Morte No Verão

Nunca tinha lido nada deste escritor, mas fiquei agradavelmente surpreendida.
Ainda que a morte seja um tema predominante, devido aos seus ideais em vida, este livro de contos é bastante bom. A escrita é cuidada e cada conto consegue prender o leitor desde a primeira palavra.
Recomendo



Ficha Técnica
Título - Morte No Verão
Autor - Yukio Mishima
Editora - Editorial Estampa
ISBN - 9789723323122
Género - Contos
Sinopse -  Reconhecido mundialmente como romancista e dramaturgo brilhante, Yukio Mishima é também considerado um mestre do conto breve no Japão, país onde este género é praticado como uma arte maior. Nove das suas melhores histórias - publicadas em revistas como Cosmopolitan, Esquire, Harper’s Bazaar, japan Quartely e Today´s japan - foram escolhidas pelo próprio Mishima para tradução neste volume e representam a sua extraordinária habilidade para retratar, com destreza e acutilância, uma grande variedade de seres humanos em momentos decisivos. A maior parte das suas personagens são sofisticados japoneses dos nossos dias, que se revelam menos libertos do passado do que suporiam estar.
Na história que dá título ao livro, Morte no Verão, situada numa praia muito frequentada, uma tripla tragédia dá origem a uma nuvem de condensação que é preciso exorcizar. Noutra, Patriotismo, um jovem oficial do exército e a sua mulher escolhem uma maneira de defender a sua crença em antigos valores que é tão violenta como é tradicional - prefigurando a própria morte do autor, por seppuku, em Novembro de 1970. E há a história em que verdade triste da relação entre um homem de negócios e a sua ex-amante nos é dada pela sugestão do desconhecido, e outra em que um casal de operários, comoventes no seu amor sincero um pelo outro, garantem segurança financeira recorrendo a meios assaz chocantes.
Publica-se ainda uma das «modernas peças no» de Mishima, notável pelo impacto produzido pela brevidade e pela intensidade misteriosa.

Sem comentários: