Novidades Literárias Junho 2022

Os Dez Degraus



Título: Os Dez Degraus
Autor: Fernando J. Munez
Editora: Porto Editora
Sinopse: Amo-te tanto que me dói a vida se não te tenho...
Reino de Castela, 1283.
Alvar León de Lara, cardeal da Cúria Romana, 20 anos depois de ver a sua alma destruída pelo amor a uma mulher, regressa à abadia onde iniciou o seu postulado.
O pedido especial do seu antigo mentor desencadeia a tragédia: enigmas por trás de portas ocultas, crimes inexplicáveis, símbolos que conduzem a pistas e pistas que conduzem a logros.
Uma descida vertiginosa que fará Alvar enfrentar a verdade da mulher que lhe partiu o coração, a intransigência dos cobardes, a luta por manter-se entre os vivos e, finalmente, os Dez Degraus.
Fernando J. Múñez, autor do bestseller A Cozinheira de Castamar, transporta-nos para o lado mais obscuro da Idade Média, onde os personagens enfrentam demónios antigos que habitam entre nós ainda hoje: os preconceitos, as ideias irracionais e os dogmas inquestionados.
Dez Degraus podem ser os dez passos que faltam para fazer a diferença.

A Noite é Um Jogo



Título: A Noite é Um Jogo
Autor: Camilla Läckberg
Editora: Suma de Letras
Sinopse: Quatro amigos
Liv, Martina, Max e Anton são melhores amigos há anos. Na véspera de Ano Novo, estão mais do que felizes por passar a noite juntos – a beber, a namoriscar e a jogar.
Quatro segredos aterrorizantes
Mas cada um deles guarda um terrível segredo. E, quando um jogo de verdade ou consequência toma um rumo sombrio, não demora muito a emergir uma verdade chocante.
Uma noite que terminará em assassinato.
Agora, os segredos já não o são. Nada mais será o mesmo. E nem todos viverão para ver chegar o novo ano…

Senhora do Meu Destino



Título: Senhora do Meu Destino
Autor: Lesley Pearse
Editora: Edições Asa 
Sinopse: Esta é a história de três mulheres talentosas e lutadoras.
É a história de Mabel, cujo amor por um homem viciado no jogo quase a leva à loucura. É a história de Amy, que se casa com um homem destruído pela guerra e pelos seus próprios fracassos. E é a história de Tara, que cedo decide quebrar o ciclo de miséria e violência da sua família. E tenciona fazê-lo através da moda, que a fascina desde criança.
Para isso, Tara terá de lutar contra o legado que lhe foi deixado pela mãe e pela avó e enfrentar os perigos do popular bairro londrino onde mora e convive com gangues, patifes, comerciantes e mulheres frívolas. Mas a maior ameaça à realização dos seus sonhos pode vir de onde menos se espera: ela própria, sobretudo se não contrariar a avassaladora paixão que sente desde sempre pelo encantador – e terrível em igual medida – Harry Collins.
Conseguirá Tara ser senhora do seu destino e viver de acordo com as suas regras?

O Dicionário das Palavras Perdidas



Título: O Dicionário das Palavras Perdidas
Autor: Pip Williams
Editora: Porto Editora
Sinopse: Em 1901, descobriu-se que faltava a palavra "escrava" no Dicionário de Inglês Oxford. Esta é a história da menina que a roubou.
Esme nasceu num mundo de palavras. Órfã de mãe e irreprimivelmente curiosa, passa a infância no Scriptorium, um barracão de jardim em Oxford onde o pai e um grupo de lexicógrafos dedicados selecionam palavras para o primeiro Dicionário de Inglês. Esme acompanha tudo a partir do seu lugar, debaixo da mesa, sem ser vista nem ouvida. Um dia, um pedaço de papel contendo a palavra "escrava" cai ao chão. Esme apanha- -o e esconde-o na velha caixa de madeira da sua amiga, Lizzie, uma jovem criada de servir na casa grande. Esme começa a reunir outras palavras do Scriptorium, palavras descartadas ou negligenciadas pelos homens do dicionário. Palavras que a ajudam a entender o mundo.
Com o passar do tempo, Esme percebe que certas palavras são consideradas mais importantes do que outras, e que as que se relacionam com as experiências das mulheres acabam muitas vezes excluídas. Como surgiram os primeiros dicionários? Quem selecionava as palavras? E porque é que algumas palavras eram consideradas mais importantes do que outras? Pip Williams conta-nos esta história numa narrativa envolvente que é também uma maravilhosa história de amor.
É com o movimento sufragista feminino no auge e a Grande Guerra a aproximar-se a passos largos que se desenrola a ação de O Dicionário das Palavras Perdidas: uma narrativa escondida nas entrelinhas de uma história escrita por homens. Inspirada em factos reais, Pip Williams mergulhou nos arquivos do Dicionário de Inglês Oxford para contar esta história. O Dicionário das Palavras Perdidas é uma celebração deliciosa, lírica e profundamente instigante das palavras e do poder da linguagem para moldar o mundo.

Ilusão de Amor a Espanhola



Título: Ilusão de Amor a Espanhola
Autor: Elena Armas
Editora: Marcador
Sinopse: Catalina Martín precisa desesperadamente de um acompanhante para o casamento da irmã. Sobretudo quando perdeu o controlo da sua mentira inofensiva sobre o namorado americano. Agora toda a gente que ela conhece - incluindo o ex-namorado - estará presente.
Catalina só tem quatro semanas para encontrar alguém disposto a cruzar o Atlântico por ela e ajudar na mentira. O voo de Nova Iorque para Espanha não é curto e a sua família não será fácil de enganar… Mas mesmo assim, quando Aaron Blackford - o chato altíssimo e de olhos azuis - se oferece para ajudar, ela não se sente nada tentada a aceitar. Nunca houve homem mais irritante e insuportável.
No entanto, Catalina está desesperada e, à medida que o casamento se aproxima, mais desejável se torna a opção de Aaron Blackford...

As Raparigas de Papel



Título: As Raparigas de Papel
Autor: Louise O'Neill
Editora: Aurora
Sinopse: Quando as mulheres são criadas para o prazer dos homens, a beleza é o primeiro dever de cada rapariga.
Num mundo em que as raparigas já não nascem de forma natural, são criadas em escolas, treinadas nas artes de agradar aos homens até que estejam preparadas para o mundo exterior. Quando terminam a formação, as raparigas com a melhor pontuação tornam-se «companheiras», autorizadas a viver com um marido e a gerar filhos rapazes até que deixem de ser úteis.
Para as raparigas deixadas para trás, o futuro — como concubina ou professora — é sombrio.
As melhores amigas freida e isabel têm a certeza de que serão escolhidas como companheiras, até porque estão entre as melhores e mais bem avaliadas. Mas, à medida que a intensidade do último ano começa a aumentar, isabel faz o impensável e deixa de se preocupar com o aspeto físico até ficar… gorda.
É neste ambiente feminino fechado, de tensão e competitividade, que chegam os rapazes, ansiosos por escolher uma noiva. E freida tem de lutar pelo futuro, mesmo que isso signifique trair a única amiga, o único amor que alguma vez conheceu.
Numa escrita compulsiva e mordaz, Louise O’Neill faz uma crítica à sociedade atual, onde a beleza se tornou uma obsessão e as raparigas são, desde muito novas, cada vez mais sexualizadas e julgadas pelo aspeto físico.

O Fim é o Princípio



Título: O Fim é o Princípio
Autor: Chris Whitaker
Editora: Bertrand Editora
Sinopse: O Bem. O Mal. Entre eles, está algures a vida de cada um de nós
Aclamado como um dos melhores livros de 2021 pela crítica e pelos leitores do Reino Unido, vencedor dos mais prestigiantes prémios literários do género e fenomenal êxito de vendas nos Estados Unidos e um pouco por toda a Europa, este romance brilhante, cuja ação se desenrola entre uma pequena cidade na costa da Califórnia e a vastidão do Montana, surpreende pela forma como, a partir de um crime, cresce para lá da demarcação de um género literário e transforma-se num épico americano sem limites, belíssimo e com uma galeria de personagens, cenários e situações inesquecíveis.
A narrativa gira em torno de Duchess, uma jovem de treze anos que se autointitula «fora da lei», e Walk, chefe de esquadra da polícia de Cape Haven, um homem com o olhar fixo no passado e que nunca saiu da pequena cidade onde cresceu. Duchess diz que as regras são para os outros, e razão não lhe falta. Desde cedo se fez protetora feroz do irmão mais novo, Robin, e figura adulta na vida de Star, mãe solteira incapaz de cuidar de si própria ou de velar pelos interesses dos dois filhos. Também Walk faz tudo para proteger Duchess e Robin, mas por motivos distintos.
A ele move-o a necessidade de sarar uma ferida antiga, para sempre por fechar, a de ter sido o seu testemunho a enviar Vincent para a cadeia, o seu melhor amigo, condenado pelo homicídio da irmã de Star. Culpado ou inocente, volvidos trinta anos Vincent está prestes a sair em liberdade. Cape Haven fica em suspenso, e cabe a Duchess e a Walk enfrentar o problema que o regresso de Vincent impõe.
Assassínio, vingança, justiça. Por vezes inquietante, outras animado por um otimismo vital, O Fim É o Princípio submerge-nos na luta comovente que o ser humano tem de travar para discernir o bem do mal, uma interrogação cuja resposta, por vezes, só conhecemos no fim do caminho.

Sem comentários: