Manuscrito de Birkenau

Autor: José Rodrigues dos Santos

Editora: Gradiva

Sinopse: Auschwitz é o ponto de encontro entre duas figuras singulares. Uma é o Grande Nivelli, o mágico judeu deportado para o campo da morte. A outra é Francisco Latino, o legionário português recrutado pelas SS. Os russos aproximam-se e os nazis preparam-se para o massacre final. Com o fim à vista, o judeu e o português vão unir forças para sobreviver. Ao mesmo tempo, a magia do Grande Nivelli irá desempenhar um papel central no maior acto de resistência contra o Holocausto.

A revolta de Auschwitz.

O Manuscrito de Birkenau conclui a espantosa história iniciada em O Mágico de Auschwitz e revela-nos a Shoah como nunca foi contada. Baseando-se em acontecimentos verídicos e em personagens reais, José Rodrigues dos Santos transporta-nos ao coração do grande campo da morte nazi e desvendanos o papel do misticismo e do esoterismo na Solução Final.

Rezar de Olhos Abertos



Título: Rezar de Olhos Abertos

Autor: José Tolentino Mendonça

Editora: Quetzal Editores

Sinopse:  Há pessoas que rezam baixando os olhos, escondendo nas mãos o rosto, voltando-se para dentro. Há outras, porém, que abrem esforçadamente os olhos ao rezar, numa tentativa de observar a vida no seu espanto. Quer umas, quer outras - estão certas.

Todas as formas de rezar são insuficientes, mas todas são eficazes. A arte de rezar é a arte de ser, apenas isso, porque o que conta verdadeiramente não depende das palavras.

Esta obra foi pensada não como um livro sobre a oração, mas como um caderno de práticas da oração, reunindo um conjunto de textos que José Tolentino Mendonça foi escrevendo ao longo do tempo, muitos deles no contexto da atividade pastoral, para serem utilizadas por comunidades ou, simplesmente, para serem lidas e escutadas em silêncio. De olhos abertos, enfrentando a solidão e a tempestade.

«Enganam-se os que pensam que só nascemos uma vez. Para quem quiser ver, a vida está cheia de nascimentos. Nascemos muitas vezes ao longo da infância, quando os olhos se abrem em espanto e alegria. Nascemos nas viagens sem mapa que a juventude arrisca. Nascemos na sementeira da vida adulta, entre invernos e primaveras maturando a misteriosa transformação que coloca na haste a flor e dentro da flor o perfume do fruto. Nascemos muitas vezes naquela idade avançada onde os trabalhos não cessam, mas se reconciliam com laços interiores e caminhos adiados. Nascemos quando nos descobrimos amados e capazes de amar. Nascemos no entusiasmo do riso e na noite de certas lágrimas. Nascemos na prece e no dom. Nascemos no perdão e no confronto. Nascemos em silêncio ou iluminados por uma palavra. Nascemos na tarefa e na partilha. Nascemos nos gestos ou para lá dos gestos. Nascemos dentro de nós e no coração de Deus.»

Fantasmas de Oxford



Título: Fantasmas de Oxford

Autor: Lucy Atkins

Editora: Edições Asa

Sinopse: "Passagens secretas, vielas escuras e casas assombradas. Um romance que aquece a alma e provoca arrepios na espinha. Uma menina de oito anos desaparece misteriosamente durante a noite. O seu nome é Felicity e é filha de um alto funcionário da Universidade de Oxford.

Sem testemunhas ou pistas, a polícia centra todas as atenções na ama, a solitária Dee. Ao descrever o dia-a-dia na residência oficial da família, uma casa com quatrocentos anos de história, mistérios e lendas.

Dee pinta um retrato inesperado: O pai, Nick, um homem inteligente e poderoso, parece pouco envolvido no caso, recusando falar sobre a mãe de Felicity, que morreu em circunstâncias misteriosas.

A sua nova mulher, a bela dinamarquesa Mariah, está grávida do primeiro filho do casal e não consegue esconder a ansiedade provocada pela casa e pela própria família.

E Felicity, a menina muda que vê fantasmas e faz sozinha o luto pela mãe que adorava. Mas estará Dee a contar toda a verdade? Porque esconde a sua amizade com Linklater, o excêntrico historiador de casas com uma obsessão por cemitérios e factos mórbidos? Mas, mais importante de tudo, o que está por detrás do silêncio de Felicity? "

O Amor Cura - Cartas para o Céu Onde está o Meu Irmão



Título: O Amor Cura - Cartas para o Céu Onde está o Meu Irmão

Autor: Sofia Alves 

Editora: Casa das Letras

Sinopse: "Em junho de 2018, Sofia Alves recebeu a notícia do suicídio do seu irmão mais velho, Ricardo, que na altura vivia nos Estados Unidos. Tinha sido mãe há apenas um mês. Destroçada pela perda e ainda a recuperar, voltou a engravidar e passou a sua quarta gravidez em luto.

Desde a morte do irmão que lhe escreve cartas sobre a morte, a despedida, a dor da perda, as memórias de infância, a família, os momentos marcantes da sua vida e da família, mas também sobre o amor que permanece para além da morte e que ajuda a curar a dor da separação física.

Cartas de esperança e que constituem a prova viva de que continuamos a amar aqueles que partem, independentemente da natureza da sua morte; do inesperado da partida; de nos temos conseguido despedir ou não; e da dor que sentimos.

Como refere a autora: Muitas destas cartas foram escritas no silêncio do meu quarto e seladas com as lágrimas até o sono chegar. São cartas que vêm do coração e, quando falamos com o coração, conseguimos chegar a muitas pessoas, conseguimos chegar a muitos corações.

E sempre será esse o meu objetivo: chegar aos vossos corações e deixar uma mensagem de esperança, de superação, de que o amor cura. É preciso acreditarmos nisso. 

Sentir & Saber - A Caminho da Consciência



Título: Sentir & Saber - A Caminho da Consciência

Autor: António Damásio

Editora: Temas & Debates

Sinopse: "De um dos mais eminentes neurocientistas a nível mundial, autor dos bestsellers O Erro de Descartes e A Estranha Ordem das Coisas, um novo, sucinto e luminoso livro, totalmente dedicado à investigação do fenómeno da consciência.

Nas últimas décadas, numerosos filósofos e cientistas cognitivos têm debatido a consciência como se fosse uma questão à parte, dando-lhe um estatuto especial, o de problema único, não apenas difícil de investigar mas insolúvel.

Porém, António Damásio está convencido de que as mais recentes descobertas da Neurobiologia, da Psicologia e da Inteligência Artificial nos facultam as ferramentas necessárias para solucionar este mistério.

Em 49 breves capítulos, o autor ajuda-nos a compreender a relação entre a consciência e a mente; porque estar consciente não é o mesmo que estar acordado e não precisa de mente; o papel fundamental dos sentimentos; e a relação entre o cérebro biológico e o desenvolvimento da consciência.

António Damásio não realiza apenas uma síntese entre as descobertas de várias ciências e as perspetivas da filosofia: apresenta a sua própria e original investigação, que tem transformado o entendimento do cérebro e do comportamento humanos.

«A pergunta seguinte diz diretamente respeito à consciência: como é que o cérebro constrói experiências mentais que associamos inequivocamente a nós próprios?

Sobretudo na última década, vários investigadores destacados têm aventado respostas a esta questão mas nenhuma delas foi considerada plenamente satisfatória.

Espero que as soluções adiantadas no presente livro nos aproximem de uma resposta adequada e que sejam entendidas como um Manifesto sobre o Problema da Consciência.» António Damásio".

A Cidade de Vapor - Todos os Contos



Título: A Cidade de Vapor - Todos os Contos

Autor: Carlos Ruiz Zafón

Editora: Planeta Editora

Sinopse:  "Um rapaz decide tornar-se escritor ao descobrir que as suas invenções despertam um pouco mais de interesse por parte da menina rica que lhe roubou o coração.

Um arquiteto foge de Constantinopla com os planos de uma biblioteca inexpugnável. Um estranho cavaleiro tenta Cervantes a escrever um livro como nunca existiu.

E Gaudí, a caminho de um misterioso encontro em Nova Iorque, deleita-se com a luz e o vapor, a matéria de que deveriam ser feitas as cidades.

A publicação de A Cidade de Vapor, obra póstuma que reúne, pela primeira vez, 11 contos inéditos de Carlos Ruiz Zafón, é uma homenagem a que, certamente, se juntarão os seus leitores."


Sem comentários: