Sábados animados na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva - dia 23 de novembro 2013

23 de novembro | 16h00

A família SoLuas de Maria de Lurdes Soares, edições Paulinas.


Público-alvo: Pais e crianças com idades entre os 7/12 anos.

A Biblioteca convida seus pequenos leitores e pais para juntos saborearem um delicioso momento com os livros. Um espaço onde as histórias sairão do papel e ganharão vida pelos contadores de histórias do Tin.Bra. Um momento para a família. Um CONVITE para todos!

Organização: BLCS e o Grupo de Teatro Tin.Bra
Duração: 30/45 minutos.
Nº de participantes: Mínimo: 5 crianças; Máximo: 20.

Inscrições gratuitas obrigatórias com marcação prévia até 2 dias de antecedência através do nº de telefone 253 205 977 ou marcacoes@blcs.pt

Conheça a história do livro:
Era uma vez um Sol e uma Lua… viajando nas palavras e nas cores a formar uma grande família: os SoLuas, diferentes dos homens e entre si, como todos nós… Na história, ao som e ao ritmo da poesia, o diálogo permanente entre ilustração e texto cria outros textos, pretextos para o contar sobre a magia e a ordem do Universo. Num passeio pelo sistema solar, o leitor caminha no entendimento do direito à cidadania, à solidariedade, à amizade. Aprende e cresce seguro e protegido, na solidez da moldura familiar. As crianças, aliadas naturais do que é novo e puro, festejam em apoteose o encontro entre os diferentes. E quando julgamos que a história vai terminar, continua o jogo, a abrir outros caminhos… Livre, ao leitor cabe a decisão: Era uma vez…outra vez?

Fonte: http://www.wook.pt/ficha/a-familia-soluas/a/id/182296 





23 de novembro| 15h30 | Auditório

Apresentação do livro A bruxa de grade, de Maria Paula Teixeira de Queiroz - Prémio Literário Aldónio Gomes. Edição da Animedições Editora.



Apresentação a cargo de Carlos Aguiar Gomes e Luísa Vasconcelos.

Entrada livre.

Nota biográfica da autora:
Paula Teixeira de Queiroz (Maria Paula Teixeira de Queiroz de Barros Pinto) nasceu em Arcos de Valdevez e vive em Lisboa. Licenciada em Direito pela Faculdade de Direito de Lisboa, é advogada de profissão. Concluiu o curso de Tradução pelo ISLA-Lisboa e trabalhou com a Apimprensa - Associação Portuguesa de Imprensa - desde 2004 como consultora jurídica para os Assuntos Europeus, representado os editores de jornais e revistas em Bruxelas junto da EMMA - European Magazine Media Association, e ENPA - European Newspaper Publishers Association. Lobbyist na REPER, Comissão Europeia e Parlamento Europeu.
Em 1996 realizou o curso de Desenho com o escultor Sebastião Quintino na Sociedade Nacional de Belas Artes.
Cronista em vários jornais.
Livros publicados: Contos do Destino e do Desatino (2010, Opera Omnia; Contos de Amor e Desamor (2012, Animedições) e A Bruxa de Grade, prémio Aldónio Gomes 2013 instituído pela Universidade de Aveiro (2013, Animedições e Universidade de Aveiro – Departamento de Culturas e Línguas)
É mãe do Bernardo e da Francisca.



Sinopse do livro:
Paris, hotel Georges V. Quando Afonso olha os seus partners percebe que algo correu mal e entrega-se nas mãos do Criador.
Entretanto, um assalto e uma nota assustadora presa na coleira do gato, estrangulado na casa de praia da Gelfa, mostra a Anna um mundo que até então não existia na sua vida burguesa e despreocupada. A não ser... as premonições da filha mais nova, que lhe lembram que descendem da Bruxa de Grade, uma aldeia recôndita no Alto Minho.

Personagens mundanos e rurais cruzam-se num ritmo alucinante, enquanto mulheres de todo o mundo desaparecem misteriosamente nas garras da rede de traficantes de armas e seres humanos. Mas a fé do casal, Afonso e Anna, mesmo perante armadilhas e feitiços mantém-se inabalável. A eterna luta entre o bem e o mal, traçando caminhos paralelos e dolorosos em que a alma humana por vezes sai estilhaçada. Amor, ódio, vale tudo na luta pela posse. E afinal, de quê? O que move estas almas que se mantém no fio da navalha, vivendo a espuma dos dias?
Temas como a emigração, a solidão, o desamor, a inveja, a miséria, desaguam num cadinho em que o veneno se transforma em amor, a solução possível mesmo que alcançado por caminhos tortuosos.

Trilhando percursos improváveis desde a República da Carélia, o Cazaquistão, Angola, Brasil, França, Canadá, o Alto Minho, Cascais, o leitor não ficará indiferente às misérias e delícias de que a vida é feita.

Sem comentários: