Nas BLX acontece... 23 a 29 jun 2014

INSCRIÇÕES ABERTAS!


Para JULHO temos várias atividades COM INSCRIÇÃO PRÉVIA para todos os públicos, das quais destacamos: > Oficina de Roupa_2 jul (Coruchéus) > Workshop Plasticina_5 jul (Coruchéus) + INFO Conheça a nossa programação e garanta já o seu lugar. INSCREVA-SE!

Dança



Biblioteca Orlando Ribeiro_Auditório
3ª feira, 27 jun | 21H30

Festa de fim do ano dos alunos da Pro.Dança
Espetáculo que inclui Ballet Clássico, Flamenco, Dança Oriental, Modern Jazz e Dança Contemporânea.

Bilhetes à venda no local no dia do espetáculo.



Exposições



BMRR - Cidade Universitária
de 28 jun a 19 jul

Destaque de Coleção «Grande Guerra – 100 Anos»
Integrada nas Comemorações do Centenário da Grande Guerra (28 de Julho de 1914), este destaque de coleção pretende mostrar o acervo documental da Biblioteca-Museu República e Resistência referente a este período marcante da História mundial, dando principalmente destaque à entrada de Portugal na I Guerra Mundial.

Entrada livre.





BMRR - Cidade Universitária
de 28 jun a 29 ago

Exposição «Grande Guerra – 100 Anos»
Exposição a inaugurar no dia 28 de Junho e terminando em 29 de Agosto (28 de Junho é a data do assassinato do arquiduque Francisco Fernando da Áustria que despoletou a Grande Guerra).
Na inauguração estarão presentes, entre outros, os pintores Adão Rodrigues, Luís Dias, Mário Silva, Óscar Alves e os escultores Domingos Oliveira e Pé Leve.
Estamos no início do século XX e na Europa vivia-se a Era dos Impérios, o Império Alemão, o Império Austro-Húngaro, o Império Otomano, o Império Russo, o Império Britânico, a Terceira República Francesa e a Itália, todos eles competiam para dominarem não só o continente, mas também o mundo.

Entrada livre.



Aprendizagem Longo da Vida


CURSO LIVRE Maçonaria e Carbonária Curso livre sobre Maçonaria e Carbonária, que visa equacionar os grandes temas destas duas sociedades e a sua influência na cultura portuguesa, ao longo dos cerca de 300 anos da existência da primeira. + INFO

Literatura



Biblioteca Palácio Galveias
3ª feira, 24 jun | 19H15

Palestra sobre «Fernando Pessoa e arredores»
de Maria do Céu Estibeira e outros.
O universo pessoano abarca não só o estudo da obra do poeta como todos que com ele se cruzaram, conviveram e criaram uma estética poética particular.
As intervenções dos participantes abrangerão, portanto, aspetos particulares da obra de Fernando Pessoa, bem como de alguns que com ele privaram e estabeleceram um elo de ligação cultural e poético.

Entrada livre.





Biblioteca Palácio Galveias
5ª feira, 26 jun | 19H15

Lançamento de Livro «Quimeras»
de Adelina Antunes.
“Nascida numa pequena aldeia no concelho de Penafiel, vive atualmente no Concelho de Lisboa. O apoio dos colegas que começaram a ler o que escrevia no Facebook, incentivou-a a editar um livro. Surge assim “Mementos” editado pela Corpus editora em 2012, com prefácio de Artur Patrício. Mantém um blog onde escreve poemas, crónicas ou mesmo pequenos contos.

Entrada livre.





Biblioteca Penha de França
4ª feira, 28 mai | 17H30

Comunidade de Leitores
Este mês analisamos o livro «Fahrenheit 451» de Ray Bradbury.

Entrada gratuita, mediante inscrição prévia. Tel: 21 816 07 50 /
e-mail: bib.pfranca@cm-lisboa.pt





Biblioteca Palácio Galveias
sábado, 28 jun | 19H15

Lançamento de livro «Mil novecentos e setenta e cinco»
de Tiago Patrício.
Uma viagem improvável a uma aldeia imaginária do nordeste transmontano no ano de viragem de 1975, representada num romance por várias personagens que tentam recuperar formas de vida que estão a desaparecer, em contraste com um novo mundo que se impõe.

Entrada livre.



Infantil

Famílias/ Escolas

PARA FAMÍLIAS (com crianças a partir dos 2 anos) A Vida de Gotília por Muzumbos. Uma peça de teatro infantil sobre a água. + INFO Informações / Inscrições / Pagamentos: 92 689 11 90/ 91 680 26 32



Biblioteca Maria Keil
sábado, 28 jun | 15H00

PARA FAMÍLIAS (com crianças a partir dos 4 anos)
Fiadeiras de Histórias «O Grande Mergulho»

MARIA vivia perto do mar, tão perto que até no seu nome morava o MAR...
Vivia com seu Avô até ao dia em que mergulhou até ao fundo do MAR e encontrou a verdade mais preciosa com que alguma vez sonhara...
Acontecimento Teatral a partir do universo do conto, do som e da voz abraçados numa viagem singular até ao fundo do fundo do mar.
+ INFO




PARA FAMÍLIAS (com crianças entre os 4 e os 8 anos) Oficina de plasticina Jumpingclay Workshop de expressão plástica com o recurso à Plasticina. Este material possui propriedades terapêuticas, que ajudam a reduzir a ansiedade e a acalmar as crianças. Pretende-se proporcionar às crianças, com idade compreendida entre os 4 e os 8 anos, experiências que através do contato com este material incentivem o imaginário das cores e das formas conduzindo à construção de objetos temáticos. + INFO

Música



Biblioteca Orlando Ribeiro
sábado, 28 jun | 16H00

INSCRIÇÕES ABERTAS!!!


CICLO DE CONFERÊNCIAS
do Serviço Educativo da SPIM

Hoje falamos do tema «Da música na cultura da celebridade: consumo, fama, género e poder - de Caruso a Laly Gaga» por Paula Gomes Ribeiro.

Entrada livre.



Teatro



Biblioteca Orlando Ribeiro_Auditório
4ª e 5ª feira, 25 e 26 jun | 21H30

O Comício
Imagine-se um candidato a uma qualquer eleição…
Imagine-se um comício…
Imagine-se agora que esse candidato possui a singular característica de não saber mentir, de expressar com eloquência tudo o que sente, mostrando-se por vezes algo esquizofrénico…
Consegue agora imaginar como será o comício deste político que não consegue deixar de mostrar que realmente é?

Bilhetes à venda no local no dia do espetáculo.



Outros Eventos



Biblioteca Palácio Galveias
3ª a 5ª feira, 24 a 26 jun | 10H00 às 19H00

Mercado de livros usados e Artesanato Urbano
Durante 3 dias, vamos ter no átrio da biblioteca um mercado de livros usados e Artesanato Urbano.

Entrada livre.





Biblioteca de Belém
6ª feira, 27 jun | 17H30

Às sextas na Biblioteca Municipal Especializada Ana de Castro Osório
No âmbito do Plano de Tertúlias sobre o tema Às sextas na Biblioteca Municipal Especializada Ana de Castro Osório, hoje falamos sobre: «Maria Veleda» por Natividade Monteiro.

Entrada livre.




Meditação Meditação através de visualização criativa como estratégia para alcançar o equilíbrio mental, emocional e espiritual. Com uma linguagem simples, assente em conhecimentos holísticos e da PNL (Programação Neuro-linguística). Destina-se a todos os que pretendem aumentar a sua consciência interna e melhorar o seu desempenho pessoal + INFO


STRESS IS OVER! If you want it (Yoga) A Biblioteca Palácio Galveias em colaboração com o Quiosque Galveias disponibiliza um espaço no 1º piso da biblioteca para a realização de sessões de Yoga Samkhya (duração: 1H30), ministradas pelo professor Ricardo Costa aos sábados com o apoio da Confederação Portuguesa de Yoga. + INFO Entrada gratuita, mediante inscrição prévia.

Hemeroteca Digital




Anais do Município de Lisboa Dando continuidade ao Anuário da Câmara Municipal de Lisboa (1935-1937, já disponível na Hemeroteca Digital, e ao Boletim Cultural e Estatístico (1937), a autarquia lisboeta lançava em 1939 uma nova publicação para dar conta da sua atividade: os Anais do Município de Lisboa, título que se iria manter até 1968. Esta coleção, uma das primeiras a ser parcialmente disponibilizada na nossa página, fica agora completa, com a integração dos volumes relativos a 1965-1968, juntamente com a ficha histórica preparada por Jorge Mangorrinha, alusiva a estes 4 últimos anos da publicação. Correspondendo ao mandato de França Borges no comando dos destinos da cidade (foi presidente da Câmara Municipal de Lisboa entre 1959 e 1970), estes derradeiros volumes dos Anais testemunham uma administração "complexa, exigente, difícil", preconizadora de uma "mudança de escala da cidade", visível, claramente, no urbanismo (novos bairros, habitações de renda económica) ou nas comunicações (Ponte Salazar - hoje, 25 de Abril -, expansão da rede de Metropolitano), dois temas amplamente tratados nesta publicação. Consulte online.




A Lanterna Mágica No dia 12 de junho de 1875 nascia a mais icónica figura da caricatura portuguesa: o Zé Povinho. Fruto do génio e da pena de Rafael Bordalo Pinheiro (1846-1905), a personagem faz a sua primeira aparição no n.º 5 do jornal A Lanterna Mágica, projeto editorial a que o autor se associa por convite de Guerra Junqueiro (1850-1923) e Guilherme de Azevedo (1839-1882), que assinam com o pseudónimo de Gil Vaz. Editado em Lisboa e mantendo-se apenas durante 33 números, a coleção completa do jornal pode agora ser consultada aqui, em cópia digital feita a partir de exemplar cedido pelo Museu Bordalo Pinheiro. A respetiva ficha histórica, da autoria de Álvaro Costa de Matos, pode ser consultada online. Para assinalar este aniversário, o Museu Bordalo Pinheiro apresenta hoje, 18 de junho, pelas 21h30, a Tertúlia Manguito... um gesto bem português, que conta com a participação de João Medina, Isabel Galhano e António Costa Santos. A tertúlia será antecedida pela apresentação da coleção digital d'A Lanterna Mágica, por Álvaro Costa de Matos. Este título junta-se assim ao conjunto de publicações periódicas, com colaboração de Rafael Bordalo Pinheiro, disponíveis na Hemeroteca Digital: O António Maria (1879-1898); os Pontos nos ii (1885-1891); A Paródia (1900-1907). Títulos em que o Zé Povinho é frequentemente revisitado. Consulte online.




1.ª Exposição Colonial Portuguesa Há precisamente 80 anos, em 16 de Junho de 1934, era inaugurada no Porto, no Palácio de Cristal, a 1.ª Exposição Colonial Portuguesa. Seguindo o modelo de exposições congéneres em Marselha (1922), Antuérpia (1930) e Paris (1931), o regime pretendia, com este "primeiro grande acto de propaganda colonial na metrópole", apresentar as suas realizações no vasto império pluricontinental. Como diretor técnico, foi nomeado Henrique Galvão, militar experiente em assuntos coloniais, diretor das Feiras de Amostras Coloniais, e que nessa condição representara Portugal na Exposição Colonial de Paris, em 1931. Dirigia, desde Março do mesmo ano, a revista Portugal Colonial, e viria a ser, na Exposição do Mundo Português, em 1940, responsável pela secção colonial. Tudo isto, claro, antes de se tornar num dos dissidentes mais mediáticos do regime. Discursando no Palácio da Bolsa (então Palácio das Colónias), Galvão terá afirmado: "os homens da minha geração vieram ao Mundo dentro de um país pequeno. Felizmente vê-se que pretendem morrer dentro dum império". Esta ideia, de resto, serviu de mote ao famoso mapa "Portugal não é um país pequeno", concebido por Galvão no âmbito da Exposição e amplamente divulgado pelo Secretariado de Propaganda Nacional nos anos seguintes. Para assinalar esta data, a Hemeroteca Municipal de Lisboa preparou um pacote digital que reúne importantes fontes para a história do colonialismo português. Consulte online.

Sem comentários: