Nas BLX acontece...31 mar a 6 abr 2014

INSCRIÇÕES ABERTAS!



Destaques


Ler em Todo Lado Abril é o mês dos Livros e da Leitura. É o mês em que convidamos a LER EM TODO O LADO. Numa co-produção CML- Bibliotecas de Lisboa (BLX) e a Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL), o projeto LER EM TODO O LADO convida a sair à rua, a ler nas livrarias, a experimentar as bibliotecas, aqui e além, em Lisboa e no país inteiro. > Começamos este vasto programa, no dia 2 de abril com IV MARATONA DA LEITURA As BLX convidaram os alunos do JI e 1.º CEB das escolas de Lisboa a participar na maratona da leitura levando-os a Ler em sítios improváveis da cidade; > dia 4 abril, temos a IV edição da NOITE DE ENCANTAR As inscrições já estão abertas! + INFO

Cinema



Biblioteca Orlando Ribeiro_Auditório
6ª feira, 4 abr | 21H30

2ª Edição dos Cinema Bloggers Awards
Esta iniciativa foi criada em 2012, e tem como objectivo distinguir o melhor cinema estreado no decorrer de um ano completo em Portugal, em 18 categorias diferentes, sendo que os Nomeados e Vencedores são votados por bloggers nacionais, cujo espaço online se dedique maioritariamente à sétima arte.

Bilhetes à venda no local no dia do espetáculo.

OFERTA de 15 bilhetes individuais para utilizadores BLX e colaboradores CML, mediante inscrição prévia (até 3 dias antes da data do evento) para o e-mail: auditorio.bmor@cm-lisboa.pt


Exposições



Biblioteca Camões
de 4 a 14 abr

Se Lisboa fosse minha...
Exposição de trabalhos realizados pelos alunos do curso de Fotografia 2012/2013 da ETIC no âmbito do seu Projeto Criativo, subordinado ao tema: "Lisboa Criativa, do Cais do Sodré a Santos". Os alunos saíram pelas ruas da cidade em busca das suas visões sobre a temática do projeto, utilizando as suas experiências pessoais e ideias díspares, apoiados em técnicas variadas chegaram a um vasto leque de resultados, objeto desta Mostra coletiva que agora se apresenta.
Autores:
Bruno Mendes, Joana Serrano, Jorge Bernardes, Julieta Iglésias, Margarida Marquês, Susana Martins e Susana Rodrigues.

Entrada livre.



Aprendizagem Longo da Vida



Biblioteca Orlando Ribeiro_Auditório
sábado, 5 abr | das 9H30 às 12H30

Como ajudar o meu filho a estudar Português
por Associação Família e Sociedade.
Vamos falar sobre: O uso de tecnologias, A pressão dos meios de comunicação, Espírito crítico, Leitura recreativa, Interpretação e compreensão de textos, Produção textual: caligrafia, redação e erro ortográfico, Português e Matemática: relação interdisciplinar, Critérios de correção de exame, Exercícios, Esclarecimento de dúvidas, Discussão de ideias, Bibliografia recomendada.

Informações / Inscrições / Pagamentos: 961201458 / formar.aprender@gmail.com

OFERTA de 15 bilhetes individuais para utilizadores BLX e colaboradores CML, mediante inscrição prévia (até 3 dias antes da data do evento) para o e-mail: auditorio.bmor@cm-lisboa.pt




Literatura



Biblioteca Orlando Ribeiro
de 31 mar a 7 abr

Troca Letras
Traga um livro e leve outro à sua escolha.
Todas as últimas semanas de cada mês.




LER SARAMAGO - Comunidade de Leitores orientada por Maria Leiria Esta comunidade de leitores tem por objetivo dar a conhecer, divulgar, ler e analisar as obras de José Saramago, Prémio Nobel da Literatura portuguesa. Para muitos será a descoberta da escrita e do mundo deste autor. + INFO



Biblioteca Palácio Galveias
6ª feira, 4 abr | 19H15

LANÇAMENTO DE LIVRO
Os fuzilamentos de Goya

de Maria Helena Belmonte.
Isidre, um catalão perseguido pelos fantasmas do passado, exila-se num dos grandes Vales da Ibéria. Liderando, sob a égide do Velho Galego, uma comunidade de imigrantes clandestinos, vive, com grande sentido ético, o dia-a-dia da sua existência solitária.

Entrada livre.





Biblioteca Palácio Galveias
sábado, 5 abr | 19H15

LANÇAMENTO DE LIVRO
Paixão/Amor – a linha que separa

de João Soares.
A fronteira entre o amor e a paixão é ténue e ardilosa. João Soares experimenta, ao longo dos poemas que compõem este livro, diferentes perspetivas para encontrar a solução de um problema tão antigo como a humanidade.

Entrada livre.



Infantil

Famílias/ Escolas


BM Orlando Ribeiro_Auditório
sábado, 29 mar | às 10H30 e 16H00

PARA FAMÍLIAS (com crianças entre os 1 aos 5 anos)
Puf Puf , O Comboio Mágico

Por MiniMundo
Intérprete: Luisa Borges, Paula Pereira, Percussão - Sérgio Nogueira

Entrem no comboio mágico para uma viagem que jamais esquecerão! Ninguém sabe para onde Puf Puf vai, mas qualquer que seja a paragem , num local selvagem ou qualquer outro lugar maravilhoso , há sempre tantas coisa para ver, descobrir, ouvir e sentir. Uma história com música original tocada ao vivo – vibrafone e outros instrumentos de percussão, fantoches e muita diversão.

Bilhetes à venda no local no dia do espetáculo.





BM Orlando Ribeiro_Auditório
3ª e 5ª feira, 1 e 3 abr | 10H30

PARA ESCOLAS
O Livro Mágico da Beatriz

pela Artitude.
Beatriz está doente e não pode sair de casa. Tem como única companhia um Livro Mágico, de onde saltam as personagens maravilhosas do mundo da Fantasia.

Bilhetes à venda no local no dia do espetáculo.





BM Orlando Ribeiro_Auditório
3ª feira, 1 abr | 15H30

PARA ESCOLAS (> 7 anos)
pelo Teatro interativo científico “Gaia”

A terra está a morrer. Parece não haver solução. Um planeta com caraterísticas semelhantes à Terra é descoberto. Perante o desespero, uma ideia louca surge: partir para esse planeta.

Entrada gratuita, mediante inscrição prévia. Tel: 969180150 / 917973797 / e-mail: emilia.cerqueira@aevf.pt




PARA ESCOLAS Filminhos à solta pelo país Aprofundando o trabalho que vem desenvolvendo desde há um ano e meio com o cinema para crianças, a Zero em Comportamento e o seu recente braço para a distribuição, a Projectos Paralelos, lançam agora um ambicioso projecto de uma REDE de exibição de Filminhos Infantis. Hoje podem ver: A Janela; Nicolas e Guillemette; Big Buck Bunny; O Rapaz Bolota; Fuga para a Liberdade; As Aventuras de Miriam: A Moldura Partida; O Natal dos pinguins; Um polvo em apuros + INFO Bilhetes à venda no local no dia do espetáculo.


FADO REGUILA: Silêncio… Que se vai brincar ao fado! Participe numa inédita e interativa encenação musical de Fado, especialmente direcionada para bebés e crianças até aos seis anos de idade. De forma lúdica, divertida e pedagógica, “brincam-se” as sonoridades, a cultura e o vocabulário próprios do Fado envolvendo todo o público, numa aventura expressiva pelos bairros castiços da Lisboa antiga. + INFO Informações / Inscrições / Pagamentos: 932 500 685



Biblioteca Palácio Galveias
sábado, 5 abr | 15H00


PARA FAMÍLIAS (crianças dos 6 aos 10 anos)
Peixe japonês

Workshop interativo e refletivo no qual serão Vamos submergir nas lendas e histórias da cultura nipónica, onde os peixes têm um lugar de destaque. O traço, o papel e a aventura da imaginação numa oficina que é um misto de origami com expressão artística, através do desenho e da ilustração.


Informações / Inscrições / Pagamentos: 961 173 498




PARA FAMÍLIAS (com crianças dos 6 aos 12 anos) A MENINA ELEGANTINA e o Gnomo Assustado Workshop interativo e refletivo no qual serão abordadas questões relativas ao diálogo aberto, construtivo, formativo e são entre encarregados de educação e os seus filhos adolescentes. + INFO



Biblioteca Orlando Ribeiro
sábado, 5 abr (no 1º sábado do mês) | das 16H00 às 16H45

PARA FAMÍLIAS (bebés de 9 meses aos 3 anos)
Música para Bebés

pelo Conservatório de Música de Sintra.
Nos primeiros meses de vida, os bebés estão especialmente recetivos a absorver tudo o que os seus sentidos possam captar. Melodias, ruídos, simples vocábulos, ritmos, cadências e movimentos são um mundo novo por descobrir que disciplinas como a Música para bebés procuram estimular. Neste programa de sessões mensais favorece-se o desenvolvimento da coordenação motora, cognitiva e linguística através da música. As sessões são orientadas pelo professor Paulo Cordeiro.
+ INFO

Informações / Inscrições / Pagamentos: 21 916 26 28


Música


CANÇÕES DE ABRIL pelo Serviço de Fonoteca da BM Orlando Ribeiro. Zeca Afonso, José Mário Branco e tantos outros músicos marcaram a “banda sonora” dos anos em volta do 25 de Abril de 1974, fazendo da canção um veículo de denúncia, protesto e exaltação dos valores da liberdade. + INFO Entrada gratuita, mediante inscrição prévia. Tel: 21 7549030/1 - e-mail: bib.oribeiro@cm-lisboa.pt

Teatro



Biblioteca Orlando Ribeiro_Auditório
sábado, 5 abr | 22H00

STAND UP COMEDY - DUPLAMENTE
por: Pedro Alves / Duarte Correia da Silva.
Eles são os maiores. Eles vão mudar o mundo. Eles gostam de si. Eles vão ouvir gargalhadas. Eles são os melhores humoristas a falar na terceira pessoa.
As grandes respostas para a felicidade vão passar por estes sessenta minutos, onde destas três coisas, se fazem sempre duas:
Rir, Caçar Gambuzinos e colocar o tronco nu!

Bilhetes à venda no local no dia do espetáculo.

OFERTA de 15 bilhetes individuais para utilizadores BLX e colaboradores CML, mediante inscrição prévia (até 3 dias antes da data do evento) para o e-mail: auditorio.bmor@cm-lisboa.pt


Outros Eventos


Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância Neste dia, abrimos este programa com a Sessão de Abertura, onde vão estar os representantes das Entidades Organizadoras: Vereador Arq. João Afonso (CML), Dr. Armando Leandro (CNPCJR) e Dra. Margarida Medina Martins (AMCV). + INFO Entrada livre.


Às sextas na Biblioteca Municipal Especializada Ana de Castro Osório No âmbito do Plano de Tertúlias sobre o tema Às sextas na Biblioteca Municipal Especializada Ana de Castro Osório, hoje falamos sobre: «As Mulheres e o 25 de Abril. QUE MUDANÇAS?» por Elza Pais, Isabel do Carmo, Maria Antónia Palla e Maria Emília Brederode. Entrada livre.



Biblioteca Por Timor
sábado, 5 abr | 10H00

SEMINÁRIO
Polifonias em Timor-Leste

Um novo paradigma identitário no pós-colonialismo:
Timor-Leste, um país pequeno, situa-se no cruzamento cultural de diversos povos bem visível na sua riqueza étnico-cultural, crenças religiosas e idiomas que o compõem.

Entrada livre.



Hemeroteca Digital




Publicações dos Anais das Bibliotecas, Museus e Arquivo Histórico Municipais, em linha na Hemeroteca Digital Dando seguimento a uma série já iniciada, colocamos hoje em linha 6 títulos da coleção Publicações dos Anais das Bibliotecas, Museus e Arquivo Histórico Municipais, dados à estampa, em Lisboa, em 1935 e 1936. No essencial, reproduzem conferências organizadas pelo então Pelouro Cultural da Câmara Municipal de Lisboa. Consulte online.

Sem comentários: