Novidades Literárias Janeiro 2023

O Mestre da Fuga - O Homem que fugiu de Auschwitz para avisar o Mundo


Título: O Mestre da Fuga - O Homem que fugiu de Auschwitz para avisar o Mundo
Autor: Jonathan Freedland
Editora: Bertrand Editora
Sinopse: As pessoas não conseguem acreditar no inimaginável. . .
Um herói complexo. Uma história esquecida. A primeira testemunha a revelar toda a verdade sobre o Holocausto. Em abril de 1944, Rudolf Vrba, de 19 anos, e Fred Wetzler tornaram-se os primeiros judeus a fugir de Auschwitz. Passaram sob cercas eletrificadas e por torres de vigilância fortemente armadas, escaparam a milhares de homens das SS e aos seus cães enraivecidos, percorreram pântanos, montanhas e rios em direção à liberdade. A missão de Vrba: revelar ao mundo a verdade do Holocausto.
Na fábrica da morte de Auschwitz, Vrba tornou-se uma testemunha ocular de quase todas as fases arrepiantes do processo industrial de genocídio nazi. Quanto mais via, mais convicto ficava da necessidade de avisar os judeus da Europa acerca do destino que os aguardava. Vrba reteve cada detalhe na sua memória, arriscando tudo para recolher os primeiros dados da Solução Final. Após a sua fuga, essa informação formaria um inestimável relatório de trinta e duas páginas que chegaria às mãos de Roosevelt, de Churchill e do papa e que acabaria por salvar mais de 200 000 vidas.
Mas a fuga de Auschwitz não foi a sua última. Depois da guerra, continuou a fugir do seu passado, do seu país de origem, do seu país adotivo, e até mesmo do seu próprio nome. Poucos sabiam da ação verdadeiramente extraordinária que tinha levado a cabo.
Graças ao trabalho de Jonathan Freedland, podemos conhecer finalmente o heroísmo de Rudolf Vrba. Ele passará a ocupar o merecido lugar ao lado das personalidades cujas histórias definem o capítulo mais sombrio da história.

Depois da Morte - Uma Abordagem Médica às Experiências de Quase-Morte


Título: Depois da Morte - Uma Abordagem Médica às Experiências de Quase-Morte
Autor: Dr.Bruce Greyson
Editora: Desassossego
Sinopse: O maior especialista mundial em experiências de quase-morte revela a sua jornada para repensar a natureza da morte, da vida e da continuidade da consciência. Desde os tempos mais remotos que têm sido reportados casos de «experiências de quase-morte», descartados como sendo apenas «truques da mente» ou pensamentos ilusórios. Enquanto cientista sem crenças religiosas, Bruce Greyson estudou essas experiências a partir de uma perspetiva científica. Em Depois da Morte, partilha os resultados transformadores de quatro décadas de investigação.
Apesar da tendência de ver a morte como o fim da consciência, Greyson demonstra que as revelações científicas acerca do processo da morte podem sustentar uma teoria alternativa. Morrer pode ser a fronteira entre uma forma de consciência e outra – não um fim, mas uma transição. Esta nova visão acerca da natureza da morte significa transformar o medo de morrer, que permeia a nossa cultura, numa visão saudável de esta ser apenas mais uma etapa na vida.
Depois da Morte desafia-nos a abrir a nossa mente a estas experiências e ao que nos podem ensinar e, ao fazê-lo, a alargar o entendimento da consciência e do que significa ser humano.

Perder o Paraíso - As nossas mentes precisam da natureza


Título: Perder o Paraíso - As nossas mentes precisam da natureza
Autor: Lucy Jones
Editora: Temas & Debates
Sinopse:  Uma elegia ao poder curativo da natureza, algo de que precisamos mais do que nunca, num mundo dominado pela ansiedade e pela iminente catástrofe ecológica. Hoje, muitos de nós vivem dentro de quatro paredes, desligados como nunca do mundo natural, mas a natureza continua profundamente arraigada na nossa linguagem, cultura e consciência. Que acontece, pergunta a aclamada jornalista Lucy Jones, quando perdemos a nossa ligação com o mundo natural?
Com sensibilidade e rigor, este livro é uma viagem arrebatadora por uma investigação nova, que estuda o como e o porquê de a ligação com o mundo natural poder afetar a nossa saúde de maneira drástica. Desde as escolas florestais do leste de Londres até ao Banco Mundial de Sementes de Svalbard, passando por florestas virgens, laboratórios californianos e divãs de ecoterapeutas, Lucy Jones transporta-nos à vanguarda da biologia, neurociência e psicologia humanas, e revela novas formas de compreender o nosso relacionamento cada vez mais disfuncional com a Terra.

8 Regras do Amor - Como Encontrar, Manter e Deixar Ir


Título: 8 Regras do Amor - Como Encontrar, Manter e Deixar Ir
Autor: Matthew McConaughey
Editora: Albatroz
Sinopse: Em vez de apresentar o amor como um conceito etéreo ou uma coleção de clichés, Jay Shetty define etapas específicas e práticas que nos ajudam a desenvolver as competências necessárias para experienciarmos e solidificarmos o amor melhor do que nunca. Partilha connosco ideias sobre como definir o amor, como sermos vencedores ou perdedores juntos, e explica por que razão não morremos com o fim de uma relação.
Inspirado pela sabedoria védica e pela ciência moderna, Jay Shetty debruça-se sobre todo o ciclo do relacionamento: o primeiro encontro, a partilha de uma casa, o fim e o recomeço.
Mostra-nos como evitar cair em falsas promessas e aceitar uma pessoa que não nos traz felicidade. Se seguirmos as oito regras de Jay Shetty, todos podemos amar-nos a nós mesmos, à pessoa com quem estamos, e ao mundo inteiro, mais do que alguma vez julgámos ser possível.

Aberto Todos os Dias


Título: Aberto Todos os Dias
Autor: João Luís Barreto Guimarães
Editora: Quetzal Editores
Sinopse: O novo livro de uma das mais aclamadas vozes da poesia portuguesa, agora distinguido com o Prémio Pessoa 2022.
A poesia de João Luís Barreto Guimarães oscila, sempre, entre a contemplação da História, a ironia sobre as coisas comuns e quotidianas, a transformação dos sentimentos em meditação sobre a passagem do tempo, a construção de um universo próprio com as suas personagens, obsessões e descobertas. Ao mesmo tempo, o autor encetou há muito a busca de uma linguagem única e de uma forma singular no panorama da poesia portuguesa e europeia. Publicada em várias línguas (do espanhol ao inglês, do croata ao polaco e ao italiano), a sua obra oscila, de um lado sobre a melancolia; do outro, com a ironia – como os grandes poetas da tradição europeia, de Cesário Verde a Philip Larkin, por exemplo, sem ficar preso às fronteiras de uma lírica confessional.
Neste livro evocam-se os dias «do fechamento», mas também, finalmente, aquilo que está «aberto todos os dias» – aberto o livro, aberto o mundo –, aquilo que permanece vivo apesar das pandemias, do esquecimento ou da banalidade. Um grande e auspicioso regresso.

Na Sombra


Título: Na Sombra
Autor: Príncipe Harry
Editora: Objectiva
Sinopse: NA SOMBRA transporta imediatamente os leitores para uma das imagens mais impactantes do século XX: dois jovens rapazes, dois príncipes, caminhando atrás do caixão da mãe, cena a que o mundo assistia em comoção — e horror.
No momento em que Diana, Princesa de Gales, era entregue à sua morada final, milhares de milhões de pessoas perguntavam-se o que estariam os príncipes a pensar e a sentir — e que seria feito deles desse dia em diante.
Para Harry, chegou finalmente o momento de contar a sua história.
Com uma honestidade crua e inabalável, NA SOMBRA é um livro histórico, rico em visão, descoberta, introspeção, sobre o eterno poder do amor sobre a dor.

Sem comentários: