Novidades Literárias Abril 2022

A Vida na Terra - Uma Breve História



Título: A Vida na Terra - Uma Breve História
Autor: Henry Gee
Editora: Bertrand Editora
Sinopse: 4,6 mil milhões de anos em 12 capítulos
Durante grande parte da sua existência, a Terra foi um astro inóspito em constante fluxo químico, com mares revoltos, atividade vulcânica de proporções planetárias e uma atmosfera em permanente transformação. A vida no nosso planeta enfrentou todos os desafios por que poderia passar, mas conseguiu sempre ressurgir, resistir, evoluir, reinventar-se num percurso de milhares de milhões de anos. Sobreviveu ao fogo e ao gelo. Do lodo fez esponja. De esponja, vertebrado. E, por fim, ousou deixar os mares e deslocar-se em solo firme e, até, no ar. Esta é a história da maior aventura de sempre.
«Este é atualmente o melhor livro disponível sobre as enormes mudanças do nosso planeta e das suas criaturas vivas, ao longo dos bilhões de anos da existência da Terra. Os continentes fundiram-se e separaram-se; massivas erupções vulcânicas reajustaram repetidamente o relógio da evolução; as temperaturas, os gases atmosféricos e os níveis do mar sofreram oscilações gigantescas; e novos modos de vida evoluíram. Henry Gee torna compreensível e excitante esta caleidoscópica tela da vida em permanente mudança. Quem vai gostar de ler este livro? Toda a gente!»
Jared Diamond, vencedor do Prémio Pulitzer, autor de Armas, Germes e Aço
«Com autoridade, humor e cheio de detalhes, o paleontólogo e editor sénior da Nature Henry Gee traça a evolução da vida na Terra desde os seus primeiros momentos... um livro revelador atraente para os próximos anos.
 Booklist
«Não perca esta obra-prima deliciosa, concisa e arrebatadora! Gee condensa brilhantemente a totalidade da improvável e surpreendente história da vida na Terra. Sinceramente, não consegui largar o livro e você também não vai conseguir.»
Daniel E. Liebermanprofessor , Edwin M. Lerner II de Ciências Biológicas da Universidade de Harvard e autor de Exercised

Cuidado Com o Cão


Título: Cuidado Com o Cão
Autor: Rodrigo Guedes de Carvalho
Editora: Dom Quixote
Sinopse: O muito aguardado novo romance do autor, no ano em que celebra 30 anos de vida literária. Em plena pandemia, um médico reformado está confinado na casa onde vive só, atormentado por recordações dolorosas, quando lhe bate à porta uma mulher que ele nunca viu, mas que garante conhecê-lo bem.
Duas irmãs que nunca se separaram um único dia caem num inesperado abismo e, por causa de um incidente, passarão sete anos sem se ver.
E quatro cães desempenham papéis importantes nas vivências das personagens principais, cujas vidas acabam por se cruzar da forma mais inesperada.
Cuidado com o Cão é uma narrativa comovente sobre amor e redenção. Um livro carregado dos mais fortes e inconfessáveis sentimentos, e onde subitamente surge o enfermeiro Luís Gustavo e onde o carismático médico Pedro Gouveia assume um papel preponderante. Sem constituírem nenhuma série, O Pianista de Hotel, Jogos de Raiva e Cuidado com o Cão têm a particularidade de tecer uma rede de personagens que se cruzam continuamente. Mas se é verdade que cada um destes romances tem uma história autónoma e se basta a si próprio, também é verdade que no seu conjunto constroem algo maior, um universo único onde estamos sempre desejosos de regressar.

Fazer Vista Grossa


Título: Fazer Vista Grossa
Autor: Jeffrey Archer
Editora: Bertrand Editora 
Sinopse: O terceiro volume da série Inspetor William Warwick, inspirada em As Crónicas de Clifton
William Warwick, agora promovido a inspetor, tem como nova missão uma perigosa investigação – na clandestinidade, recorrendo ao trabalho de uma equipa de agentes infiltrados, terá de expor e pôr termo a um crime de outro tipo: a corrupção no centro da Polícia Metropolitana de Londres. Em parceria com as detetives Rebecca Pankhurst e Nicky Bailey, a equipa concentrará os seus esforços no detetive Jerry Summers, um jovem agente cujo estilo de vida ultrapassa em grande medida aquele que os seus rendimentos lhe permitem. Mas o sucesso da investigação pode estar comprometido a partir do momento em que Nicky se apaixona por Summers.
Entretanto, Assem Rashidi, um poderoso traficante de droga, vai a julgamento e tem como advogado de defesa Booth Watson, enquanto do lado da acusação estão Sir Julian, pai de Warwick, e a irmã deste, Grace. Beth, a mulher de Warwick, agora mãe de gémeos, enceta uma amizade surpreendente com Christina Faulkner – ex-mulher do némesis do inspetor, Miles, um criminoso sofisticado –, que parece não só ter virado a página do passado, como tem agora fartos meios de subsistência após a morte de Miles de ataque cardíaco; era a sua única herdeira.
À medida que a equipa de investigação começa a juntar todas as peças, William perceberá que os tentáculos da corrupção se podem estender a domínios muitos mais alargados do que inicialmente antevia – e aos seus companheiros, que parecem dispostos a fazer… vista grossa.

O Gato que Salvava Livros


Título: O Gato que Salvava Livros
Autor: Sosuke Natsukawa
Editora: Editorial Presença
Sinopse: ENVOLTO NUMA AURA DE ACONCHEGO,
TERNURA E FELICIDADE,
ESTE É UM ROMANCE QUE CELEBRA OS LIVROS,
OS GATOS E AS PESSOAS QUE OS ADORAM.
Na periferia da cidade, há uma livraria alfarrabista. Lá dentro, as pilhas de livros são como arranha-céus a tocar o teto. Estamos na Livros Natsuki, fundada pelo avô de Rintaro, que ali cresceu, numa espécie de refúgio extraordinário em que a leitura comandava os dias e os mundos amparados pelas lombadas não tinham fim.
Depois da morte do avô, Rintaro está inconsolável e sozinho, e a vida da Livros Natsuki parece ter acabado. Mas é então que surge Tigre, um gato malhado… falante. Tigre pede ajuda a Rintaro: precisa que um verdadeiro amante de livros se junte a ele numa missão muito importante. Não há tempo a perder: é preciso salvar vários livros das mãos das pessoas que os trataram mal, os prenderam e os traíram. Juntos, partem em três viagens mágicas, e no final… Rintaro tem de enfrentar o derradeiro desafio sozinho.
Uma história comovente sobre esperança, altruísmo e o enorme poder dos livros, para todos os que veem neles muito mais do que apenas um conjunto de palavras impressas em papel. 

Império


Título: Império
Autor: Steven Saylor
Editora: Bertrand Editora
Sinopse: Dando continuidade ao seu épico narrativo Roma, sucesso mundial junto dos leitores e da crítica, Saylor urde com mestria os destinos da família aristocrata Pinário, desde o reinado de Augusto até ao expoente dominador do Império Romano.
Geração após geração, os Pinários serão testemunhas dos feitos do maior império do Mundo Antigo, e do governo dos seus imperadores das maquinações de Tibério à loucura de Calígula, da decadência de Nero à idade de ouro de Trajano e de Adriano, dois dos «cinco bons imperadores» da história.
Império está repleto das maiores tragédias e glórias da época, incluindo o grande incêndio de Roma, a erupção do Vesúvio, a perseguição dos cristãos e os extraordinários jogos de abertura do Coliseu.
Contudo, no centro do romance estão as escolhas e as tentações que enfrentam as sucessivas gerações da família Pinário.
Steven Saylor traz uma vez mais o mundo antigo à vida nestas páginas apaixonantes, um romance que nos conta a história de uma cidade e de um povo que, milénios depois, perduram no imaginário de todos nós.

Mulheres de Sal


Título: Mulheres de Sal
Autor: Gabriela Garcia
Editora: Aurora
Sinopse: Na Miami do presente, Jeanette luta contra o vício. Filha de Carmen, uma imigrante cubana, está determinada em saber mais sobre a história da sua família e toma a decisão imprudente de acolher a filha de uma vizinha levada pelo Departamento de Imigração.
Carmen, ainda a lutar com o trauma da mudança, tem de processar a relação difícil que tem com a sua própria mãe enquanto tenta criar uma Jeanette rebelde.
Firme na sua busca por respostas, Jeanette viaja para Cuba para encontrar a avó e desvendar os segredos do passado. Desde as fábricas de tabaco do século XIX aos centros de detenção atuais, de Cuba ao México, Mulheres de Sal de Gabriela Garcia são um caleidoscópio de traições, pessoais e políticas, autoimpostas e infligidas por outros que moldaram a vida destas mulheres extraordinárias.
Uma reflexão assombrosa sobre as escolhas das mães, o legado das memórias que carregam e a tenacidade das mulheres que escolhem contar as suas histórias apesar de tentarem silenciá-las.
Este é mais do que um livro sobre diáspora, é a história das raízes humanas mais emaranhadas e honestas da América.

Naufrágio





Título: Naufrágio
Autor: João Tordo
Editora: Companhia das Letras
Sinopse: O novo romance de João Tordo conta-nos a história de um homem à deriva, enredado nos seus fantasmas e obrigado a enfrentar a mais terrível das acusações.
Aos sessenta anos, o romancista Jaime Toledo enfrenta vários problemas. Não escreve há uma década, foi diagnosticado com cancro e, de repente, dá por si no epicentro de um escândalo. Escritor de renome em Portugal, a polémica lança-o para o abismo - sem carreira, sem dinheiro e sem casa, com os livros a ganhar pó nos armazéns, depois de banidos pela sua editora, toma uma decisão radical: deixar tudo para trás e mudar-se para um barco decrépito, fundeado nas docas de Lisboa. É no Narcisse - um minúsculo barco mágico -, na companhia de uma velha guitarra e de um cão chamado Sozinho, que Jaime procurará devolver o sentido à sua vida, reconciliando-se com o passado: as relações conturbadas com as mulheres, o abandono da escrita, a culpa que o corrói.
Até que, um dia, a aparição de uma figura do passado mudará tudo, desviando a narrativa para um lugar inesperado. Estará nas mãos de Jaime decidir se este naufrágio é o fim ou um caminho para algo novo.
Naufrágio é um corajoso romance sobre o amor e as relações entre os sexos, uma reflexão sobre a memória e a culpa, e as linhas difusas que definem as fronteiras pessoais, sociais e morais. Através de Jaime Toledo, João Tordo traça o perfil de um homem em busca da redenção possível, num mundo mais rápido a julgar do que a refletir, e onde é mais fácil condenar do que estender a mão.,

Sem comentários: