Nobel da Literatura 2016, algumas opiniões #2

Mais duas reações ao Prémio Nobel da Literatura 2016:

Rute S. da Silva Correia
"A música está cheia de poemas. Existirão sempre poetas que escrevem para cantores e compositores, mais ou menos eruditos, outros que escrevem poemas e depois os musicam e interpretam. Com o Nobel da Literatura para Bob Dylan ocorrem-me uma série de nomes da música contemporânea que poderiam figurar entre os nomeados, como Nick Cave ou Leonard Cohen. Nunca esquecendo que a língua portuguesa tem uma tradição importante de poetas a escreverem canções, ou que escreveram canções, como Vinicius de Moraes e Chico Buarque, mesmo que nunca as tenham cantado. Estou a pensar em David Mourão-Ferreira, Ary dos Santos ou Alexandre O’Neill.
Neste sentido, independentemente dos critérios da Academia ou de quaisquer apreciações pessoais, será perfeitamente legítimo a atribuição de um prémio Literário a Bob Dylan, tanto como o seria a qualquer outro poeta. Afinal, Dylan é um escritor publicado com pelo menos 29 títulos. Poderá não o ser com um reconhecimento público relevante mas também não o serão outros autores galardoados com o Nobel da Literatura.
Por outro lado, quem não conhecia Dylan como escritor passou a conhecer. Afinal, de repente, finalmente! pareceu surgir um interesse generalizado sobre as definições da Literatura… Um enigma que nasceu com os primeiros filósofos e prevalecerá até ao final dos tempos e da nossa Cultura, pois assenta não na forma de um texto – ficção em prosa, poesia, teatro – mas na suposição de “qualidade literária”. E é daqui que se torna complicado avançar; “qualidade literária”. Quem define, quem autoriza, o que é “qualidade literária”? Certamente não será um “prémio” e certamente não será a Academia Sueca, lembrando tantos nomes que não estão na lista dos laureados."
RSC

Margarida Paredes
"Fiquei bastante dividida porque, por um lado, tinha esperança que o Nobel da Literatura fosse para o escritor queniano Ngugi Wa Thiong'o que o merece e considero que a não atribuição do Nobel a este escritor reforça o estereótipo de África como continente esquecido e discriminado. Recordo que o único escritor africano e negro que recebeu o Nobel da Literatura foi o nigeriano Wole Soyinka em 1986. Chinua Achebe faleceu sem o receber e Ngugi Wa Thiong'o tem quase 80 anos. Os sul-africanos Nadine Gordimer e J.M. Coetzee não são negros, são escritores brancos. Assim sendo constatamos que é de novo um homem branco e do norte geopolítico a ganhar o Nobel. Por outro lado, Bob Dylan é um ídolo da minha geração e não me escandaliza que o Nobel da Literatura tenha sido atribuído a um poeta da música popular, porque literatura oral é literatura. Os defensores do cânone literário ficaram à beira de um ataque de nervos mas se pensarmos que o cânone ocidental tem sido imposto como universal à literatura mundial, até acho que positivo que o cânone tenha sido destabilizado com a atribuição a Dylan, no entanto vamos ver se ele vai aceitar a distinção, continua um velho rebelde."

Sem comentários: