Novidades Literárias Fevereiro 2023

Como Fazer Frente a Um Ditador - A Luta Pelo Nosso Futuro


Título: Como Fazer Frente a Um Ditador - A Luta Pelo Nosso Futuro
Autor: Maria Ressa
Editora: Ideias de Ler
Sinopse: Maria Ressa, Prémio Nobel da Paz de 2021, dedicou a vida a lutar pela verdade, pela liberdade e pela sobrevivência da democracia. E, por isso, arrisca-se a passar o resto da vida na cadeia.
O seu trabalho jornalístico levou-a a desmontar a rede de desinformação criada pelo Presidente das Filipinas, que espalhou mentiras e ódio para garantir o poder e instaurar um regime sanguinário.
Porém, as descobertas que fez revelaram também que a estratégia de Duterte foi a mesma que sustentou os principais movimentos de privação das liberdades democráticas, como o Brexit, a invasão russa da Ucrânia ou o ataque ao Capitólio em Washington.
Por detrás de todos estão entidades aparentemente insuspeitas, como o Facebook e as poderosas instituições de Silicon Valley.
Como Fazer Frente a Um Ditador acompanha a vida e obra de Maria Ressa, para mostrar como as nossas opiniões e os nossos votos são manipulados, destruindo as liberdades individuais.
E traz também um grito de alerta e um pedido urgente da autora: acordemos; aguentemos as pressões; lutemos pelo nosso futuro coletivo antes que seja tarde de mais.

As Coisas que Faltam


Título: As Coisas que Faltam
Autor: Rita da Nova
Editora: Manuscrito
Sinopse: Quando tinha oito anos, Ana Luís pediu pela primeira vez para conhecer o pai. Era muito comum a mãe dizer-lhe que não a tudo - não, não podia ir para casa das colegas porque tinha de estudar; não, não podia comer gelados porque eram só gelo e açúcar. De todas as respostas negativas que estava habituada a receber, porém, aquela foi a que doeu mais. Ana Luís cresce a sentir que lhe falta algo e que não pertence a lado nenhum. A convivência com a mãe, uma mulher fria e dominadora, aprisiona-a num lugar solitário. É na figura do pai que deposita todas as suas esperanças: ele é a peça do puzzle que falta e, quando o conhecer, a sua vida vai finalmente fazer sentido e sentir-se-á completa. AS COISAS QUE FALTAM, o tão aguardado romance de estreia de Rita da Nova, traz-nos a história de uma mulher à procura do seu lugar no mundo. Numa trama de densidade emocional crescente, a autora explora com destreza a complexidade da identidade humana, a importância do círculo familiar e as histórias que se repetem, às vezes de geração em geração.

Os Segredos do Palácio - A Vida Privada da Casa de Windsor


Título: Os Segredos do Palácio - A Vida Privada da Casa de Windsor
Autor: Tina Brown
Editora: Ideias de Ler
Sinopse:  «Nunca mais» tornou-se o lema da rainha Isabel II a seguir à morte trágica de Diana. Nunca mais poderia existir «outra Diana» – um membro real cuja popularidade ofuscasse ou representasse uma ameaça para a monarquia britânica. Em Os Segredos do Palácio, Tina Brown releva como a família real se reinventou depois dos anos traumáticos em que a enorme fama da «princesa do povo» irrompeu como um cometa pela Casa de Windsor. Com um acesso privilegiado a fontes próximas da realeza e recheado de informações explosivas, a premiada jornalista conduz o leitor para o interior do Palácio de Buckingham revelando os escândalos, as aventuras amorosas, os jogos de poder e as traições que têm pautado a monarquia britânica nos últimos vinte e cinco anos. Apesar de todos os esforços envidados pela monarquia, o tal «nunca mais» parece não chegar…

Ali Está o Taras Shevchenko com Um Tiro na Cabeça: Diário da Ucrânia


Título: Ali Está o Taras Shevchenko com Um Tiro na Cabeça: Diário da Ucrânia
Autor: Ana Franca
Editora: Tinta da China
Sinopse: UM DIÁRIO DA GUERRA NA UCRÂNIA: O PRIMEIRO LIVRO DA JORNALISTA ANA FRANÇA
Mais de dez anos depois de Caderno Afegão, de Alexandra Lucas Coelho, a Colecção de Literatura de Viagens volta a apresentar a estreia em livro de uma grande repórter portuguesa. A 23 de Fevereiro de 2022, um dia antes do início oficial da guerra na Ucrânia, Ana França, jornalista, estava de férias em Trieste. E é nesse dia, o último antes de o mundo mudar irremediavelmente, que começa este livro.
A 26 de Fevereiro já a repórter chegava a Lviv, iniciando assim o primeiro período de cerca de um mês que viveu numa Ucrânia em guerra, com dois regressos posteriores, completando um arco temporal até 5 de Maio a trabalhar no terreno, a conversar com as pessoas, seguindo de lugar em lugar — Lviv, Bucha, Irpin, Kyiv, Mykolaiv e muitos outros — para contar o que via através de uma sequência de reportagens feitas para o Expresso, que agora se transformam em livro e testemunho vivo de uma guerra ainda em curso.

Mundo Sepulveda



Título: Mundo Sepulveda
Autor: Luis Sepulveda, Daniel Mordzi
Editora: Porto Editora
Sinopse: Em fevereiro de 2020, Daniel Mordzinski despediu-se de Luis Sepúlveda com um abraço apertado e as palavras «até breve, irmão». Estavam no festival literário Correntes d'Escritas, na Póvoa de Varzim, e – sem que o soubessem – a pandemia dava os primeiros passos em Portugal. Lucho e Daniel não voltaram a ver-se. Na memória ficavam trinta anos de amizade, de histórias, de viagens. E, na gaveta, um sem-número de fotografias. Mundo Sepúlveda é mais do que uma homenagem. Nele, as fotografias de Mordzinski juntam-se às palavras de Sepúlveda, em textos maioritariamente inéditos, num diálogo entre artes que permite conhecer melhor o autor chileno e os lugares que deram sentido aos seus dias. «Agora, enquanto ele navega infatigável pelos mares para lá do fim do mundo, penso nas muitas saudades que tenho dele, e recordo a sua generosidade, os seus contínuos gestos de consideração pelo próximo, e sinto-me orgulhoso por ter sido seu amigo, companheiro de tantas viagens e irmão de uma das vozes mais dignas e firmes da literatura. Do Prólogo de Daniel Mordzinski

Confiança


Título: Confiança
Autor: Hernan Diaz
Editora: Livros do Brasil
Sinopse: Quase todos preferimos acreditar que somos os sujeitos ativos das nossas vitórias mas apenas os objetos passivos das nossas derrotas. Nós triunfamos, mas não somos de facto nós que falhamos — somos vencidos por forças que escapam ao nosso controlo.
Vencedor do Prémio Kirkus 2022 | Selecionado para o Prémio Booker 2022 | Um dos 10 livros do ano para The New York Times
Na Nova Iorque dos ruidosos e efervescentes anos de 1920, todos conhecem os nomes de Benjamin e Helen Rask. Ele, um magnata de Wall Street; ela, a filha de excêntricos aristocratas. Juntos ascenderam ao topo de um mundo de aparente riqueza infinita, mesmo quando os excessos da especulação fazem ruir tudo à sua volta. Mas a que custo se construiu esta fortuna? É este o mistério no centro de Obrigações, um romance lançado em 1937 e lido amplamente pela comunidade nova-iorquina. Contudo, sobre esta história de privilégio e engano existem outras versões. Confiança põe em confronto diferentes narrativas, e questiona, através da perspetiva de uma mulher, a divisão entre factos e ficção. Romance imersivo, brilhante puzzle literário, conduz o leitor por uma busca que se estende ao longo do século, lançando luz sobre a ilusão que por vezes está no centro das relações, sobre a força do capital capaz de distorcer a realidade e a facilidade com que o poder manipula a verdade.

Sem comentários: