Nas BLX acontece... 21 a 27 abr 2014

INSCRIÇÕES ABERTAS!


Para ABRIL e MAIO temos várias atividades COM INSCRIÇÃO PRÉVIA para todos os públicos, das quais destacamos: > Curso Livre 40 Anos do 25 de Abril _28 abr (BMRR-CU) > Ler Saramago (comunidade de leitores)_29 abr (Palácio Galveias) > oportunAidade: Respirar, Relaxar e Sonhar_6, 13, 20 e 27 mai (Coruchéus) > Fiadeiras de Histórias do Bica Teatro_10 mai (Olivais) > O Grande Mergulho_10 mai (Coruchéus) + INFO Conheça a nossa programação e garanta já o seu lugar. INSCREVA-SE!

Destaques


Ler em Todo Lado Abril é o mês dos Livros e da Leitura. É o mês em que convidamos a LER EM TODO O LADO. Numa co-produção CML- Bibliotecas de Lisboa (BLX) e a Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL), o projeto LER EM TODO O LADO convida a sair à rua, a ler nas livrarias, a experimentar as bibliotecas, aqui e além, em Lisboa e no país inteiro. Esta semana temos: 23 abr - Estufa dos Livros (na Estufa Fria de Lisboa) 23 abr - 1º Aniversário da Biblioteca dos Coruchéus (Alvalade) + INFO

Dança



Biblioteca Orlando Ribeiro_Auditório
sábado, 26 abr | 21H30

Amar Gamal em Portugal
por Dançattitude.
Espetáculo de Dança Oriental com a bailarina mundialmente conhecida Amar Gamal e profissionais portuguesas.

Bilhetes à venda no local no dia do espetáculo.

OFERTA de 15 bilhetes individuais para utilizadores BLX e colaboradores CML, mediante inscrição prévia (até 3 dias antes da data do evento) para o e-mail: auditorio.bmor@cm-lisboa.pt


Exposições


O 25 de Abril visto pela imprensa italiana programa inserido nas Comemorações dos 40 Anos do 25 de Abril. Exposição da autoria do investigador Marco Gomes (CEISXX), seguida da Conferência «As dimensões internacionais da Revolução de Abril» pelo Professor Doutor José Rebelo (ISCTE) e pelo investigador Marco Gomes (CEISXX). + INFO Entrada livre.



Biblioteca Palácio Galveias
de 24 a 30 abr

DESTAQUE DE COLEÇÃO
Dia 25 de Abril – 40 anos

A Biblioteca Palácio Galveias assinala o 40 aniversário da revolução com uma mostra bibliográfica que aborda o tema do ponto de vista de alguns nomes ligados não só à revolução como também à resistência que precedeu a revolução dos cravos.

Entrada livre.



Literatura



Biblioteca Palácio Galveias
3ª feira, 22 abr | 17H00

Os Memoráveis
Inserido nas comemorações do Dia Mundial do Livro e dos Direitos do Autor - 23 de Abril, a APRe! - Associação de Aposentados, Pensionistas e Reformados em colaboração com a Biblioteca Palácio Galveias organiza um debate sobre o livro de Lídia Jorge – Os Memoráveis.
Trata-se de uma conversa com a autora e um entrevistador para uma audiência conjunta entre associados da APRe! e público em geral fomentando desta forma a importância e utilidade dos livros, incentivando hábitos de leitura.

Entrada livre.



Infantil

Famílias/ Escolas


Biblioteca Orlando Ribeiro_Auditório
5ª feira, 24 abr | 10H00, 11H30 e 14H30

PARA ESCOLAS (crianças maiores 6 anos)
A Viagem do Bruno

por Vicenteatro.
A Viagem do Bruno é um grito à cidadania. Este tema tão importante nos dias que correm onde cada vez se questiona mais a falta de apoio aos mais idosos, quando chegam a ser abandonados em hospitais ou são vítimas de maus tratos, procura sensibilizar os mais novos, fazendo-lhes entender que os mais velhos não são nenhum bicho papão e que merecem a compreensão daqueles que um dia lá hão-de chegar.

Informações / Inscrições / Pagamentos: 968 632 402




PARA CRIANÇAS dos 3 aos 12 anos Yoga para crianças pelo Instrutor de Yoga: David Lacerda Matos. As aulas de yoga para crianças constituem momentos de diversão, em que a interacção faz com que predomine um sentimento de amor, respeito, segurança e alegria. A prática das aulas é realizada através de histórias, sobretudo ligadas ao reino animal, posições (asanas) e sons (mantras), de músicas, jogos, sequências de respiração e relaxamento. + INFO


PARA FAMÍLIAS (com crianças entre os 5 e os 8 anos) Fiadeiras de Histórias «O meu Avô» com Catarina Sobral Vem conhecer o novo livro da autora/ilustradora Catarina Sobral e conversar sobre o meu, o teu, o nosso avô. + INFO Entrada gratuita, mediante inscrição prévia. Tel: 213 244 170

Música



Teatro



Biblioteca Orlando Ribeiro_Auditório
4ª feira, 23 abr | 21H30

Desculpe é Engano
por Ilha D’Arte.

Bilhetes à venda no local no dia do espetáculo.



Outros Eventos


Yoga Sénior pelo Instrutor de Yoga: David Lacerda Matos. Da raiz sânscrita – Yuj = juntar / unir, o Hatha Yoga é uma ciência milenar, com origem na Índia, que se baseia no domínio do corpo e da respiração. O Yoga cultiva a flexibilidade, através de um conjunto de exercícios, posturas (asanas) e técnicas de respiração, tornando-se indispensável a pessoas sedentárias, melhorando a saúde e a qualidade de vida; acalma, ajuda na concentração, na paciência, na vontade e no sono. + INFO



Biblioteca Palácio Galveias
sábado, 26 abr | 11H00

INSCRIÇÕES ABERTAS!!!


STRESS IS OVER! If you want it (Yoga)
A Biblioteca Municipal Palácio Galveias em colaboração com o Quiosque Galveias disponibiliza um espaço no 1º piso da biblioteca para a realização de sessões de Yoga Samkhya (duração: 1H30), ministradas pelo professor Ricardo Costa aos sábados com o apoio da Confederação Portuguesa de Yoga.
nº. de máximo de 25 inscrições.
(programa sujeito a alterações).

Entrada gratuita, mediante inscrição prévia: quiosquegalveias@gmail.com



Hemeroteca Digital




ÁRVORE - folhas de poesia" (Lisboa: 1951-53) em linha na Hemeroteca Digital Foi publicada na capital, reunindo apenas 4 números, datados do Outono de 1951 a 1953. Literariamente dirigida e editada por António Luís Moita, António Ramos Rosa, José Terra, Luís Amaro, Raul de Carvalho e Egito Gonçalves, e desenhada por Luís Moita, a Árvore apareceu para responder à necessidade, “sentida por alguns jovens poetas residentes em Lisboa, de criação dum amplo espaço de convergência e de diálogo e, simultaneamente, de abertura às tendências e propostas mais inovadoras que, ao nível da linguagem e da compreensão do fenómeno poético, chegavam da Europa e, particularmente, da França, contrariando o formalismo, o ‘conformismo piegas’, o ‘lirismo bem comportado’ e o esteticismo que ameaçavam a poesia portuguesa no início dos anos 50” (Albano Martins, colaborador). Consulte online.

Sem comentários: