Novidades Literárias Agosto 2014

O Sobrenatural é Natural


Título: O Sobrenatural é Natural
Autor: G.K. Chesterton
Editora: Aletheia
Sinopse: Marcados por uma profundidade e sentido de humor invulgares, os textos que compõem O sobrenatural é natural comprovam uma vez mais a capacidade crítica de Chesterton. De Tomás Moro a Shakespeare, passando por temas como o Renascimento, o evolucionismo e a I Guerra Mundial, a presente antologia permite conhecer o essencial do pensamento de Chesterton, sempre focado na busca da verdade. «Para um homem que não acredita em milagres, um milagre lento é tão incrível como um milagre rápido. É possível que a bruxa grega tenha transformado os marinheiros em porcos com um toque da varinha; mas não seria certamente mais repousante ver um cavalheiro naval das nossas relações ir-se parecendo cada dia mais com um porco, até chegar finalmente ao estado de ter quatro patas curtas e uma cauda em saca-rolhas. Poderia até ser mais arrepiante e bizarro.»

Mistérios do Sul


Título: Mistérios do Sul
Autor: Danielle Steel
Editora: Bertrand Editora
Sinopse: Pela primeira vez, Danielle Steel acrescenta um elemento de thriller às suas histórias, usando duas personagens invulgares nos seus livros: um assassino em série e a advogada que insiste em condená-lo.
Esta advogada, Alexa, tem um passado doloroso: o marido deixou-a para tornar a casar com a primeira mulher e Alexa teve de se mudar para Nova Iorque e criar a filha sozinha. Agora com dezassete anos, esta filha é alvo de ameaças do assassino que Alexa quer ver atrás das grades. Desesperada, Alexa faz aquilo que nunca tinha imaginado: manda a filha para o Sul, para junto do pai, a fim de a proteger.
Ao mesmo tempo que filha e pai se aproximam, Alexa é confrontada com as suas memórias do passado. Os segredos do passado são revelados e as feridas curadas e, no final, mãe e filha voltam a encontrar-se, mais fortes e unidas que nunca.

Isabel, a Condessa Cercada


Título: Isabel, a Condessa Cercada
Autor: Pedro L. Torres
Editora: Saída de Emergência
Sinopse: Um obscuro desejo de conquista no deserto africano do Sultão. No início do séc. XVI, a expansão portuguesa avança sobre as praças mouras do norte de África, conquistando importantes posições do inimigo. Arzila, grandiosa praça costeira, recebe então um novo capitão, o Conde de Redondo, a quem o Rei D. João III, anos mais tarde, concedeu grandes louvores pelos seus serviços. Mas como conseguiu este conde resistir aos cercos de um inimigo muito mais numeroso e ainda tomar posições pelo deserto fora? A razão ainda hoje é um mistério, mas rezam as crónicas que o conde gozava de boas relações com um alcaide mouro que entrava sorrateiramente na praça portuguesa. Com base neste fragmento verdadeiro da História de Portugal, Pedro Torres desenha uma ficção que revela as motivações das misteriosas visitas, o jogo perturbante de paixões e intrigas por detrás das impossíveis conquistas portuguesas. Um jogo doce, elaborado pelas mãos de uma condessa portuguesa, na terra violenta e sensual dos Xarifes…

No Limiar da Eternidade
(Disponível a partir de 16/09)


Título: No Limiar da Eternidade
Autor: Ken Follett
Editora: Editorial Presença
Sinopse: Este terceiro volume da trilogia O Século começa em 1961 com a construção do Muro de Berlim já em plena Guerra Fria. As figuras principais são os descendentes das cinco famílias de diferentes nacionalidades (americana, alemã, russa, inglesa e galesa), que conhecemos em A Queda dos Gigantes e continuámos a seguir em O Inverno do Mundo.
Estas personagens estão de alguma forma envolvidas na crise dos mísseis de Cuba, na luta pelos direitos civis e outros grandes movimentos de massas, nos assassinatos do presidente Kennedy e do seu irmão Robert, de Martin Luther King. A partir dos anos sessenta assistem ao nascimento da música pop e à difusão do rock. Tomam parte, enfim, de movimentos contra os escândalos presidenciais nos Estados Unidos, e encontramo-los combatendo os regimes comunistas nos anos oitenta.
Este volume termina com a queda do Muro de Berlim, em 1989.
Ao abraçar um projeto tão ambicioso como relatar um dos séculos mais dramáticos da história da humanidade, Ken Follett supera-se faz um trabalho admirável ao entrecruzar o dramatismo das histórias pessoais e a complexa intriga que se desenrola num palco global.

Começar de Novo


Título: Começar de Novo
Autor: Nora Roberts
Editora: Edições Chá das Cinco
Sinopse: Uma história sobre deixar tudo para trás, desvendar segredos antigos e aprender a amar Cilla McGowan, uma típica rapariga da cidade, encontrou uma vida nova na restauração de casas antigas. Quando chega ao maravilhoso vale Shenandoah, na Virgínia, dedica-se salvar a velha quinta que pertenceu à sua avó - uma atriz lendária que morreu há mais de trinta anos. Cilla mergulha no projeto com todas as suas energias, ocupada e exausta demais para notar no seu vizinho, o artista de BD, Ford Sawyer. Determinada a não ceder à tradição familiar dos romances falhados, Cilla resiste ao charme de Ford, mesmo quando não consegue evitar algumas fantasias. Mas a realidade reserva alguns perigos para Cilla. Ao encontrar cartas anónimas no sótão, que apontam para um romance misterioso na vida da sua avó, despoleta um assalto violento. Cilla, com a ajuda de Ford, descobre que há segredos que a tornam um alvo a abater e, se quer evitar desaparecer prematuramente como a sua avó, terá que desvendar o passado para, quem sabe, começar de novo na casa dos seus sonhos…

Entrega-te ao Amor


Título: Entrega-te ao Amor
Autor:  J. C. Reed
Editora: Editorial Presença
Sinopse: Brooke Stewart é uma jovem em início de carreira no setor imobiliário que não está disposta a ceder a tentações. Jett Mayfield é um homem deslumbrante, habituado a obter o que quer, e por acaso também é o novo patrão de Brooke. Quando ambos se conhecem, a atração que sentem é impossível de ignorar. Jett está fascinado por Brooke e pelo modo como parece determinada a rejeitá-lo. Por isso, faz-lhe uma proposta que os levará para terreno desconhecido, simultaneamente perigoso e excitante. Mas poderá uma mentira arruinar toda a química entre eles?
Entrega-te ao Amor é um romance pleno de sensualidade, segredos e emoções fortes que tem deixado os leitores completamente rendidos. Nomeado para melhor "Best Romance" de 2013 pelo Goodreads Choice Awards.
Um Homem que não aceita «não» como resposta
Uma Mulher com medo de se entregar ao amor
Duas vidas que se vão cruzar… e segredos que vão ser revelados.

O Olho de Deus


Título: O Olho de Deus
Autor: James Rollins
Editora: Bertrand Editora
Sinopse: A visão apocalíptica de um futuro anunciado por um passado remoto.
Numa área remota da Mongólia, despenhou-se um satélite de investigação, desencadeando uma busca frenética pela sua carga valiosa: o projeto de um físico ligado ao estudo da energia negra - e uma imagem chocante de destruição da Costa Leste dos EUA.
Ao Vaticano, chega uma encomenda contendo dois estranhos objetos: uma caveira com gravações em aramaico antigo e um livro encadernado com pele humana. Os testes de ADN revelam que pertenceram ao mesmo corpo: o rei mongol Gengis Khan.
O comandante Gray Pierce e a Força Sigma preparam-se para descobrir uma verdade ligada à decadência do Império Romano e a um mistério que remonta ao início da Cristandade, assim como a uma arma escondida há séculos e que encerra em si o futuro da humanidade.

Sem comentários: