Novidades Literárias Agosto 2013

Dias de Uma Princesa


Título: Dias de Uma Princesa
Autor: Catarina Beato
Editora: Oficina do Livro
Sinopse: Sou mãe solteira. Tenho dois rapazes. Jornalista por paixão. Freelancer por opção. Feliz por convicção. Acredito que viver com menos pode significar viver com mais. No meio das fraldas, roupa por passar, louça por lavar, banhos e trabalhos de casa. Com mimos, muitos mimos, birras e zangas. Entre contas para pagar, refeições por fazer e testes para ajudar a estudar. Enquanto ponho o mais novo a fazer a sesta e faço de taxista do mais velho há tempo para ser filha. Para os amigos que se vão tornando família. Para esquecer que já sou crescida e chorar de saudades do meu pai. Para me aninhar no sofá e aproveitar que isto de ser solteira oferece o monopólio do comando. E, algures, ter tempo para voltar a acreditar em histórias-de-amor.

Sombras Passadas


Título: Sombras Passadas
Autor: Mark Mills
Editora: Civilização Editora
Sinopse: França, 1935. Nos confins da Riviera fica Le Rayol, um refúgio para artistas, expatriados e refugiados. Aqui, longe dos rumores de um continente prestes a entrar em guerra, Tom Nash reconstruiu a sua vida após uma tumultuosa carreira nos Serviços Secretos.
Mas o seu passado não parece querer abandoná-lo. Quando um intruso tenta assassiná-lo durante a noite, Tom sabe que é apenas uma questão de tempo até tentarem de novo.
Todos os seus entes mais queridos estão reunidos em Le Rayol para passar o verão, incluindo Lucy, a sua adorada afilhada. A custo, Tom começa a acreditar que um deles o terá traído. Para sobreviver, Tom tem de eliminar o seu inimigo. Mas a que preço - para si e para aqueles que ama?


Ponto a Ponto


Título: Ponto a Ponto
Autor: Emily Golden Twomey
Editora: Civilização Editora
Sinopse: Une os pontos e descobre os desenhos loucos e divertidos escondidos em cada página! De animais a extraterrestres, passando por bolos e carros, este livro repleto de desenhos para completar e colorir, com vários níveis de dificuldade, é perfeito para entreter durante muito tempo rapazes e raparigas de todas as idades. Um jogo clássico que continua extremamente popular!

Os Dias do Avesso


Título: Os Dias do Avesso
Autor: Eduardo Sá/Isabel Stilwell
Editora: Livros d'Hoje
Sinopse: Este trabalho resulta de cinco anos ininterruptos na rádio, conversando, em quatro minutos, sobre a espuma dos dias. Na Antena 1. Desde a tarde até de madrugada. Foi feito, de uma só vez, a partir de inúmeras cumplicidades. E com alguns desencontros. Abraçando causas. Lutando, com irreverência, pela vontade de interpelar, de sacudir e de provocar. De tocar por dentro, de aconchegar e de pensar. «Os Dias do Avesso» não só um programa de rádio. São uma sala de estar. Onde ninguém se sintoniza com o silêncio. É claro que um programa espontâneo nunca se guarda num livro. Corre, até, o risco de perder a alma e se transfigurar. E com a esperança de que os inúmeros ouvintes "que, tantas vezes, nos desafiam a continuar" encontrem neste livro um pretexto para se transformaram numa comunidade de leitores dos dias. Do Avesso.

Sartoris


Título: Sartoris
Autor: William Faulkner
Editora: Dom Quixote
Sinopse: Publicado em 1929, pouco antes de O som e a fúria, o romance Sartoris é o primeiro situado no condado fictício de Yoknapatawpha, no Mississippi. Nele, William Faulkner (1897-1962), Prémio Nobel de Literatura, começa a estabelecer o estilo que marcaria todos de seus livros posteriores e pelo qual seria consagrado. O volume narra a trajetória de uma família decadente, de passado escravocrata, que vive à sombra do Coronel John Sartoris, morto na Guerra de Secessão. Tia Jenny, a irmã mais nova do coronel, verdadeira guardiã do passado e também da narrativa, é a mulher que alinhava, com sua memória reiterada e reinventada, as tragédias das gerações (passadas e futuras) dos homens da família Bayard, Velho, filho do coronel, e os dois netos gémeos, também chamados John e Bayard. Tia Jenny amaldiçoa constantemente a família, mas conta a sua história tantas vezes a ponto de transformá-la em mito. No livro, os grandes acontecimentos nas vidas dos protagonistas solitários, problemáticos e heróicos são apenas sugeridos, e o que se descortina as são suas consequências.

E onde é que está o Amor


Título: E onde é que está o Amor

Autor: Ana Zanatti
Editora: Guerra & Paz
Sinopse: A minha vida pessoal e o meu percurso profissional deram-me a possibilidade de analisar a sociedade portuguesa, a economia, a governação e a realidade europeia e mundial com algum grau de pormenor, permitindo-me sistematizar um conjunto interpretações sobre a complexa situação a que chegámos e formular um conjunto de propostas para a alterar, que tenho transmitido frequentemente em intervenções públicas, em televisão, em conferências ou debates.
Não sou candidato a nada, nem sou político, sou jornalista, mas aqui está O Meu Programa de Governo - que é muito mais do que isso, é um conjunto de propostas de renovação da sociedade portuguesa, não certamente uma proposta exaustiva, mas com um grau de pormenor suficiente para convidar a reflectir quem tem os vários poderes de decisão, politico, económico, social, cultural e para promover as mudanças de fundo de que Portugal precisa.
Se são propostas úteis ou não, será vosso o julgamento!

O verão dos brinquedos mortos


Título: O verão dos brinquedos mortos

Autor: Antonio Hill
Editora: Porto Editora
Sinopse: O inspetor Héctor Salgado está afastado do serviço há semanas quando lhe atribuem, extra-oficialmente, um caso delicado - o aparente suicídio de um jovem de boas famílias. À medida que Salgado penetra num mundo de privilégios e de abusos de poder, o caso, aparentemente simples, complica-se de forma inesperada, e o inspetor terá de enfrentar não só esse mundo mas também o seu passado mais obscuro, que, no pior momento, volta para ajustar contas. Os sonhos, o trabalho, a família, a justiça e os ideais têm um preço muito alto, mas há sempre quem esteja disposto a pagá-lo.

A Fascinante Construção do Eu


Título: A Fascinante Construção do Eu
Autor: Augusto Cury
Editora: Lua de Papel
Sinopse: Imagine que vai a conduzir e de repente perde o controlo do carro, sem o conseguir fazer parar… Terrível, não é? Agora imagine que era esse veículo. Quantas vezes os seus pensamentos entraram numa espiral que não conseguiu controlar? Quantas vezes quis "parar" (uma discussão, palavras irrefletidas) e o seu "travão" simplesmente deixou de funcionar? Augusto Cury, o autor de "Pais Brilhantes, Professores Fascinantes", sabe que o "Eu" que nos comanda a vida, que nos guia a cada passo, muitas vezes precisa ele próprio de ser guiado. O processo de formação da nossa personalidade leva a que acumulemos memórias traumáticas. E estas, por sua vez, dão origem a obstáculos inconscientes que mais tarde ou mais cedo aparecem no caminho, impedindo-nos de progredir. "A Fascinante Construção do Eu" mostra-nos como revisitar essas memórias em vez de fugir delas, como treinar a nossa mente para enfrentar as dificuldades - e como impedir que, enquanto pais, deixemos nos nossos filhos marcas semelhantes.

A Livraria Noite e Dia do Senhor Penumbra


Título: A Livraria Noite e Dia do Senhor Penumbra
Autor: Robin Sloan
Editora: Bertrand Editora
Sinopse: A grande recessão fez com que Clay Jannon perdesse o seu emprego confortável, mas previsível, como web designer; contudo, a sorte, a pura curiosidade e a sua capacidade de subir e descer um escadote como um macaco permitem-lhe encontrar emprego no turno da noite da misteriosa Livraria Noite e Dia - gerida pelo não menos misterioso A. Penumbra.

E as Montanhas Ecoaram


Título: E as Montanhas Ecoaram
Autor: Khaled Hosseini
Editora: Editorial Presença
Sinopse: 1952. Em Shadbagh, uma pequena aldeia no Afeganistão, Saboor é um pai que um dia se vê obrigado a tomar uma das decisões mais difíceis da sua vida: vender a filha mais nova, Pari, a um casal abastado em Cabul e assim poder continuar a sustentar a restante família. A separação é particularmente devastadora para Abdullah, o irmão mais velho que cuidou de Pari desde a morte da mãe de ambos. Nenhum dos dois imaginava que aquela viagem até à capital iria instalar um vazio nas suas vidas que seria capaz de atravessar décadas e quilómetros e condicionar os seus destinos...

Manuscrito Encontrado em Accra


Título: Manuscrito Encontrado em Accra
Autor: Paulo Coelho
Editora: Pergaminho
Sinopse: 14 de julho de 1099. Enquanto Jerusalém se prepara para a invasão dos cruzados, um grego conhecido como «O Copta» convoca uma reunião com os jovens e velhos, homens e mulheres da cidade.
A multidão, formada por cristãos, judeus e muçulmanos, chega à praça do palácio de Herodes pronta para ouvir um discurso inflamatório sobre como se preparar para o combate, mas não é isso que o Copta tem a dizer.
Tudo indica que a derrota é iminente, e que o mundo, tal como o conhecem, está prestes a chegar a um fim. Mas o grego apenas quer instigar as pessoas a buscarem a sabedoria existente na sua vida quotidiana, forjada a partir dos desafios e dificuldades que têm de enfrentar.
O verdadeiro conhecimento, acredita, está nos amores vividos, nas perdas sofridas, nos momentos de crise e de glória e na convivência diária com a inevitabilidade da morte.
Na tradição de clássicos intemporais como O Profeta, de Khalil Gibran, Manuscrito encontrado em Accra, de Paulo Coelho, é um convite à reflexão sobre os nossos princípios e a nossa humanidade.

O Poder Angolano em Portugal


Título: O Poder Angolano em Portugal
Autor: Celso Filipe
Editora: Planeta
Sinopse: Angola é hoje um dos mais poderosos Estados africanos e uma economia emergente a nível global. Sustentado pelas receitas do petróleo, que, segundo dados oficiais, representam 61 por cento do PIB angolano, o regime liderado por José Eduardo dos Santos gere uma tremenda liquidez financeira que procura aplicar nos sistemas...

Sem comentários: