O Retrato da Mãe de Hitler

Este livro é a continuação de "Enquanto Salazar Dormia". Temos de volta o velho Jack a narrar as suas aventuras pós-guerra ao seu neto Paul. 
Há ainda o reencontro com Alice, passado 50 anos. 
Continuo a preferir o primeiro livro, uma vez que tem mais acção, mas gostei desta continuação na história das personagens e da narrativa "apimentada".



Ficha Técnica
Título - O Retrato da Mãe de Hitler
Autor - Domingos Amaral
Editora - Casa das Letras
ISBN - 9789724621685
Género - Romance
Sinopse - Lisboa 1945.
Jack Gil Mascarenhas Deane já não trabalha para os serviços secretos ingleses, pois a guerra acabou, mas a chegada do seu pai a Lisboa vai alterar a sua vida. O pai é um coleccionador de tesouros nazis e vai obrigar Jack Gil a ajudá-lo na sua demanda pelos valiosos artefactos, que muitos nazis, como Manfred, tentam vender em Lisboa, antes de fugirem para a América do Sul.
Dividido entre o desejo de ajudar o pai e o desejo de partir de Lisboa, Jack Gil está também dividido nos seus amores, pois embora esteja apaixonado por Luisinha, uma portuguesa que adora cinema e acredita na democracia, fica perturbado pelo regresso de Alice, o seu amor antigo, uma mulher duvidosa, misteriosa mas entusiasmante, que fora a sua paixão de uns anos antes, e que desaparecera certa noite da sua vida. 

Sem comentários: