O Mistério da Bala Perdida
Título: O Mistério da Bala Perdida
Autor: Richard Osman
Editora: Planeta Editora
Sinopse: O CLUBE DO CRIME DAS QUINTAS-FEIRAS ESTÁ DE VOLTA COM MAIS UM MISTÉRIO PARA SER RESOLVIDO... MAIS DE 3 MILHÕES DE EXEMPLARES VENDIDOS EM TODO O MUNDO. Mais uma quinta-feira como tantas outras, mas já sabemos que os problemas nunca ficam muito longe dos nossos detetives de O Clube do Crime das Quintas-Feiras. Desta vez os quatro idosos debruçam-se sobre um caso arquivado ocorrido uma década antes: o assassinato de uma famosa jornalista do noticiário local, cuja investigação não encontrou nem o corpo, nem respostas. Elisabeth está a ser chantageada por um inimigo misterioso: ou mata um velho desconhecido ou é ela que acaba morta. Enquanto Elisabeth lida com a sua consciência (e uma pistola), Joyce, Ron e Ibrahim tentam resolver o misterioso homicídio, com a ajuda de velhos e novos amigos. Mas conseguirá o quarteto de detetives resolver o caso e salvar Elisabeth, antes que o assassino volte a atacar?
Tudo é Rio
Título: Tudo é Rio
Autor: Carla Madeira
Editora: Infinito Particular
Sinopse: SUOR, SANGUE, LÁGRIMAS, SALIVA, SÉMEN. TUDO FLUI SEM PARAR.
Lucy é a prostituta mais concorrida da cidade. Dalva, por contraste, é de origem familiar e muito tradicional, mulher de Venâncio, senhor de uns ciúmes doentios.
Lucy e o casal, Dalva e Venâncio, protagonizam um triângulo amoroso que se afasta dos lugares-comuns dos romances e nos faz questionar, sob formas surpreendentemente originais, quais os verdadeiros limites do perdão, até onde pode ir a intensidade de um amor, de que valores se reveste a importância da família e, acima de qualquer outra coisa nesta história, quão forte ou fraca pode ser a afeição entre mulheres.
Neste seu impressionante primeiro livro, a escritora brasileira Carla Madeira socorre-se de uma linguagem sem pudores ou complexos, com uma narrativa madura, mas ao mesmo tempo poética e imagética; e dessa forma incorpora todos os extremos, sem ideias básicas de certo e errado, apresentando-nos o extraordinário mundo de mulheres fortes, fracas, com problemas e soluções, com sentimentos e desejos reais.
Spirou – a Esperança Nunca Morre… - Segunda Parte
Título: Spirou – a Esperança Nunca Morre… - Segunda Parte
Autor: Émile Bravo
Editora: Edições Asa
Sinopse: Embrenhados na tormenta da Segunda Guerra Mundial, Spirou tenta sobreviver mantendo-se fiel aos seus valores, enquanto Fantásio tenta salvar a pele…
Escrita por uma das figuras mais destacadas do atual panorama da banda desenhada em França, esta é uma obra de grande fôlego (sendo este volume o segundo de quatro), que constitui um verdadeiro romance literário em BD onde se misturam ação, humor, verdades históricas e reflexões filosóficas.
Retrato de Uma Desconhecida
Título: Retrato de Uma Desconhecida
Autor: Daniel Silva
Editora: Harper Collins
Sinopse: Na nova e deslumbrante obra-prima de Daniel Silva, autor número um do top de vendas do The New York Times, Gabriel Allon embrenha-se numa aventura trepidante para descobrir o maior falsificador de arte de todos os tempos. Após o seu afastamento dos serviços secretos israelitas, o lendário espião e restaurador de arte Gabriel Allon instala-se discretamente em Veneza, o único lugar onde conseguiu ter paz. A sua bela esposa, Chiara, dirige a Restauro Tiepolo e os seus dois filhos de tenra idade frequentam uma scuola elementare do bairro. Enquanto isso, Gabriel dedica os dias a deambular pela ruas e pelos canais da cidade aquática, libertando-se dos demónios do seu passado trágico e violento. Mas quando Julian Isherwood, o extravagante marchant de arte londrino, lhe pede para investigar as circunstâncias que rodeiam a redescoberta e lucrativa venda de um quadro centenário, Gabriel não demora a descobrir que a obra em questão, o retrato de uma mulher anónima atribuído a Anton van Dyck, é quase com toda a certeza uma falsificação feita com uma mestria diabólica. Para encontrar a misteriosa personagem que pintou o quadro — e desvendar uma fraude multimilionária na cúspide do mundo da arte —, Gabriel arquiteta um dos planos mais complexos da sua carreira. E para ser bem-sucedido, vai ter de se converter na imagem especular do homem que persegue: o maior falsificador de quadros da história.
O Olhar Mais Azul
Título: O Olhar Mais Azul
Autor: Toni Morrison
Editora: Editorial Presença
Sinopse: O romance de estreia de Toni Morrison, agora publicado pela primeira vez em Portugal, leva-nos até ao Ohio da década de 1940, mas é, ampla e surpreendentemente, mais atual do que nunca. Pequena, pobre, desprezada e negra - aliás, a que tem a pele mais escura de toda a escola -, assim é Pecola. Todas as noites, Pecola reza para ter apenas uma coisa: olhos azuis, como as raparigas brancas privilegiadas, como as bonecas de brincar, como as atrizes dos filmes. O sonho de Pecola, que cresce no Ohio dos anos 1940, não encontra espaço para se realizar, e o olhar que o mundo tem sobre ela e que Pecola tem sobre o mundo está longe de poder mudar. Porém, o desejo da primeira protagonista de Toni Morrison é o corolário de algo mais fundo, visceral, maior. No seu livro de estreia, a vencedora do Prémio Nobel da Literatura parte da história de Pecola para explorar temas como o conceito de beleza imposto, a voz truncada das mulheres, a ascensão social viciada ou a infância demasiado cedo perdida. Com a elegância e a subtileza a que nos habituou, Toni Morrison assina um romance em que a voz de uma criança negra ecoa, poderosa e inalterada, no século XXI. Tradução de Tânia Ganho.
O Dever de Deslumbrar - Biografia de Natália Correia
Título: O Dever de Deslumbrar - Biografia de Natália Correia
Autor: Filipa Martins
Editora: Contraponto Editores
Sinopse: Natália: por vezes fêmea, por vezes monja, uma mulher de carisma paralisante. Intimidando pela verve de aríete e pela beleza, Natália Correia simbolizou, como poucos, as inquietações do século XX português. Precoce e radical no pensamento feminino, vítima de efabulações e de mitos, incompreendida e amada, lançou um olhar oracular sobre o seu tempo. Em tertúlias, que eram verdadeiras olimpíadas da confraternização lisboeta, o seu traço aglutinador envolvia, juntamente com o fumo dos cigarros, intelectuais e admiradores, que se irmanavam com párias e malditos em ideias e poemas de vanguarda. Mulher deslumbrante e carismática, equiparada às maiores pensadoras europeias e às estrelas de Hollywood, atacou o Regime onde mais lhe doía – na moral caduca –, elegeu o erotismo como arma política e tornou-se a autora mais censurada da ditadura. Já no bar que fundou em Lisboa, fez e desfez governos à batuta da sua boquilha. Nesta biografia, da autoria de uma das vozes mais seguras da nova literatura portuguesa, convivem a libertária e a conservadora, avessa a expor a sua atribulada vida íntima, a mulher que desprezava a política partidária e que nela viveu, inclusive como deputada; o espírito frágil e o temperamento intempestivo; o polémico exercício de funções diretivas em órgãos de imprensa e a defesa intransigente das causas maiores; e, em todas as páginas, as contradições e coerências de uma pensadora capaz de criar para si própria uma narrativa que não a torturasse pelas escolhas que fez.
Sem comentários:
Enviar um comentário