Novidades Literárias Abril 2023

Filipe I de Portugal - O Rei Maldito



Título: Filipe I de Portugal - O Rei Maldito
Autor: Isabel Stilwell
Editora: Planeta Editora
Sinopse: D. Catarina recusava-se a ir. A raiva a toldar-lhe os pensamentos.
Era ela a legítima pretendente ao trono de Portugal. Filha de D. Duarte, casada com o duque de Bragança, neta de D. Manuel I. Não, não iria às Cortes de Tomar assistir ao juramento.Ao contrário da maioria da nobreza portuguesa, nunca aceitaria que o rei de Espanha se tornasse Filipe I de Portugal. Continuaria a lutar até ao fim pela independência da coroa que era sua, nem que para isso tivesse de sacrificar tudo e todos.
Filipe tentou que D. Sebastião desistisse da ideia de lutar contra os mouros em Alcácer Quibir. Mas o destino estava traçado. Morto o rei de Portugal, era preciso pensar no futuro. Filho de D. Isabel e do imperador Carlos V, neto mais velho de D. Manuel I, entraria triunfante com os exércitos em Portugal, o país da sua adorada mãe, e reclamaria o que era seu por direito. Nem mesmo o fascínio que nutria pela sua prima Catarina o iria desviar do seu objetivo.
Isabel Stilwell, autora de romances históricos mais lida em Portugal, traz-nos uma história empolgante repleta de conspirações e intrigas, acerca de um período fundamental e conturbado da nossa História.Narrado a duas vozes, ficamos a conhecer Catarina, uma mulher fascinante e corajosa, esquecida pela História, e Filipe I, um rei apaixonado por arquitetura e botânica, atormentado por episódios obscuros que deram origem a uma lenda negra que ficaria para sempre associada ao seu reinado.

Da Weasel - Uma Página da História



Título: Da Weasel - Uma Página da História
Autor: Ana Ventura
Editora: Showtime books
Sinopse: Pela primeira vez, os Da Weasel abrem as portas da toca da doninha para se revelarem como nunca fizeram. Em registo oral, “Uma Página da História” mostra os seis músicos que ousaram tornar-se lendas mas permite também descobrir estas seis personalidades, os seus medos e sonhos, as suas alegrias e incertezas, as suas conquistas e inseguranças.
Desde a sua formação, em 1993, até ao momento em que deixaram o país órfãoanunciando o final de um percurso único, os Da Weaselconverteram-se no símbolo de uma geração, colectivo porta-voz de uma existência onde a criação de uns se assumiu a inspiração de milhões.
Com “Uma Página da História”, às canções que todos se habituaram a entoar, viver e respirar, juntam-se as narrações de uma existência de carne e osso, recordadas na primeira pessoa pelos seus protagonistas.
Carlos Nobre (Pacman/Carlão), João Nobre (Jay-Jay Neige), Bruno Silva (Virgul), Pedro Quaresma (Quakas), Guilherme Silva (Guillaz) e Miguel Negretti (DJ Glue) formam os Da Weasel mas a banda revelou-se muito mais do que a soma das suas partes. Nas páginas da biografia oficial da doninha, surgem, finalmente, as aventuras e os segredos que todos queríamos conhecer.
“Somos todos muito gajos na medida em que não falamos muito das coisas”. – Carlão
“Em 1993, tenho 22 anos, o meu irmão tem 18 – e os Da Weasel nascem no nosso quarto”. João Nobre
“Se tivesse de morrer, morria feliz e orgulhoso das coisas que fizemos juntos”. – Quaresma
“Poder tocar, fazer carreira na música, viver disso, ter pessoas que gostam do que fazes: continua a ser um privilégio de poucos”. – Guilherme
“Somos uma família – podemos estar muito tempo separados mas, quando estamos juntos, não passou tempo nenhum” – DJ Glue
“Se, antes, havia respeito, agora há ainda mais”. – Virgul

O Turno da Noite



Título: O Turno da Noite
Autor: Stephen King
Editora: Bertrand Editora
Sinopse:  Nada é aquilo que parece ser…
Stephen King apresenta-nos, em O Turno da Noite, vinte das suas mais inquietantes peças de ficção curta – histórias bizarras sobre uma maldade obscura e atos impensáveis com origem nas regiões crepusculares onde o terror e a loucura assumem uma forma misteriosa, por certo de outro mundo. Ruídos dentro de paredes e sombras que se fecham sobre nós ao entrarmos numa seara de milho são sempre sinais de alguma coisa sinistra em busca de seja o que for que possa encontrar. E há ainda uma surpresa, um mal demasiado real e próximo do próprio autor, que os mais atentos reconhecerão.
Os cenários são familiares e insuspeitos: um liceu, uma fábrica, um ponto de paragem de camiões, uma lavandaria ou um campo semeado de milho, por exemplo. Mas no mundo de King nada é aquilo que parece ser, e qualquer local pode servir de palco para o propósito do Mal. Se o momento for propício, se as forças da escuridão forem poderosas, se as vítimas se distraírem por um segundo que seja… É que, por vezes, as sombras da noite invadem a luz do dia.
A primeira coletânea de contos de King, publicada originalmente em 1978, traz-nos textos arrepiantes pela mão do mestre incontornável do horror e do suspense

Engano


Título: Engano
Autor: Lesley Pearse
Editora: Edições Asa
Sinopse: Após o funeral da sua mãe, Alice Kent é abordada por um desconhecido. Angus Tweedy afirma ser o pai dela e diz-lhe que esteve na prisão a cumprir pena por bigamia. Para Alice, a revelação apenas abre a porta a um sem-fim de inquietantes dúvidas. O que espera ele ganhar ao contar-lhe isto, agora que se passaram trinta anos? É mesmo possível que Ralph, que ela tanto adora, não seja pai dela? E a mãe? Por que motivo a trairia desta forma? Alice aprendera a aceitar os defeitos da mãe, a manipulação e a vaidade, até a sua relutância em falar do passado. Mas ao perceber o quão profundamente foi enganada, a jovem decide descobrir quem realmente foi aquela mulher. Para poder seguir em frente, Alice tem de descobrir a verdade. Custe o que custar.

A Rapariga e a Noite



Título: A Rapariga e a Noite
Autor: Guillaume Musso
Editora: Gradiva
Sinopse: Há vinte e cinco anos, no campus da Escola de Saint-Exupéry paralisado por uma tempestade de neve, a bela Vinca Rockwell, de 19 anos, fugiu com o seu professor de Filosofia com quem tinha iniciado um caso secreto. Para Vinca, «o amor é tudo ou nada». Nunca mais foi vista. O caso foi sendo esquecido. Mas não por todos. Não em definitivo. E o passado voltou com uma força arrasadora. Os outrora inseparáveis Manon, Thomas e Maxime - os melhores amigos de Vinca - não se encontravam desde a formatura. Vinte e cinco anos antes, em circunstâncias terríveis, os três cometeram um assassínio, sendo o corpo escondido na parede do ginásio, a mesma parede que está prestes a ser demolida para dar lugar a um novo edifício ultramoderno. Agora, os três amigos voltam a encontrar-se. Será que décadas de mentiras se desvendarão para revelar o que realmente aconteceu naquela noite de Inverno mortífera?

A Rapariga da Cabana



Título: A Rapariga da Cabana
Autor: Romy Hausmann
Editora: Porto Editora
Sinopse: Uma cabana sem janelas no bosque. Uma corrida desesperada para escapar ao terror e encontrar a segurança. Quando uma mulher consegue fugir do cativeiro em que a têm mantido, o final da história é apenas o princípio do seu pesadelo. Diz chamar-se Lena, como a rapariga desaparecida catorze anos antes, e até tem uma cicatriz igual à dela. Porém, o pai de Lena garante que esta mulher não é a sua filha. Com ela, escapou também Hannah – uma menina pequena e frágil –, cujas palavras indiciam que algo muito grave aconteceu numa cabana isolada. Entretanto, o pai de Lena, devastado com toda a situação, procura juntar as peças deste estranho puzzle, mas elas parecem não encaixar. Por sua vez, a mulher que fugiu só quer poder recomeçar a sua vida, no entanto, algo lhe diz que quem a capturou quer de volta aquilo que lhe pertence… Com muito suspense e psicologicamente envolvente, A Rapariga da Cabana, de Romy Hausmann, é um thriller perturbador que não deixará ninguém indiferente.

Sem comentários: