A Rapariga de Auschwitz

Quem acompanha o Histórias Transmitidas sabe que Auschwitz é um tema pelo qual nutro um grande interesse. Gosto de ler tudo sobre aquela que foi a maior atrocidade da nossa história.
À semelhança de A Bibliotecária de Auschwitz, este livro faz-nos um relato na primeira pessoa daquilo que foi viver num campo de concentração. Uma história de horror e esperança, que nos faz pensar até onde pode ir a maldade humana.
Recomendo



Ficha Técnica
Título - A Rapariga de Auschwitz
Autor - Karen Bartlett, Eva Schloss
Editora - Marcador
ISBN - 9789897540592
Género - Biografia
Sinopse - É um relato de uma sobrevivente ao Holocausto e da sua luta para viver consigo mesma depois da guerra, uma homenagem a todas as vítimas que não viveram para poder contar a sua própria história e um esforço para assegurar que o legado de Anne Frank jamais seja esquecido. Eva foi feita prisioneira pelos nazis no dia do seu décimo quinto aniversário, tendo sido enviada para Auschwitz. A sua sobrevivência dependeu de inúmeros pequenos golpes de sorte, da sua determinação e do amor e da protecção da mãe, Fritzi, que foi deportada juntamente com ela. Quando o campo de concentração de Auschwitz foi libertado, Eva e Fritzi iniciaram a longa viagem de regresso a casa. Procuraram desesperadamente o pai e o irmão de Eva, dos quais tinham sido separadas. Meses mais tarde receberam a trágica notícia de que os dois haviam sido mortos. Antes da guerra, em Amesterdão, Eva tornara-se amiga de uma jovem chamada Anne Frank. Embora os seus destinos tivessem sido muito diferentes, a vida de Eva iria ficar para sempre estreitamente ligada à da amiga, depois de a sua mãe, Fritzi, casar com o pai de Anne, Otto Frank, em 1953.

Sem comentários: