Novidades Literárias Fevereiro 2014

No Limiar do Desejo


Título: No Limiar do Desejo
Autor: Eve Berlin
Editora: Quinta Essência
Sinopse: Enquanto advogada, Kara Crawford sabe guardar segredos, especialmente depois de um ex-namorado a rejeitar após ela lhe confessar os seus desejos sexuais mais ocultos. Kara já desistiu de encontrar alguém capaz satisfazê-la na intimidade (o seu gosto por BDSM), até que passa uma das noites mais maravilhosas da sua vida com alguém que sempre admirara de longe.
O dominador sexual Dante de Matteo conheceu Kara no secundário mas nunca imaginou que as suas fantasias sexuais coincidissem plenamente com as dela. Os dois amantes não esperam que aquilo vá para além de uma noite, mas quando Dante começa a trabalhar no mesmo escritório que Kara, têm de lidar diariamente com a química sexual entre ambos.
Enquanto um profundo desejo os aproxima, o medo pode acabar por separá-los para sempre, a não ser que aprendam a lidar com a dor e o prazer do amor.

O Ano em que não ia haver Verão


Título: O Ano em que não ia haver Verão
Autor: Rute Silva Correia
Editora: Oficina do Livro
Sinopse: Gizela Espinosa é uma herdeira deslumbrante que acumula dinheiro e poder de sedução. Santiago é um artista interesseiro e dominador. Em Lisboa, toda a gente conhece os dois amantes. Quando o guitarrista Jonas Vasconcelos morre misteriosamente, um terrível segredo de família ameaça revelar-se e só a indiscreta Rosalina poderá, ou não, evitar um desfecho escandaloso.
Num diálogo de desencontros, as personagens deste romance urbano, decorrido na Lisboa dos dias de hoje, entram e saem das camas uns dos outros, do divã do psicólogo Raúl Veracruz e também de um obscuro clube secreto na Praça de Londres, onde máscaras e mentiras são os acessórios mais excitantes.

Os Donos Angolanos de Portugal


Título: Os Donos Angolanos de Portugal
Autor: Francisco Louçã, João Teixeira Lopes, Jorge Costa
Editora: Bertrand Editora
Sinopse: «… inventariamos as principais redes de relação entre os capitais angolanos e os portugueses, identificando os protagonistas, as suas histórias e os seus interesses. Assim, não se trata de um livro sobre Angola. Não pretendemos analisar o poder angolano e a evolução social ou económica do país, tarefa que incumbe em primeiro lugar aos cientistas sociais e ao processo democrático angolano. Pretendemos unicamente analisar o poder da burguesia angolana em Portugal e as suas relações com a burguesia portuguesa. É por isso um livro sobre alguns dos donos de Portugal, os que são angolanos, e os seus aliados.» A interligação entre os capitais portugueses e angolanos não tem paralelo na história do pós-colonialismo. Este processo de reciclagem da riqueza apropriada pela família de José Eduardo dos Santos e pela elite que a rodeia realiza a maior transformação do capitalismo português atual.

A Criança como Recurso Terapêutico


Título: A Criança como Recurso Terapêutico
Autor: Maurizio Andolfi
Editora: Editorial Caminho
Sinopse: Este livro nasce a partir de um seminário intensivo conduzido por Maurizio Andolfi no outono de 2006 para um vasto grupo de especialistas em terapia familiar, provenientes de muitas regiões de Itália.
O seminário centrou-se em A criança como recurso na terapia familiar, um tema tratado quer a nível teórico, numa perspetiva sistémicorelacional, quer ao nível concreto da intervenção com crianças com dificuldades.
A ideia central que acompanhou todo o seminário e que está presente ao longo deste volume é que o problema de uma criança é sempre um problema familiar. Daí resulta inevitavelmente que não se pode observar uma criança como uma ilha, isolada das suas ligações afetivas fundamentais. Isto significa que não é assim tão necessária a existência de «especialistas da criança» mas sim de terapeutas especialistas da família e dos seus processos de desenvolvimento.

Os Saneamentos Políticos no Diário de Notícias no Verão Quente de 1975


Título: Os Saneamentos Políticos no Diário de Notícias no Verão Quente de 1975
Autor: Pedro Marques Gomes
Editora: Aletheia
Sinopse: A 15 de Agosto de 1975 o Diário de Notícias avisava os seus leitores de que tinha tomado conhecimento de um documento, elaborado por um grupo de trinta jornalistas, no qual era questionada a orientação do jornal. Iniciava-se um duro conflito, que rapidamente ultrapassa as portas do velho diário da Avenida da Liberdade, coincidindo com um dos momentos mais "quentes" do período revolucionário português, caracterizado por profundas lutas entre defensores de diferentes projectos políticos para o futuro do país, mas também por diversas tentativas de controlo político-ideológico dos meios de comunicação social.
Este livro, publicado no âmbito da colecção Media e Jornalismo, coordenada por Ana Cabrera, analisa o conturbado processo que culminou no saneamento de uma parte dos jornalistas do Diário de Notícias, conhecido como «Caso dos 24» e que se mantém, ainda hoje, envolto em grande polémica, existindo sobre ele opiniões divergentes. Um caso que não foi apenas um problema laboral, colocando em evidência os diferentes posicionamentos políticos-ideológicos dos trabalhadores do jornal e as lutas internas e externas pelo seu controlo.

Puta que Pariu o Amor


Título: Puta que Pariu o Amor
Autor: Lady Mustache
Editora: Cego Surdo e Mudo
Sinopse: Tentando desvendar os mistérios do amor, temos o mórbido prazer de lançar uns cépticos raios no dia mais meloso do ano.
Quando a alma de um camionista se apodera do corpo de uma princesa, dá uma LADY MUSTACHE. E quando essa mesma alma de camionista dá boleia a uma outra alminha penada, junta-se uma SARA-A-DIAS.
Unidas, preparam-se para agitar o dia dos namorados. Este livro irá colocar à prova qualquer relação.

Uma História de Amor Eterno


Título: Uma História de Amor Eterno
Autor: Sebastian Cole
Editora: Editorial Presença
Sinopse: Noah Hartman é filho de uma família judia norte-americana, dona de um império empresarial. Cedo se habituou a aceitar a vontade paterna e sempre soube que no dia em que se apaixonasse, a sua escolha teria de passar pelo crivo da família. Mas Noah não se apaixona simplesmente, ele tem a imensa sorte de encontrar a sua alma gémea, Robin, uma mulher com uma alegria exuberante, fiel a si própria, que o faz ver ainda com maior intensidade a existência de fachada que tem sido obrigado a levar. Noah rebela-se contra o jugo familiar e escolhe crescer como ser humano e ser feliz ao lado de Robin. Mas será o facto de duas almas gémeas se encontrarem suficiente para que fiquem juntas para sempre?

A Solteira


Título: A Solteira
Autor: Theodore Dreiser
Editora: Planeta Editora
Sinopse: Theodore Dreiser nasceu a 27 de agosto de 1871.Foi um dos maiores escritores e ativista político no começo do século XX.
Nascido em Indiana, no seio de uma família imigrante católica alemã e humilde, partiu aos 15 anos de idade para Chicago,tendo trabalhado inicialmente como jornalista. Tornou-se o autor mais representativo
do naturalismo norte-americano, após o sucesso dos seus primeiros três romances da sua obra.
Apreciado pela narrativa crua da realidade, a construção das personagens refletem as injustiças sociais e a sua perspetiva sobre o modo de vida americano.
Genial observador da vida, Dreiser exerceu grande influência sobre a geração de escritores americanos que se seguiu à sua. Faleceu em Hollywood, de ataque cardíaco, aos 74 anos.
«A Solteira», é um livro para todas as almas, narra a luta de uma jovem pela sua sobrevivência, num ambiente de imoralidade disseminada e de hipocrisia social. À medida que a história se desenrola, vivemos e sofremos com as personagens, sem cairmos na tentativa de moralizar o comportamento das mesmas. A força comovente das emoções contra o severo realismo social fazem desta obra um dos maiores sucessos do autor.

O Filho Perdido de Philomena Lee


Título: O Filho Perdido de Philomena Lee
Autor: Martin Sixsmith
Editora: Planeta
Sinopse: A comovente história verídica de uma mãe e do filho que foi obrigada a renunciar.
É uma história de vida impressionante de uma mulher irlandesa que escondeu um segredo durante cinquenta anos. Este segredo foi escondido devido à vergonha e ao grande trauma por que passou. Philomena Lee, uma jovem que procurou refúgio numa abadia por estar grávida e solteira, foi posteriormente obrigada pelas freiras e bispo a dar o filho para adopção (pois a igreja argumentava que uma mãe solteira era uma desgraçada moral a quem não se devia podia permitir ficar com o filho). Philomena tentou toda a vida encontrar o filho mas nunca soube para onde foi.
O filho tentou procurar a mãe mas a igreja negou- lhe informações, pois receava a descoberta do macabro negócio de venda de crianças. Este escândalo, quando descoberto, abanou os alicerces da igreja católica e embora tenham pedido publicamente perdão às mães a quem venderam os bebés, sofreram a vergonha também pública de não serem perdoados.

O Jogo do Ripper


Título: O Jogo do Ripper
Autor: Isabel Allende
Editora: Porto Editora
Sinopse: Indiana e Amanda Jackson sempre se apoiaram uma à outra. No entanto, mãe e filha não poderiam ser mais diferentes. Indiana, uma bela terapeuta holística, valoriza a bondade e a liberdade de espírito. Há muito divorciada do pai de Amanda, resiste a comprometer-se em definitivo com qualquer um dos homens que a deseja: Alan, membro de uma família da elite de São Francisco, e Ryan, um enigmático ex-navy seal marcado pelos horrores da guerra.
Enquanto a mãe vê sempre o melhor nas pessoas, Amanda sente-se fascinada pelo lado obscuro da natureza humana. Brilhante e introvertida, a jovem é uma investigadora nata, viciada em livros policiais e em Ripper, um jogo de mistério online em que ela participa com outros adolescentes espalhados pelo mundo e com o avô, com quem mantém uma relação de estreita cumplicidade.
Quando uma série de crimes ocorre em São Francisco, os membros de Ripper encontram terreno para saírem das investigações virtuais, descobrindo, bem antes da polícia, a existência de uma ligação entre os crimes. No momento em que Indiana desaparece, o caso torna-se pessoal, e Amanda tentará deslindar o mistério antes que seja demasiado tarde.

Veneza Pode Esperar


Título: Veneza Pode Esperar
Autor: Rita Ferro
Editora: Dom Quixote
Sinopse: São raríssimas as autoras portuguesas que abrem a porta da sua intimidade aos leitores. Ao fim de duas dezenas de títulos, Rita Ferro corre esse risco oferecendo-nos a narrativa diária de alguns meses da sua vida, sem artifícios literários, num dos períodos mais sombrios e no rescaldo de perdas nucleares: o maior amigo, a casa onde investiu todas as economias, a mãe, o afastamento daquele que pode ter sido o seu grande amor.
Veneza Pode Esperar é o balanço autobiográfico de uma pósfeminista pragmática, mas aberta ao mistério, às voltas com o malestar contemporâneo, ao longo de 240 páginas tonalizadas pelo humor, a auto-ironia e a amarga lucidez de quem sabe perder, onde o presente se confunde com a memória e a escritora com uma das suas personagens.
Trata-se do primeiro volume de um diário íntimo, coleccionável como um folhetim, sem happy end nem beijos ao pôr do Sol.

Sedução ao Luar


Título: Sedução ao Luar
Autor: Laurell K. Hamilton
Editora: Saída de Emergência
Sinopse: O meu nome é Meredith Gentry. Entre os humanos sou detetive privada. Mas no mundo feérico sou a princesa Merry, herdeira do trono. Há pessoas ao meu redor que afirmam que me tornei em algo superior. Mesmo apesar de me protegerem, essas pessoas temem-me. E alguém as pode censurar? Eu despertei a magia deslumbrante que estava adormecida dentro delas há milhares de anos. E o problema é que não consigo perceber porquê.
A minha tia, a rainha do Ar e da Escuridão, já não se distrai com os seus passatempos sádicos do costume. A sua atenção obsessiva concentrou-se firmemente em mim e em eliminar-me da corrida ao trono.
Tudo começou com o cálice. Sonhei com ele e, quando acordei, encontrei-o, frio e duro, ao meu lado. Os meus protetores conhecem bem a relíquia antiga: o seu desaparecimento há alguns séculos retirou-lhes os poderes vitais. Mas agora está aqui, connosco. E ao mesmo tempo que me estimam por lhes ter concedido esta prenda tão inesperada, também há quem me deteste por isso. Eu, uma mestiça, sou parcialmente mortal. E alguns não aceitam que eu ocupe esse lugar. O meu número de inimigos aumenta a cada dia mas eles não sabem do que eu sou capaz. E, já agora, nem eu…

Os Homens dos Monumentos


Título: Os Homens dos Monumentos
Autor: Robert M. Edsel
Editora: Temas e Debates
Sinopse: Enquanto Hitler tentava conquistar o mundo ocidental, os seus exércitos pilhavam sistematicamente os maiores tesouros artísticos da Europa. O Führer tinha uma ideia bem clara das obras de arte que queria na sua coleção, bem como da «arte degenerada» que desejava destruir.
Numa corrida contra o tempo, um grupo que incluía diretores de museus, conservadores, arquitetos, arquivistas e professores de História da Arte americanos, britânicos e franceses arriscaram a vida percorrendo a Europa em guerra para impedir a destruição de milhares de anos de cultura. Centrando-se no período entre a invasão da Normandia e o Dia da Vitória na Europa, acompanhamos seis Homens dos Monumentos numa missão que parecia impossível: perseguir o rasto das obras de arte saqueadas pelos nazis e impedir a destruição do património artístico europeu.

A Minha Breve História


Título: A Minha Breve História
Autor: Stephen Hawking
Editora: Gradiva
Sinopse: Autobiografia de um dos mais brilhantes cientistas do nosso tempo, que mostra um Hawking apenas entrevisto nos seus livros anteriores: o estudante curioso a quem os colegas alcunharam Einstein, o gracejador que apostou uma assinatura da Playboy sobre a existência de buracos negros e o jovem marido e pai lutando para conquistar um lugar no difícil mundo académico, sem esquecer o diagnóstico, aos 21 anos, da doença que o confinaria a uma cadeira de rodas. Um relato corajoso e sensível, uma mensagem de esperança e uma lição de vida.
Stephen Hawking tem deslumbrado leitores em todo o mundo com uma série de best-sellers sobre os mistérios do Universo. Agora, pela primeira vez , o cosmólogo mais brilhante do nosso tempo, em vez de olhar para o Universo, olha para dentro, oferecendo-nos um olhar revelador sobre sua própria vida e evolução intelectual.
A Minha Breve História relata a viagem improvável de Hawking, desde a sua infância no pós-guerra em Londres até aos anos de celebridade mundial. Ricamente ilustrado com fotografias raramente vistas, este relato conciso, inteligente e sincero apresenta um Hawking raramente vislumbrado nos livros anteriores: o estudante curioso a quem os colegas logo chamaram Einstein, o humorista que uma vez apostou uma assinatura da Playboy com um colega sobre a existência de buracos negros, e o jovem marido e pai lutando para ganhar uma posição no difícil mundo académico.
Escrevendo com humor e humildade, Hawking fala sobre os desafios com que se viu confrontado após o diagnóstico de esclerose lateral amiotrófica aos 21 anos de idade. Traçando o seu desenvolvimento como pensador, explica como a perspectiva de uma morte precoce o impulsionou na direcção de vários avanços intelectuais, e fala sobre a génese de sua obra-prima Breve História do Tempo, um dos livros de ciência emblemáticos do século XX.
Íntimo e sábio, A Minha Breve História abre-nos uma janela para o cosmos pessoal de Hawking.
«Um retrato conciso e brilhante.»

Sem comentários: