Entrevista a Marta Henriques

Esta semana entrevistei Marta Henriques, autora do livro sobre violência doméstica "Sofrimento em Silêncio".
Vamos ficar a conhecer um bocadinho da Marta, a quem agradeço novamente esta entrevista.

HT: Este livro é o testemunho na primeira pessoa de alguém que foi vitima de violência doméstica. Como é que surgiu a ideia de partilhar a sua história?
Marta Henriques: A ideia de partilhar a minha história, como vitima de violência doméstica, surgiu espontaneamente. Sempre fui muito dada a escrever, algo que gosto muito, e no papel vejo um amigo, um confidente! E decidi escrever a minha história para me libertar, dos meus medos, dos meus fantasmas,dos meus pesadelos, era uma maneira de desabafar o sofrimento que carregava em mim, e tão pesado de transportar! Ao fim de escrever, dei a algumas pessoas para lerem, e como gostaram, surgiu a ideia e a oportunidade de enviar á editora para avaliação . Tive Sorte, aceitaram....

HT: Existe uma ideia generalizada de que as vitimas de violência doméstica têm medo e por isso sofrem em silêncio. A Marta não teve receio de expor o seu caso em livro?
Marta Henriques: A ideia generalizada de que as vitimas de violência doméstica tem medo e sofrem em silêncio. Não é uma ideia, é uma certeza, uma realidade dura e crua . Expor o meu livro sim tive receio, medo, ainda hoje o sinto ! Mas se consegui dar o passo de seguir em frente, libertar-me daquele monstro, que era a decisão mais difícil e perigosa de todas. O restante são males menores. E enquanto aquele monstro estiver preso. Sei que tenho Paz ....

HT: O processo de edição foi difícil?
Marta Henriques: O processo de edição não foi difícil ... mas tudo demora o seu tempo, o estudo da capa, resumo, um ou outro pormenor que se altera ou se acrescenta!

HT: Para quem ainda não leu o livro, quer falar-nos um pouco sobre ele?
Marta Henriques: O livro "Sofrimento Em Silêncio" vai para além dum livro... Sentimentos, Mágoas, Amor, Ódio, Violência, Desespero, Esperança. A realidade que se esconde atrás de um sorriso. A roupa tapava as feridas do corpo mas jamais do coração! Um livro, uma página virada .... 
RESUMO: Tudo começou há uns anos, quando tudo era simples, sem preocupações. Desafiava cada dia, longe de casa, livre como um pássaro para poder sobrevoar horizontes, podia fazer e dizer o que queria, sem ter regras, sem ter limites. De repente vi-me apaixonada por um estranho, era lindo, olhar sedutor, bem vestido, sorriso deslumbrante, com ar de rebelde! Isso me fascinou. Da nossa relação nasceu um filho. Com o passar do tempo os seus erros do passado começaram a interferir no nosso futuro; consumo de álcool, drogas, roubos, brigas, armas... Restou-me um filho ao colo e um namorado preso! Foram longos meses de luta, sofrimento, solidão, com visitas frequentes á prisão. Quando saiu tudo seria diferente,julgava eu! As atitudes foram as mesmas ou piores. Sofri de violência doméstica, correndo perigo de vida. Fugi deixando a minha vida toda para trás, queria mudar o mundo mas nem o meu consegui mudar. No final, a vida deu-me uma nova oportunidade com a presença do meu filho, aquilo que tenho de mais importante...

HT: Para finalizar, o que mudou na sua vida depois do lançamento do livro.
Marta Henriques: O que mudou depois do lançamento do livro, foi a questão de me sentir livre, e saber que esta luta não é só minha . Consegui enterrar os meus fantasmas, sinto-me leve, determinada, corajosa. É um livro que aconselho, pois esta história, poderá ser a sua! E lembre-se nunca é tarde para se mudar, para se ser Feliz... Mas esse passo depende de cada uma de nós... O erro não é nosso, não somos nós (mulheres) as fracas, as covardes, mas sim aqueles que nos magoam. Diga CHEGA/BASTA á VIOLÊNCIA DOMÉSTICA.

Sem comentários: