Nas BLX acontece...24 a 30 mar 2014

INSCRIÇÕES ABERTAS!


Para ABRIL temos várias atividades COM INSCRIÇÃO PRÉVIA para todos os públicos, das quais destacamos: > Visitas guiadas às Exposições e à Biblioteca Camões_abr (Camões) > Noite de Encantar (inserido no programa «Ler em Todo Lado»)_4 abr (Coruchéus) > Como ajudar o seu filho a estudar Português_5 abr (BMOR_auditório) > A Menina Elegantina e o Gnomo Assustado _5 abr (Belém) > Oficina de plasticina Jumpingclay _12 abr (Palácio Galveias) > Fado Reguila_5 abr (BMRR) > Poesia e taças tibetanas para bebés_12 abr (Camões) Conheça a nossa programação e garanta já o seu lugar. INSCREVA-SE!

Exposições



BM Camões
de 25 mar a 3 abr

Linha do Tempo_ Exposição Coletiva
Projeto autoral dos alunos do 2º ano do curso profissional de fotografia da EPI – Escola profissional de Imagem. Cada aluno isolou momentos marcantes do seu percurso de vida, ensaiando uma reflexão fotográfica sobre a sua própria linha do tempo.
Autores:
Ana Margarida Ventura; Bruna Ventura; Carla Simão; Joana Pinto; João Ferreira; Kim Duarte; Mª Madalena Luiz; Melanie Micaletto; Olson Ferreira; Roberto Malho; Sara Vieira; Tiago Charru.


Entrada livre.





BM Orlando Ribeiro
de 25 mar a 10 mai

Exposição disco/gráfica «CANÇÕES DE ABRIL»
Zeca Afonso, José Mário Branco, Sérgio Godinho e tantos outros músicos marcaram a “banda sonora” dos anos em volta do 25 de Abril de 1974, fazendo da canção um veículo de denúncia, protesto e exaltação dos valores da liberdade.
Constituída a partir da coleção do Serviço de Fonoteca e de colecionadores particulares, esta mostra apresenta uma seleção de discos em suporte vinil que ficaram indissociavelmente ligados ao período de resistência, transição e afirmação da nossa democracia.

Entrada livre.





BM Coruchéus
de 27 mar a 15 abr

Cadernos de Artistas
promovido pela Associação Ião Positivo.

Cadernos de artistas, onde 3 artistas expõem os seus trabalhos na biblioteca:
João Camacho – Design (27 março a 15 abril)
Isabel Bernardes Silva – Cerâmica (16 abril a 06 maio)
Sérgio Amaral – Cerâmica (7 Maio a 30 Maio)

Entrada livre.



Literatura



BM Penha de França
4ª feira, 26 mar | 17H30

Comunidade de Leitores
Este mês analisamos o livro «O Tigre Branco» de Aravind Adiga.

Entrada gratuita, mediante inscrição prévia. Tel: 21 816 07 50 / e-mail: bib.pfranca@cm-lisboa.pt



Infantil

Famílias/ Escolas


BM Orlando Ribeiro_Auditório
3ª feira, 25 mar | 10H00 e 11H30

PARA ESCOLAS (crianças maiores 6 anos)
A Viagem do Bruno

por Vicenteatro.
A Viagem do Bruno é um grito à cidadania. Este tema tão importante nos dias que correm onde cada vez se questiona mais a falta de apoio aos mais idosos, quando chegam a ser abandonados em hospitais ou são vítimas de maus tratos, procura sensibilizar os mais novos, fazendo-lhes entender que os mais velhos não são nenhum bicho papão e que merecem a compreensão daqueles que um dia lá hão-de chegar.

Informações / Inscrições / Pagamentos: 968 632 402




PARA ESCOLAS 2.º e 3.º ciclo do E. B. CANÇÕES DE ABRIL pelo Serviço de Fonoteca da BM Orlando Ribeiro. Zeca Afonso, José Mário Branco e tantos outros músicos marcaram a “banda sonora” dos anos em volta do 25 de Abril de 1974, fazendo da canção um veículo de denúncia, protesto e exaltação dos valores da liberdade. + INFO Entrada gratuita, mediante inscrição prévia. Tel: 21 7549030/1 - e-mail: bib.oribeiro@cm-lisboa.pt



BM Orlando Ribeiro_Auditório
5ª e 6ª feira, 27 e 28 mar | 11H00

PARA ESCOLAS (p/ crianças dos 1 aos 5 anos)
Puf Puf , O Comboio Mágico

Intérpretes: Luisa Borges, Paula Pereira, Percussão - Sérgio Nogueira
Entrem no comboio mágico para uma viagem que jamais esquecerão! Ninguém sabe para onde Puf Puf vai, mas qualquer que seja a paragem , num local selvagem ou qualquer outro lugar maravilhoso , há sempre tantas coisa para ver, descobrir, ouvir e sentir.
Uma história com música original tocada ao vivo – vibrafone e outros instrumentos de percussão, fantoches e muita diversão.

Informações / Inscrições / Pagamentos: 217 524 227 / 936 969 949




PARA FAMÍLIAS (crianças dos 6 aos 10 anos (o adulto acompanha mas não participa) Lã, bichos e outras estórias Todos os dias nos vestimos, mas será que sabemos de que é feita a nossa roupa...? Ou...como se fazem os tecidos? e de onde vem a lã que nos aquece, o algodão ou o linho? E as cores...? E se experimentássemos tecer, num tear de verdade. + INFO



BM Palácio Galveias
sábado, 29 mar | 16H00

Duas histórias infantis a lápis de cor
de Maria Teresa Franco de Oliveira.
Pais e Avós podem ler estas histórias aos vossos filhos e netos e a tantas outras crianças pequenas que conheçam. É preciso sentir em pequenino o amor dos que cuidam de nós, e assim crescer com o sentimento de confiança na vida. Estas duas histórias falam de experiências mais sentidas, nos nossos quintais e jardins. É preciso cheirar os aromas das plantas que se deixam olhar e tocá-las também.

ntrada gratuita, mediante inscrição prévia. Tel: 21 780 30 20 / e-mail: bib.galveias@cm-lisboa.pt




PARA grávidas e pais com bebés até aos 3 anos Poesia e taças tibetanas Por Paulo Condessa Viagem sensorial ultra relaxante para pais e filhos. Duração: 30 minutos N.º mínimo de participantes: 10 pessoas N.º máximo de participantes: 20 pessoas + INFO

PARA CRIANÇAS dos 3 aos 12 anos Yoga para crianças pelo Instrutor de Yoga: David Lacerda Matos. As aulas de yoga para crianças constituem momentos de diversão, em que a interacção faz com que predomine um sentimento de amor, respeito, segurança e alegria. A prática das aulas é realizada através de histórias, sobretudo ligadas ao reino animal, posições (asanas) e sons (mantras), de músicas, jogos, sequências de respiração e relaxamento. + INFO

Teatro


SIM, SENHOR POETA? por João Loy. Depois de estar presente no Teatro Nacional D. Maria I e da tournée nacional a BMPG disponibiliza no seu espaço um espetáculo que destaca e promove a poesia e o autor português “Sim, Senhor Poeta?”. + INFO



BM Orlando Ribeiro_Auditório
sábado, 29 mar | 22H00

Humor Mix
por António Lopes e Nuno Trindade.
Espetáculo de Humor.

Bilhetes à venda no local no dia do espetáculo.

OFERTA de 15 bilhetes individuais para utilizadores BLX e colaboradores CML, mediante inscrição prévia (até 3 dias antes da data do evento) para o e-mail: auditorio.bmor@cm-lisboa.pt




Outros Eventos


Yoga Sénior pelo Instrutor de Yoga: David Lacerda Matos. Da raiz sânscrita – Yuj = juntar / unir, o Hatha Yoga é uma ciência milenar, com origem na Índia, que se baseia no domínio do corpo e da respiração. O Yoga cultiva a flexibilidade, através de um conjunto de exercícios, posturas (asanas) e técnicas de respiração, tornando-se indispensável a pessoas sedentárias, melhorando a saúde e a qualidade de vida; acalma, ajuda na concentração, na paciência, na vontade e no sono. + INFO Entrada livre.


Projeto de Integração Psicossocial Comunitária IV_4ª edição Constitui um projeto que visa a integração social e cultural da comunidade na sociedade tendo por base técnicas de acompanhamento individual a fim de orientar e formar os munícipes para optimizar a sua qualidade vida. Acrescente-se, que esta abordagem é feita com base na análise e estudo do mapa astral individual. + INFO Entrada gratuita, mediante inscrição prévia presencial.



BM Palácio Galveias
de 27 a 31 mar

Destaque da Coleção «Dia Mundial do Teatro»
O teatro é uma forma de expressão usada desde tempos imemoriais. O seu género assume várias formas: comédia, drama, farsa, tragédia, tragicomédia, melodrama, a famosa revista em Portugal, e o teatro infantil, entre outros. Em Portugal, Gil Vicente destaca-se como o pai do teatro português, embora anteriormente a ele já existisse a expressão teatral no nosso país.

Entrada livre.





BMRR - Cidade Universitária
6ª feira, 28 mar | 18H00

CICLO DE CONFERÊNCIAS
A Crise Nacional, a Europa e o futuro da República

Com este Ciclo, a BMRR convoca os cidadãos para um ciclo de conferências/debates, onde participam alguns dos mais proeminentes agentes políticos e investigadores das universidades portuguesas, num painel abrangente do espectro político/partidário português, e que comungam do ideário republicano.
Hoje, a Conferência é proferida por Luís Bigotte Chorão.

Entrada livre.



Hemeroteca Digital




NOVIDADES DA HEMEROTECA DIGITAL (69): Depois de "O Xuão: semanário de caricaturas" publicado em Lisboa, entre 1908 e 1910 (já disponível na Hemeroteca Digital), não podíamos deixar de digitalizar e colocar em linha "O Zé: sucessor do jornal O Xuão", igualmente saído na capital, de 1910 a 1919. Os primeiros cinco anos deste título (1910-1915) ficam agora acessíveis na HD. Como refere Pedro Mesquita no estudo que lhe dedica, itambém disponível na HD, “Trocado no título o invocativo de João Franco pelo do Zé Povinho, o jornal era o mesmo, feito pelas mesmas pessoas: Estêvão de Carvalho (1881-1935) era seu director e editor (como fora director e proprietário de O Xuão), Ricardo de Sousa assegurava a administração (função que já tinha n’O Xuão) e Silva e Sousa prosseguia neste o trabalho de caricaturista que desenvolvera no seu antecessor. Só Júlio Dumont (Orlando), que fora secretário de redacção de O Xuão, não figurava no corpo redatorial de O Zé, embora colaborasse regularmente sob pseudónimo." "O Zé", a par do bissemanário lisboeta "Os Ridículos", foi uma das publicações humorísticas mais importantes que se publicaram na I República, constituindo, portanto, uma fonte preciosa para o estudo da vida política, social e cultural deste período. Boas e divertidas leituras!

Sem comentários: