O Comboio dos Órfãos

Um livro que nos descreve a dura realidade vivida pelos órfãos dos Estados Unidos nos anos 20. Estas crianças eram transportadas em comboios rumo ao interior do país, para que pudessem ser acolhidas por familias aí residentes. Acontece que, na maioria dos casos, estas familias não as recebiam por "amor", mas com o intuito de as tornarem suas escravas.
Uma história comovente, baseada em factos reais e que nos mostra um pouco do que foi esta triste realidade.
Recomendo.




Ficha Técnica
Título - O Comboio dos Órfãos
Autor - Christina Baker Kline
Editora - Edições Asa
ISBN - 9789892327426
Género - Romance
Sinopse -  Em 1929, Nova Iorque é uma cidade vibrante mas cruel para com os mais fracos. O número de órfãos a viver nas ruas multiplica-se. Demasiado visíveis, estas crianças são um incómodo para o qual é encontrada uma solução radical.
Em comboios que partem rumo ao interior dos Estados Unidos, os órfãos são amontoados e oferecidos a quem os quiser receber, os seus destinos entregues a desconhecidos, as suas vidas à mercê do acaso.
Vivian teve em tempos um lar e uma família. Após o incêndio que matou os seus pais e a deixou só no mundo, ela passa a ser apenas mais uma entre as centenas de crianças forçadas a embarcar no "Comboio dos Órfãos".
Décadas depois, Molly Ayer, uma jovem que não conhece outro sentimento que não a rejeição das famílias de acolhimento por onde passa, é acusada de roubar um livro. Ela sabe que, agora, ninguém a defenderá. Com aquele livro, morrem também os seus sonhos.
O fio do destino vai ligar estas duas mulheres. Vivian e Molly são mais parecidas do que imaginam. E no dia em que Molly decide solucionar o grande enigma do passado de Vivian, sem o saber, vai encontrar a sua própria salvação.
Um relato épico centrado numa realidade da História americana há muito esquecida…

Sem comentários: