Novidades Literárias Janeiro 2022

Violeta


Título: Violeta
Autor: Isabel Allende
Editora: Porto Editora
Sinopse: "Violeta del Valle é a primeira rapariga numa família de cinco irmãos truculentos. Nasce num dia de tempestade, em 1920, quando ainda se sentem os efeitos devastadores da Grande Guerra e a gripe espanhola chega ao seu país natal, na América do Sul.
Graças à ação determinada do pai, a família sairá incólume desta crise, apenas para ter de enfrentar uma outra: a Grande Depressão. A elegante vida urbana que Violeta conhecia até então muda drasticamente.
Os Del Valle são forçados a viver numa região selvagem e remota, onde Violeta atinge a maioridade e viverá o primeiro amor. Décadas depois, numa longa carta dirigida ao seu companheiro espiritual, o mais profundo amor da sua longa existência, Violeta relembra desgostos amorosos e apaixonadas relações, momentos de pobreza e de prosperidade, perdas terríveis e alegrias imensas.
A sua vida será moldada por alguns dos momentos mais importantes da História: a luta pelos direitos da mulher, a ascensão e queda de tiranos, os ecos longínquos da Segunda Guerra Mundial .
Contado a partir do olhar de uma mulher determinada, de paixões intensas, com uma vida plena de sobressaltos, Violeta é um romance épico, inspirador e emotivo, ao melhor estilo de Isabel Allende."

A Maçonaria - Como os Pedreiros-Livres Construíram o Mundo Moderno


Título: A Maçonaria - Como os Pedreiros-Livres Construíram o Mundo Moderno
Autor: John Dickie
Editora: Edições 70
Sinopse: "A Maçonaria sempre foi vista como uma entidade misteriosa e suspeita. No entanto, sua história é povoada por alguns dos homens mais ilustres dos últimos três séculos.
Fundada em Londres em 1717, espalhou-se pelo mundo e sobre ele tem exercido uma influência generalizada.
Tem sido, ao mesmo tempo, uma ferramenta de autoritarismo e um disfarce para conspirações revolucionárias. A Maçonaria, de John Dickie, é um estudo surpreendente e cativante de um movimento que não só ajudou a forjar a sociedade moderna, mas que ainda exerce uma influência substancial sobre a mesma.
Com cerca de seis milhões de membros ativos em todo o mundo, entender o papel da Maçonaria é tão importante hoje como foi no passado."

A Noiva Judia


Título: A Noiva Judia
Autor: Nuno Nepomuceno
Editora: Cultura Editora
Sinopse: O AGUARDADO DESFECHO DA SÉRIE AFONSO CATALÃO.
O corpo de um homem espancado até à morte é encontrado numa praia deserta. O cadáver pertence a um escritor, presente na cidade para assistir à antestreia da adaptação cinematográfica do seu livro mais famoso.
Na mesma noite, um jovem confessa o homicídio, mas é nesse momento que uma questão se coloca: por que motivo as provas recolhidas apontam para que esteja inocente? O mistério adensa-se quando a noiva da vítima, uma colecionadora de arte com os seus próprios planos, decide vir a público. Ela tem algo a dizer, mas poderá estar implicada?
Depois do sucesso de O Cardeal, Nuno Nepomuceno regressa e apresenta finalmente o muito aguardado desfecho da série Afonso Catalão. Entre Cambridge, Amesterdão e Veneza, inspirado pela morte do cineasta italiano Pier Paolo Pasolini, construído segundo os cinco elementos de um filme, A Noiva Judia é um thriller psicológico inteligente, sedutor e ousado, de leitura voraz, que só conseguirá pousar quando chegar à última página.

Momento Final


Título: Momento Final
Autor: Robert Bryndza
Editora: Alma dos Livros
Sinopse: MOMENTO FINAL. A VIDA TEM REGRAS. A MORTE TEM CONSEQUÊNCIAS
BESTSELLER DA AMAZON E DO WALL STREET JOURNAL
A investigação de Kate Marshall sobre o desaparecimento de uma jornalista há quase treze anos leva-a por um caminho inesperadamente retorcido, num thriller genial e intenso.
Kate Marshall e o seu parceiro, Tristan Harper, entram no terreno quando são contratados para investigar um caso arquivado, decorrido há mais de uma década. Uma jovem jornalista chamada Joanna Duncan desapareceu depois de denunciar um caso cujo escândalo político teve grandes repercussões. O mistério nunca foi resolvido e ela nunca foi encontrada. A maior parte das pessoas seguiu em frente. Exceto a mãe de Joanna.
Quando conseguem aceder aos arquivos originais do processo, Kate e Tristan começam a seguir as pistas deixadas pela investigação anterior. Mas, ao contrário dos que lhes antecederam, descobrem entre os pertences de Joanna os nomes de mais dois outros jovens que desapareceram sem deixar rasto.
Enquanto tentam reconstituir os últimos dias destas três pessoas desaparecidas, Kate e Tristan percebem que talvez Joanna tenha descoberto algo ainda mais sinistro do que um escândalo político: a identidade de um assassino em série que se move à vista de todos sem nunca ser apanhado.
«Robert Bryndza sabe como fazer os leitores revirarem as páginas.» The Times
«Uma leitura emocionante de um escritor talentoso que nunca dececiona.» Rachel Abbott
«Depois de devorarem este livro, os leitores não vão conseguir controlar a vontade de conhecer as outras obras do autor.» Publishers Weekly.

Milhões a Voar


Título: Milhões a Voar
Autor: Carlos Guimarães Pinto / André Pinção Lucas 
Editora: Alêtheia Editores 
Sinopse: Este livro, o primeiro da coleção +Liberdade, que a Alêtheia inicia numa parceria com o Instituto Mais Liberdade, desconstrói, um por um, todos os argumentos que têm sido usados pelos responsáveis políticos para justificar a injeção de dinheiro na TAP. Serão injetados, no mínimo, cerca de 400 euros por português ou 800 euros por cada português trabalhador.
A justificação que tem sido dada para uma das maiores injeções de sempre do Estado em empresas foca-se no caráter imprescindível da companhia aérea para a economia, para o emprego, para o turismo e até para a soberania nacional. Mas será mesmo assim? Seria mesmo um desastre para o país não injetar dinheiro dos contribuintes na TAP? Ou será que o desastre é avançar com a injeção? O que aconteceu noutros países que deixaram cair a sua companhia aérea de bandeira quando estava em circunstâncias semelhantes às da TAP?
Neste livro, os autores fazem as contas em detalhe para perceber se os argumentos utilizados pelos governantes têm correspondência com a realidade. Sem grande surpresa, os autores descobrem que toda a narrativa é desmentida pelos números, pelos factos.

A Última Livraria de Londres


Título: A Última Livraria de Londres
Autor: Madeline Martin
Editora: Topseller
Sinopse: BESTSELLER IMEDIATO do New York Times
Uma cidade reprimida pelo medo, dilacerada pela guerra e reunida pelo poder dos livros.
Agosto de 1939: à medida que as forças de Hitler se espalham pela Europa, Londres prepara-se para a guerra.
Grace Bennett sempre sonhara em mudar-se para a cidade, mas os abrigos e os blackouts obrigatórios que encontra à chegada nada têm que ver com o charme cosmopolita que idealizara. Além de que Grace sempre se imaginara a trabalhar num dos chiques armazéns de moda de Londres e não numa pequena e estranha livraria no coração da cidade.
A guerra, por fim, abate-se sobre Londres, provocando uma das suas maiores tragédias: noite após noite, as esquadrilhas de aviões da «guerra-relâmpago» alemã bombardeiam a cidade, arrasando-a impiedosamente. Sobrevivendo ao caos e à destruição, Grace resiste na livraria, descobrindo no poder das palavras uma força capaz de triunfar sobre as noites mais negras.
Uma homenagem ao poder da literatura, inspirada nas poucas livrarias londrinas que sobreviveram ao Blitz.
«Esta mistura de livros, romance e guerra não pode existir sem tragédia, mas a sua conclusão, cheia de esperança, vai, garantidamente, comover os apaixonados pela leitura.» —Booklist

A Grande Solidão


Título: A Grande Solidão
Autor: Kristin Hannah
Editora: 11x17
Sinopse: Uma história épica de amor no Alasca.
1974, Alasca. Indómito. Imprevisível. E para uma família em crise, a prova definitiva. Ernt Allbright regressa da Guerra do Vietname transformado num homem diferente e vulnerável. Incapaz de manter um emprego, toma uma decisão impulsiva: toda a família deverá encetar uma nova vida no selvagem Alasca, a última fronteira, onde viverão fora do sistema.
Com apenas 13 anos, a filha Leni é apanhada na apaixonada e tumultuosa relação dos pais, mas tem esperança de que uma nova terra proporcione um futuro melhor à sua família. Está ansiosa por encontrar o seu lugar no mundo. A mãe, Cora, está disposta a tudo pelo homem que ama, mesmo que isso signifique segui-lo numa aventura no desconhecido. Inicialmente, o Alasca parece ser uma boa opção. Num recanto selvagem e remoto, encontram uma comunidade autónoma,  constituída por homens fortes e mulheres ainda mais fortes.
Os longos dias de verão e a generosidade dos habitantes locais compensam a inexperiência e os recursos cada vez mais limitados dos Allbright. À medida que o inverno se aproxima e que a escuridão cai sobre o Alasca, o frágil estado mental de Ernt deteriora-se e a família começa a quebrar. Os perigos exteriores rapidamente se desvanecem quando comparados com as ameaças internas. Na sua pequena cabana, coberta de neve, Leni e a mãe aprendem uma verdade terrível: estão sozinhas. Na natureza, não há ninguém que as possa salvar, a não ser elas mesmas. Neste retrato inesquecível da fragilidade e da resiliência humana, Kristin Hannah revela o carácter indomável do moderno pioneiro americano e o espírito de um Alasca que se dissipa - um lugar de beleza e perigo incomparáveis. A Grande Solidão é uma história ousada e magnífica sobre o amor e a perda, a luta pela sobrevivência e a rudeza que existe tanto no homem como na natureza.

Sem comentários: