Novidades Literárias Novembro 2016

O Labirinto dos Espíritos


Título: O Labirinto dos Espíritos
Autor: Carlos Ruiz Zafón
Editora: Editorial Planeta
Sinopse:  Na Barcelona de fins dos anos de 1950, Daniel Sempere, já não é aquele menino que descobriu um livro que havia de lhe mudar a vida entre os corredores do Cemitério dos Livros Esquecidos. O mistério da morte da mãe, Isabella, abriu-lhe um abismo na alma, do qual a mulher Bea e o fiel amigo Fermín tentam salvá-lo.

Quando Daniel acredita que está a um passo de resolver o enigma, uma conjura muito mais profunda e obscura do que jamais poderia imaginar planta a sua rede das entranhas do Regime. É quando aparece Alicia Gris, uma alma nascida das sombras da guerra, para os conduzir ao coração das trevas e revelar a história secreta da família… embora a um preço terrível.

O Labirinto dos Espíritos é uma história electrizante de paixões, intrigas e aventuras. Através das suas páginas chegaremos ao grande final da saga iniciada com A Sombra do Vento, que alcança aqui toda a sua intensidade e tracejado, que por sua vez desenha uma grande homenagem ao mundo dos livros, à arte de narrar histórias e ao vínculo mágico entre a literatura e a vida

Viver e Amar em Brooklyn


Título: Viver e Amar em Brooklyn
Autor: Emma Straub
Editora: Editora In
Sinopse: Viver e Amar em Brooklyn» é uma história passada nos subúrbios de Nova Iorque e focada nas subtilezas e tensões dos relacionamentos entre as pessoas. Com uma intriga complexa e perspicaz e um elenco de personagens diversificado, este livro é um retrato comovente do exercício do amor e da amizade. Este é um dos livros mais aguardados para a Entertainment Weekly, e a prova de que quando o passado colide com o presente, os resultados podem ser surpreendentes.

Nem Todas as Baleias Voam 


Título: Nem Todas as Baleias Voam
Autor: Afonso Cruz
Editora: Companhia das Letras
Sinopse: Em plena Guerra Fria, a CIA engendrou um plano, baptizado Jazz Ambassadors, para cativar a juventude de Leste para a causa americana. É neste pano de fundo que conhecemos Erik Gould, pianista exímio, apaixonado, capaz de visualizar sons e de pintar retratos nas teclas do piano. A música está-lhe tão entranhada no corpo como o amor pela única mulher da sua vida, que desapareceu de um dia para o outro. Será o filho de ambos, Tristan, cansado de procurar a mãe entre as páginas de um atlas, que encontrará dentro de uma caixa de sapatos um caminho para recuperar a alegria.
A Sul de Nenhum Norte


Título: A Sul de Nenhum Norte
Autor: Charles Bukowski
Editora: Alfaguara
Sinopse: Uma colectânea de 27 contos. Um homem compra um manequim feminino pelo qual se apaixona perdidamente. Um escritor alcoólico e frustrado alcança o sucesso mas não se liberta do vício. Dois vagabundos partem para um assalto noturno e acabam transformados em assassinos. Bêbedos, escritores falhados, prostitutas, ladrões, pugilistas, bandidos: os personagens que povoam as páginas destes contos são velhos conhecidos do mundo narrativo de Bukowski. Um mundo pobre, sujo e feio, retratado com absoluta lucidez mas também com uma profunda compreensão e empatia. A América das ruas, dos bordéis, das salas de jogo, dos bares mais esquálidos e das pessoas mais esquecidas. A América que não conheceu o Grande Sonho e de que Bukowski foi sempre, talvez, a voz mais autêntica. Considerado por muitos como o melhor livro de Bukowski, "A Sul de Nenhum Norte" é o retrato cru e fulgurante dos americanos que desistiram da sociedade e até de si mesmos. Uma reflexão que Bukowski faz com particular genialidade e domínio literário na economia e alvos das suas palavras.

Mundo de Sofia


Título: Mundo de Sofia
Autor: Sofia Cotrim
Editora: Casa das Letras
Sinopse: Desde que me conheço como gente que adoro fazer trabalhos manuais.
Gosto de trabalhar com materiais fora do comum, que aprendi a utilizar de forma muito autodidata. Não há nada como experimentar e arriscar, num processo de aprendizagem por tentativa e erro que nos permite inventar muito.
Ao longo dos anos tenho testado muitas técnicas e já fiz muitas experiências. Não consigo escolher um material favorito nem achar uma técnica melhor do que outra. Do que gosto mesmo é de misturar tudo, criar e recriar peças, transformar o óbvio numa coisa nova.
Aos meus trabalhos manuais chamo crafts, a palavra inglesa que traduz projetos artísticos caseiros feitos à mão, em pequena escala, cheios da personalidade de quem os executa e que podem utilizar técnicas e materiais muito variados.
Escolhi, para este livro Mundo de Sofia, 24 projetos de crafts, em que utilizo técnicas muito diferentes umas das outras, mas que podem todas ser feitas em casa. Estes projetos não têm idades recomendadas e podem ser realizados por uma pessoa só ou estimular momentos criativos em família!


Um quarto de Luena


Título: Um quarto de Luena
Autor: Sara Sampaio Simões
Editora: Oficina do Livro
Sinopse: Quando já se sabe o fim, volta-se ao início. Conta-se o que ainda não foi contado. Completa-se a história, a vida. E, ao completar-se, descobre-se Luena em todas as suas versões. Um só corpo, várias mulheres dentro dele. E várias fases.

A mulher segura, determinada e elegante que conhecemos na novela «A Única Mulher» não foi sempre assim. Quem foi então? Terá conhecido Rodrigo por acaso? Como é que ela e Rafaela se tornaram melhores amigas? E como chegou ao Norberto? Quem amou? Que percalços teve? Quem foi Luena da Silva antes do primeiro episódio da novela? Há ainda tanto por descobrir e desvendar. Há ainda Luena para conhecer. Ao entrar no mundo dela, os espectadores tornam-se agora leitores e ninguém poderá ficar indiferente à vida que aconteceu antes da morte.

2000 Anos de Papas


Título: 2000 Anos de Papas
Autor: Roberto Monge
Editora: Casa das Letras
Sinopse: De São Pedro a Francisco, todos os papas que lideraram a Igreja Católica nos últimos dois mil anos têm uma história, um percurso e um papel na História. Dois Mil Anos de Papas reúne e contextualiza, por ordem cronológica e de forma breve, os perfis biográficos de todos eles, ilustrados por gravuras retiradas da emblemática obra Album dei Papi, datada de 1885, da autoria do primeiro director dos Arquivos do Vaticano, Joseph Hergenröther. Apenas os três últimos papas foram retratados pelo lápis de Davide Le Grazzie.
Os pontífices são homens reais que, apesar de muitas quedas, tendem à sublimação: na sua história alternam fraquezas e virtudes, traições e arrependimentos, limitações e santidade, sempre imersos no fluxo da história. Aos seus retratos soma-se ainda um perfil sucinto dos incontornáveis antipapas e um breve glossário sobre as principais heresias.

Os Filhos dos Nazis


Título: Os Filhos dos Nazis
Autor: Tania Crasnianski
Editora: Guerra & Paz
Sinopse: Um documento perturbador, um documento apaixonante, um documento essencial. Até 1945, os seus pais eram heróis. Depois da derrota alemã, o mundo passou a chamar-lhes carrascos. Gudrun, Edda, Niklas, entre outros, são filhos de Himmler, Göring, Hess, Frank, Bormann, Höss, Speer e Mengele, apelidos que são sinónimos do terror nazi. Estas crianças alemãs passaram a II Guerra Mundial no meio do luxo, acarinhados por pais afectuosos, que ao fim do dia regressavam a casa após uma jornada de morte. Para eles, o fim do III Reich foi um desastre. Inocentes, tiveram de lidar com os crimes perpetrados pelos pais: uns condenaram-nos, outros continuaram a reverenciá-los. Crianças assombradas por uma herança que não puderam repudiar. Que ligações mantiveram com os seus pais? Como se vive com um nome diabolizado pela História e pela Humanidade? Sentirse- ão responsáveis pelas atrocidades nazis? Setenta anos depois, quando a memória se começa a perder, este é um documento perturbador, um documento apaixonante, um documento essencial.

Sem comentários: