Não é preciso haver um protagonista para que um livro seja bom, e este "Perestroika" é a prova disso.
Com um país imaginário e uma série de personagens (algumas bastantes peculiares), somos transportados para os antigos regimes comunistas e as suas consequências na vida das pessoas.
Uma escrita fluida, com algum humor e personagens muito bem construídas.
Recomendo
Título - Perestroika - Olho por Olho, Dente por Dente
Autor - João Cerqueira
Editora - Alêtheia Editores
ISBN - 9789899077584
Género - Romance
Sinopse - A Perestroika derruba os regimes comunistas na Europa. Na República Popular da Eslávia os antigos dirigentes tentam sobreviver aos novos tempos, enquanto as suas vítimas procuram vingar-se.
O ex-presidente Alfred Ionescu é colocado num asilo que ele próprio construíra. Zut Zdanov, o responsável pela cultura, é confrontado com os seus abusos de crianças. Helena Yava, a responsável pela educação, quer vingar a morte da amante. Igor Olin, o responsável pela economia, luta para que o filho deficiente possa ter uma vida digna. A historiadora da arte Silvia Lenka quer saber quem são os seus pais. Lia Kirchner, filha de um pintor que morreu num campo de reeducação, quer saber a verdade.
Tendo como elemento aglutinador a pergunta de Pilatos a Jesus «o que é a verdade?», Perestroika é um romance de vingança, redenção e catarse inspirado na história europeia recente.
Sem comentários:
Enviar um comentário