Novidades Literárias Março 2014

Nunca te Distraias da Vida


Título: Nunca te Distraias da Vida
Autor: Manuel Forjaz
Editora: Oficina do Livro
Sinopse: Nunca te distraias da vida é um livro biográfico, mas não é uma biografia. É um livro que nos fala do cancro e do que é viver todos os dias com a doença, tentando manter a disciplina, a alegria e uma agenda profissional milimetricamente preenchida, como Manuel Forjaz sempre teve. Sem que pretenda ser um manual de comportamento ou, sequer, um livro de auto-ajuda, trata-se de um testemunho e de uma ferramenta muito útil para todas as pessoas que estão a viver um problema semelhante ou que têm um familiar ou um amigo doente. É sobretudo um livro despretensioso, escrito por um homem que luta pela vida desde há vários anos, sem nunca baixar os braços e com uma enorme fé em Deus e na ciência; um homem que tem procurado todas as soluções possíveis para a situação difícil em que se encontra e que integra no seu plano de tratamentos a medicina tradicional e as medicinas alternativas com o mesmo rigor; um homem que vive com a certeza de que, mais tarde ou mais cedo, o cancro poderá matá-lo, mas não conseguirá nunca impedi-lo de viver a vida enquanto existir vida para viver.

O Despertar do Mundo


Título: O Despertar do Mundo
Autor: Rhidian Brook
Editora: Edições Asa
Sinopse: Em 1945, enquanto o mundo celebra a vitória sobre o exército nazi, a Alemanha derrotada é dividida. De um lado, a União Soviética. Do outro, os Estados Unidos, a Grã-Bretanha e a França. A Guerra Fria está prestes a começar.
Em Hamburgo, grupos de crianças esfomeadas vasculham os destroços em busca de alimentos, famílias desalojadas lutam por abrigos imundos. É nesta cidade arruinada que o coronel Lewis Morgan é encarregado de repor a paz. O governo inglês requisita uma casa para o acolher a ele e à família. Aos proprietários da mansão resta a indigência. É então que o coronel propõe uma solução inédita: a partilha do espaço. Mas ao contrário do que coronel espera, este pacto vai ser explosivo. A sua mulher, Rachel, vive fechada em si própria. O filho de ambos, Edmund, debate-se com uma solidão extrema. A alemã Freda é a adolescente rebelde, filha de Herr Lubert, um homem de elite inconformado com a submissão que lhe é imposta. Entre segredos e traições, a vida na casa é uma bomba-relógio que uma paixão proibida ameaça ativar.
Baseado no extraordinário ato de bondade do avô do autor, O Despertar do Mundo pinta um retrato único da guerra vista do lado dos perdedores.

10 Por 10


Título: 10 Por 10
Autor: Chakall
Editora: Oficina do Livro
Sinopse: Para esta época acelerada e de poupança, tempo é dinheiro mais do que nunca. Com a sua habitual criatividade e humor, o chef Chakall propõe-lhe um conjunto de receitas rápidas e pouco dispendiosas. Por menos de 10 euros e em menos de 10 minutos, cozinhe estes pratos deliciosos e imaginativos para a família e para os amigos - e saboreie a vida em boa companhia.

Humor de Mãe


Título: Humor de Mãe
Autor: Inês Teotónio Pereira
Editora: Ideia-Fixa
Sinopse: Quando temos filhos nunca mais voltamos a ser os mesmos. Deixamos de ser a pessoa mais importante das nossas vidas e o lugar cimeiro é ocupado pela criançada barulhenta. É uma viagem sem fim, sem GPS, sem destino e com imensos acidentes de percurso.
A verdade é que, nós pais, somos muito melhores do que, por exemplo, Miró. Este livro é sobre isso. Sobre os artistas que somos e as obras de arte que eles são.

Uma Aventura na Casa da Lagoa


Título: Uma Aventura na Casa da Lagoa
Autor: Ana Maria Magalhães, Isabel Alçada
Editora: Editorial Caminho
Sinopse: O pai da Glória, uma amiga das gémeas, comprou num leilão uma casa na Lagoa, casa que ainda não conhece. Um dia a Glória convida as gémeas e os amigos a passarem uns dias de férias na Casa da Lagoa. Quando chegam à Casa da Lagoa, perto de uma pequena aldeia, além da casa em mau estado, confrontam-se com uma mensagem aterradora numa das paredes: maldito seja quem pisar este chão… A partir daí todo o mistério se vai desenrolar: O Zé Cabeça anda a fugir da polícia por causa de um crime que não cometeu e uns quantos bandidos procuram de tesouros egípcios que julgam encontrar-se na Casa. E como aparece até uma múmia num dos anexos!!…

O Escândalo Modigliani


Título: O Escândalo Modigliani
Autor: Ken Follett
Editora: Editorial Presença
Sinopse: O Escândalo Modigliani foi publicado pela primeira vez em 1976. É um policial com um ritmo trepidante e um enredo surpreendente, mas é também uma sátira ao universo dos marchands, das galerias e do mercado de arte. Quando Dee Sleign, uma jovem formada em História de Arte a passar o verão em Paris, se depara com a pista de um Modigliani desconhecido que o pintor terá oferecido a um amigo, comunica a sua descoberta ao tio, Charles Lampeth, dono de uma conceituada galeria de arte em Londres e que de imediato contrata um detetive para descobrir o quadro. Dee parte então para Itália atrás das pistas que tem, desconhecendo que uma série de outras pessoas vão no seu encalce, na esperança de encontrarem o quadro antes dela. Fraudes, vinganças, traições, tudo tem lugar nesta aventurosa corrida contra o tempo pela posse da obra-prima perdida de Modigliani.

A Herança da Armada Invencível


Título: A Herança da Armada Invencível
Autor: Scott Mariani
Editora: Editorial Planeta
Sinopse: Um segredo afundado. Uma mulher desaparecida. Uma corrida contra o tempo.
O ex-SAS Ben Hope encontra-se a descansar na sua casa na Normandia quando recebe a pior notícia da sua vida.
A ex-namorada Brooke Marcel foi raptada.
Correndo contra o relógio, a busca frenética de Ben por Brooke leva-o da Irlanda às montanhas espanholas e às florestas tropicais do Peru.
Qual é a ligação misteriosa entre o rapto e o resgate de um navio de guerra espanhol afundado no século XVI e as actividades secretas do homem que o descobriu?
Como o rasto de destroços e caos se intensifica, Ben descobre uma teia de intrigas, corrupção e assassínio brutal.
Mas será tarde de mais para encontrar Brooke com vida?

O Dever e o Sonho


Título: O Dever e o Sonho
Autor: Maria Sticco
Editora: Planeta Editora
Sinopse: Num tempo em que sofremos os efeitos da globalização a vida ganha um sentido neurótico, – prevalece a falta de raízes, de um caminho, de metas e existe uma imensa insegurança. Os dias são banalizados pela ética do mercado de trabalho e compensações monetárias, predominando a deificação da tecnologia, uma maior quantidade de informação, explicações e interpretações e entretenimentos variados.
A utopia para se alcançar uma vida melhor mostra-se ilusória, enganadora e fraudulenta. Procura-se o encantamento pela vida quotidiana nos meios errados e, quanto mais se procura, maior a angústia e as realizações revelam-se fracassadas. Habitamos na era do desespero e da incerteza – negligencia-se a alma.
O Dever e o Sonho apela a uma reflexão séria sobre a condição humana e convida a uma vida espiritual inspirada nas atividades triviais do quotidiano.
Esta singular obra esquecida possibilita aprofundar os valores, as crenças, a ética e as limitações sob uma contemplação renascida do divino – o Deus Absconditus, o Deus Oculto que se encontra aqui, no mundo que Ele criou.

A Esposa Minúscula


Título: A Esposa Minúscula
Autor: Andrew Kaufman
Editora: Saída de Emergência
Sinopse: Um ladrão entra por um banco dentro armado com uma pistola pronta a disparar, mas não pede dinheiro. Em vez disso, exige a cada cliente o objeto que tenha para si maior significado. O ladrão parte e todas as vítimas do assalto sobrevivem, mas coisas estranhas começam a suceder-lhes pouco depois: a tatuagem de uma sobrevivente salta-lhe do tornozelo e persegue-a; outra acorda e descobre que é feita de rebuçado; e Stacey Hinterland descobre que encolhe, gradualmente, um pouco a cada dia que passa, e nada que o marido ou o filho possam fazer conseguirá inverter o processo. A Esposa Minúscula é uma fábula sobre como podemos perder-nos nas circunstâncias e encontrar-nos no amor de outra pessoa.

Génio Os 100 autores mais criativos da história da literatura


Título: Génio Os 100 autores mais criativos da história da literatura
Autor: Harold Bloom
Editora: Temas e Debates
Sinopse: O que é o génio? Como diz Harold Bloom, é a capacidade para estar acima da sua época, o princípio antigo que reconhece e exalta o que temos de divino, e o dom de dar vida àquilo que de melhor há em nós. Nesta obra monumental, um dos mais proeminentes críticos literários do mundo faz uma celebração inigualada de cem dos espíritos mais criativos da história.
Da Bíblia a Sócrates, passando pelas obras-primas transcendentes de Dante, Camões e Shakespeare, até à modernidade de Pessoa, Faulkner e Hemingway, Harold Bloom expõe os numerosos paralelismos entre os génios que selecionou e as formas surpreendentes como se influenciaram mutuamente ao longo dos séculos. Acompanhada por excertos reveladores de livros que continuam a inspirar, encantar e comover os leitores, a análise viva e perspicaz de Bloom ilumina e amplia a nossa compreensão da cultura literária do Ocidente... e proporciona-nos um périplo grandioso mas íntimo pelos génios da nossa história.

O cágado sonhador que queria ser aviador


Título: O cágado sonhador que queria ser aviador
Autor: Carlos Nuno Granja
Editora: Alfarroba
Sinopse: https://www.youtube.com/watch?v=-0Mc8u1WxpM&feature=youtu.be

Sem comentários: