O Violono de Auschwitz

Não sei se já repararam, mas eu tenho um certo fascínio pela literatura sobre o holocausto. 
Numa das minhas idas à biblioteca encontrei este "Violino de Auschwitz" e decidi trazê-lo. 
É um livro pequeno, mas arrebatador. A escrita não é das mais leves, mas consegue prender o leitor e envolve-lo na descrição sobre as vivências do personagem principal em Auschwitz. 
De referir que a narrativa vem acompanhada de notas verdadeiras, inseridas no inicio de cada capitulo, sobre os procedimentos habituais no campo de concentração. 
Para quem gosta do tema, recomendo este livro.



Ficha Técnica
Título - O Violono de Auschwitz
Autor - Maria Angels Anglada
Editora - Dom Quixote
ISBN - 9789722044875
Género - Ficção
Sinopse - É Dezembro de 1991 e, num concerto de homenagem a Mozart em Cracóvia, a primeiro violinista impressiona o seu colega de trio com um instrumento rústico e humilde. No dia seguinte, quando ele lhe pergunta como é que ela o obteve, uma notável história se revela: A da vida de Daniel, um luthier, que sobreviveu passando por grandes dificuldades em Auschwitz, como carpinteiro e trabalhando às tardes na fábrica IG Farben. A inesperada relação com o comandante do campo e a posterior encomenda de um violino com as especificações de um Stradivarius tornaram-se dois momentos decisivos na vida de Daniel, em Auschwitz, sobretudo após descobrir o segredo por trás dessa tarefa.

Sem comentários: