Nas BLX acontece...14 a 20 jul 2014

INSCRIÇÕES ABERTAS!


Para JULHO temos várias atividades COM INSCRIÇÃO PRÉVIA para todos os públicos, das quais destacamos: > Meditação_25 jul (Orlando Ribeiro) > Stress is over! Yoga Samkhya_26 jul (Palácio Galveias_Jardim) + INFO Conheça a nossa programação e garanta já o seu lugar. INSCREVA-SE!

Destaques



Exposições



Infantil

Famílias/ Escolas

PARA Jardim-de-infância/ 1ºe 2º Ciclo Ensino Básico/ ATL Programação Infantil - Biblioteca Palácio Galveias Começaram as férias escolares e com elas vêm o divertimento e as brincadeiras, mas também se pode aprender... por exemplo: o que fazer numa biblioteca? Ser bibliotecário por um dia, etc... + INFO Entrada gratuita, mediante inscrição prévia. Tel: 21 780 30 46

Outros Eventos



Biblioteca Palácio Galveias
5ª feira, 17 jul | 15H00

Uma conversa com Natália Batista
Natália Batista é uma autora sueca de banda desenhada no estilo manga, de descendência portuguesa. Estudou no Malmo Comic Art School, e em 2006 criou o Nosebleed Studios juntamente com três autores. Já foi publicada em várias edições, sendo os destaques para “Song for Elise” publicado na Alemanha pela TokyoPop, “Miau Miau” publicado na Suécia por Kabusa, e em Portugal na Banzai.
Está a criar e a publicar o seu novo título “Sword Princess Amaltea”, um conto de fantasia medieval onde os príncipes e princesas têm papeis inversos. Cabe às cavaleiras salvar os príncipes das garras dos dragões e de feiticeiros maus, e serem as governantes dos reinos.
Participa nos concursos de manga no Japão da revista Ribbon, tendo recebido duas menções honrosas nas suas participações.
Natália Batista foi uma das autoras manga convidadas no festival AMADORA BD em 2009 e é publicada regularmente pela BANZAI.

Entrada gratuita, mediante inscrição prévia: main@banzai.co.pt





Biblioteca Palácio Galveias
5ª feira, 17 jul | 16H00

PALESTRA
Os Templários e o segredo da Ordem de Cristo em Portugal

por Eduardo Amarante.
“Portugal muito deve a sua origem aos Templários e, anos mais tarde, “pagou essa dívida” não aceitando perseguir e condenar os homens que o tinham feito nascer. Não fora o plano e o génio político de D. Dinis, ao criar a Ordem de Cristo com os mesmos homens e os mesmos bens da Ordem do Templo, e Portugal não teria cumprido o projecto que tinha sido já traçado: as Descobertas.”
Por Letras Itinerantes.

Entrada livre.



Hemeroteca Digital




"MUNDO GRÁFICO: REVISTA QUINZENAL" (Lisboa, 1940-1948) Publicou-se em Lisboa, entre 1940 e 1948, tendo como primeiro diretor o jornalista Artur Portela. Inspirada na sua homónima espanhola, assume-se como revista de atualidade nacional e internacional, profusamente ilustrada, como fica expresso no editorial do primeiro número: "Pretendemos dar ao público uma revista viva, actual, moderna, que o distraia com o mínimo de pensum literário, mas com algumas ideias e bastantes imagens de modo a justificar, plenamente, o seu título". A conjuntura internacional (a revista cobre todo o período da II Guerra Mundial) justifica a sistemática divulgação de imagens fotográficas alusivas - retratando quer realidades militares quer os reflexos sociais, de que é exemplo a vaga de refugiados que encontraram asilo em Portugal -, fazendo do Mundo Gráfico um importante repositório de recursos iconográficos para um conflito em que, contrariando a neutralidade oficial portuguesa, a revista assume uma posição claramente pró-Aliados. Os temas nacionais desenvolvem-se em torno das realizações do Estado Novo e no balanço entre o Portugal cosmopolita e o Portugal rural. Esta importante coleção fica agora acessível na Hemeroteca Digital. Para saber mais sobre a publicação, consulte a ficha histórica preparada por Jorge Mangorrinha. Consulte online.

Sem comentários: