Novidades Literárias Junho 2014

Estou Nua, e Agora?


Título: Estou Nua, e Agora?
Autor: Francisco Salgueiro
Editora: Oficina do Livro
Sinopse: Alex, uma nova-iorquina, vive uma vida perfeita: acabou o curso e tem um emprego garantido. Está prestes a cumprir os sonhos que desenharam para ela. Mas um desgosto de amor leva-a a viajar pelo mundo. Precisa de se conhecer melhor e ultrapassar os seus medos. Da Tailândia ao Brasil, da Austrália a Marrocos, faz Couchsurfing dormindo em colchões, beliches, camas limpas, camas sujas, parques públicos - até em minha casa, em Lisboa. Nudismo, algum sexo, ilhas paradisíacas, jantares românticos, protestos de rua, festivais no deserto, um encontro com Nelson Mandela, mulheres que disparam bolas de ping pong das suas zonas íntimas - tudo isto faz parte desta história real passada nos sete continentes, ao longo de um ano, que representa tudo aquilo que gostaríamos de fazer.
Há pessoas que cometem erros por se acomodarem e outras que cometem erros por tentarem. A Alex preferiu errar tentando. E vocês?

Vale a Pena Pensar Nisto


Título: Vale a Pena Pensar Nisto
Autor: Vários
Editora: Oficina do Livro
Sinopse: Cada pequeno texto, cada pensamento escrito em palavras, pode ser a confirmação de algo que já conhecemos.
Pode ser consolador perante uma tristeza ou desolador perante uma realidade. Pode ter a luz do meio- dia ou a penumbra do entardecer.
Será sempre um encontro inesperado, e este é um livro de encontros. Para ler devagar, espaçado nos dias, quase saboreado. Para ler sozinho ou não.
Para partilhar, reflectir, rezar e acreditar que vale a pena ler.

Sou Autista


Título: Sou Autista
Autor: Josef Schovanec
Editora: Oficina do Livro
Sinopse: «Vivo com o autismo», escreve o autor, sublinhando aquilo que considera mais como uma qualidade do que como uma deficiência.
Viajante apaixonado pelas civilizações antigas, conferencista e investigador universitário, Josef Schovanec domina uma dezena de línguas e possui um doutoramento em filosofia - e, no entanto, foi por pouco que, sem diagnóstico estabelecido, conseguiu evitar o internamento psiquiátrico. Josef recusa os atributos que lhe dão: os de um autista «genial», com capacidades intelectuais extraordinárias. Em vez disso, evoca, com humor e sensibilidade, os «pequenos» problemas que constituem o dia a dia de um autista Asperger. Desde as longas preparações necessárias para apanhar o metro ou comparecer a um encontro até à angústia que o invade quando o telefone começa a tocar, passando pelo pânico perante o menor imprevisto, a obsessão por bibliotecas e livros e também a dificuldade em compreender os códigos sociais ou em estabelecer relações de amizade clássicas.

Nós Por Aí


Título: Nós Por Aí
Autor: Diogo Amaral, Vera Kolodzig
Editora: Oficina do Livro
Sinopse: Estávamos juntos há oito meses quando decidimos partir para o outro lado do mundo.
Após uma primeira novela juntos, embarcámos na nossa primeira grande aventura a dois e ficámos fora quase quatro meses: Tailândia, Cambodja, Filipinas, Malásia, Vietname e, ainda, um pulinho à Austrália. Levámos apenas uma mochila às costas, uma viagem de avião e uma noite de hotel marcadas. O resto deixámos nas mãos do acaso. Houve coisas que correram bem, outras nem por isso. Descobrimos uma das praias mais bonitas do mundo, dormimos num hotel de prostitutas, nadámos com um tubarão-baleia e quase nos perdemos no meio do mar. Apanhámos sustos de morte e fizemos amizades para sempre.
Nesta viagem, conhecemo-nos um ao outro, verdadeiramente, nos bons e nos maus momentos, esperando que a vida nunca nos separe.

O Livro das Perguntas do Alta Definição


Título: O Livro das Perguntas do Alta Definição
Autor: Daniel Oliveira
Editora: Oficina do Livro
Sinopse: «A pergunta certa é geralmente mais importante do que a resposta certa à pergunta errada». E quais são as suas perguntas certas? Todos nós - por instinto de sobrevivência, por amor, por vergonha ou por orgulho - nos codificamos ao longo da vida, construindo uma zona de conforto que nos permite ser o que os outros esperam de nós em diferentes circunstâncias da vida comum. Só nós sabemos o que somos e quais as perguntas e respostas da nossa vida. Esta é uma oportunidade de estar em «Alta Definição» e de se colocar no papel de quem responde, mostrando a si e aos seus o que afinal dizem os seus olhos…

Um Casamento de Sonho


Título: Um Casamento de Sonho
Autor: Domingos Amaral
Editora: Casa das Letras
Sinopse: Quando na economia crescem as dívidas, no amor crescem as dúvidas. Foi a crise económica a culpada do falhanço do casamento de Leonardo e Constança, ou havia razões mais profundas e secretas? Confrontado com a notícia de um terrível acidente no Brasil, onde estão Constança e os seus filhos, Rita e Leonardinho, o melhor amigo de Leonardo vai acompanhá-lo numa difícil viagem à Baía.
É durante esse voo que Rafael se irá recordar de como tudo começou, com a majestosa festa de casamento dos seus amigos, na quinta da família de Constança, no ano de 1998.
Quase vinte anos de memórias da vida de um grupo de amigos são percorridos, desde os tempos em que eram mais novos e acabados de se formar nas universidades, passando pelos casamentos e pelos nascimentos dos filhos, pela época eufórica em que o futuro era risonho e todos viviam bem, moravam em excelentes casas e viajavam pelo mundo felizes, até aos dias em que a felicidade começou a ruir, os casamentos a falhar, as traições a surgir, e a crise económica a gerar falências, dívidas e desilusões.

A Rainha Descalça


Título: A Rainha Descalça
Autor: Ildefonso Falcones
Editora: Bertrand Editora
Sinopse: Sevilha, 1748.
Quando uma jovem cigana conhece uma antiga escrava de Cuba, nem sequer imagina a importância que aquela amizade irá ter durante as perseguições ao povo cigano. Através da música e da dança, duas culturas irão misturar-se.
Uma história de traição, amor e esperança, desde uma Sevilha fervilhante e o seu povo cigano à Madrid em expansão na primeira metade do século XVIII, que marca o nascimento de uma nova arte: o flamenco.

Zé Preguiça, Rápido Como um Caracol


Título: Zé Preguiça, Rápido Como um Caracol
Autor: Paulo Sousa Costa
Editora: Matéria Prima
Sinopse: No seguimento de A Belinha de Berlim, Paulo Sousa Costa continua a ensinar aos mais pequenos como fazer melhores escolhas e respeitar os colegas e amigos. Desta vez, em destaque está um menino chamado Zé, que é um bom rapaz, mas muito, muito preguiçoso. Depois de se meter várias vezes em apuros, conta com a ajuda do Dragãozinho Azul, que aproveita também para dar um corretivo a uma menina que está sempre a gozar com os amigos.

O Reino das Casuarinas


Título: O Reino das Casuarinas
Autor: José Luís Mendonça
Editora: Editorial Caminho
Sinopse: De seguida, fechou os olhos por vinte longos minutos, tocou com a bengala dele no meio das costas e arrancou duas asas cor de vidro. A bengala de kituta (porque os anjos parece não se servirem de bengala) tocou na reentrância das minhas omoplatas, onde o Kangrima enraizou as duas asas. Uma calada dor me formigou a carne nessa operação a sangue-frio. Eram asas transparentes, cristalinas. Tinham aquela textura diáfana das asas das cigarras que faziam sinfonia com o vento entre as copas das casuarinas da floresta da Ilha de Luanda.
As mentes dos súbditos do Reino das Casuarinas eram cascas vazias de cigarras coladas nos troncos das árvores coníferas. Por vezes, um fiozinho de vento da memória penetrava essas cascas e a reminiscência de um canto ecoava no seu bojo. Cada um morava no seu próprio exílio interior.

As Luzes de Setembro


Título: As Luzes de Setembro
Autor: Carlos Ruiz Záfon
Editora: Editorial Planeta
Sinopse: Um misterioso fabricante de brinquedos que vive em reclusão numa gigantesca mansão povoada de seres mecânicos e sombras do passado...
Um enigma em torno de estranhas luzes que brilham entre a neblina que rodeia a ilhota do farol. Um ser de pesadelo que se oculta nas profundezas do bosque...
Estes e outros elementos tecem a trama do mistério que unirá Irene e Ismael para sempre durante um mágico Verão em Baía Azul. Um enigma que os levará a viver a mais emocionante das aventuras num labiríntico mundo povoado de luzes.
Um livro fascinante de intriga, fantasia, mistério e amor com uma tensão e um suspense que aumenta à medida que avançamos na história. E sempre envoltos numa atmosfera ameaçadora.

O Lugar do Coração


Título: O Lugar do Coração
Autor: Emily Giffin
Editora: Porto Editora
Sinopse: Marian Cladwell é uma produtora de televisão de 36 anos que vive uma ‘vida de sonho’ em Nova Iorque.
Com uma carreira fulgurante e uma relação amorosa perfeita, todos à sua volta - e também ela própria - consideram que Marian tem a vida que sempre quis ter.
Mas, uma noite, alguém lhe bate à porta … e ela dá de caras com Kirby Rose, uma rapariga de 18 anos que traz a chave para um passado que Marian pensava ter encerrado há muitos anos.
A partir deste momento, toda a organizada e bem-sucedida vida de Marian será profundamente abalada com o reavivar de memórias e de uma antiga paixão que parecem ameaçar tudo o que ela construiu.
Marian e Kirby embarcam assim num processo de redescoberta e de reavaliação e vão perceber que o lugar a que verdadeiramente pertencemos é, por vezes, o menos óbvio e provável.

A Rainha Ginga


Título: A Rainha Ginga
Autor: José Eduardo Agualusa
Editora: Quetzal
Sinopse: O novo romance de José Eduardo Agualusa, A Rainha Ginga, conta a vida fantástica de Dona Ana de Sousa, a Rainha Ginga (1583-1663), cujo título real em quimbundo, "Ngola", deu origem ao nome português para aquela região de África.
É a história de uma relação de amor e de combate permanente entre Angola e Portugal, narrada por um padre pernambucano que atravessou o mar e recorda personagens maravilhosos e esquecidos da nossa história - tendo como elemento central a Rainha Ginga e o seu significado cultural, religioso, étnico e sexual para o mundo de hoje.

O Livro das Sanduíches


Título: O Livro das Sanduíches
Autor: Hugo Nascimento
Editora: Oficina do Livro
Sinopse: Aprenda a fazer um prego de atum imperdível. E um pão com chouriço. E uma bifana. E um cachorro. E uma francesinha… Prepare sanduíches fáceis, mas surpreendentes, com almôndegas ou fiambre triturado, anchovas ou bacalhau fumado, cogumelos ou requeijão, farinheira ou tremoço… Domine a arte de transformar duas fatias de pão num prato elaborado e inesquecível, juntando-lhes camarão ou sapateira, espadarte ou pato confitado, rosbife ou foie gras, ovo escalfado ou legumes. Com receitas diferentes de tudo o que já experimentou, este é um livro imperdível para todos amantes de gastronomia mas, sobretudo, para quem tem andado longe da cozinha - por falta de tempo, de jeito ou até de companhia para partilhar aquela refeição especial.

O mais natural dos regimes: Espinosa e a democracia


Título: O mais natural dos regimes: Espinosa e a democracia
Autor: Diogo Pires Aurélio
Editora: Temas e Debates
Sinopse: «O tema deste livro é a democracia, vista através da obra de um dos seus primeiros teorizadores nos tempos modernos, porventura o mais radical, Baruch de Espinosa. A democracia não é aqui unicamente uma forma de governo; é, sobretudo, um princípio de organização da sociedade, que atribui a soberania à totalidade dos indivíduos, razão pela qual Espinosa considera o Estado democrático um Estado "totalmente absoluto", um Estado em que o direito público equivale à "potência da multidão". Se, de facto, "a natureza não cria nações", como afirma Espinosa, e a organização de um agregado não tem fundamento senão na totalidade das vontades particulares que nele se confrontam ou associam, então, a verdadeira razão de ser da política é criar as condições para que o poder, que por natureza pertence à totalidade, não se torne exclusivo de nenhum particular e todos os indivíduos gozem de liberdade para participar na definição do que se diz comum. Entre governantes e governados, há sempre uma brecha, uma ferida permanente no seio da totalidade. O que distingue a democracia dos outros regimes é o facto de, por definição, ela contrariar a cicatrização dessa ferida, evitar que a desigualdade se instale como natural, mantendo acesa, se mais não for através da livre discussão, a ideia de um querer da totalidade, que está na origem e é fundamento de todo o poder. Reside aí o projeto de Espinosa. Reside aí, porventura, a sua atualidade.»

Sem comentários: