terça-feira, 29 de abril de 2014

Novembro

terça-feira, 29 de abril de 2014
Este não é um simples romance, chega a ser quase um livro de história. Relata-nos o período antes de Abril de 1974 até ao final do Verão Quente, em Novembro de 1975.
É uma história cheia de pormenores, contada por alguém de direita.
Está bem escrito, consegue envolver o leitor mas tem partes cujo grau de descrição é muito elevado, o que pode ser um elemento distractivo.
De qualquer forma é um bom livro para quem quer saber mais desta época tão importante para o nosso país.



Ficha Técnica
Título - O Jardineiro Aconselha
Autor - Jaime Nogueira Pinto
Editora - A Esfera dos Livros
ISBN - 9789896264376
Género - Romance Histórico
Sinopse - O que faz correr Eduardo Pinto de Vasconcellos para a sede semi-clandestina de uma organização nacionalista nas vésperas de exames decisivos? E que sombras carrega o pai, Henrique, ex-voluntário na Guerra de Espanha e banqueiro internacional? O que move Alexandre, intelectual, romântico, tímido e revolucionário?
No Verão de 1973, a História está a preparar-se para tomar conta das histórias destes homens e das mulheres que amam levando-os por Lisboa, Madrid e Luanda na torrente da conspiração, da revolução e da contra-revolução, até ao Inverno de 1975.
Os heróis de Novembro agem, lutam e amam sabendo, à partida, que a sua empresa é necessária mas em grande parte fútil. Vivem a história de uma outra geração de 68, que também tinha 20 anos no 25 de Abril. Novembro não é um livro de História, é um romance que se lê como um romance, um xadrez de personagens, lugares, paixões, segredos, intrigas. E também a memória de um Portugal desaparecido. Em Novembro tudo acaba: O Império, a Revolução e os sonhos dos que, dos dois lados, não ficaram no meio e deram tudo por tudo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Histórias Transmitidas © 2014